Top

Vai iniciar um negócio? Comece com o que você tem!

A sua experiência de vida importa! Comece com o que você tem e acredite… Não será do zero.  

Que história é essa de que você não estar pronta para assumir aquela vaga ou iniciar o projeto dos seus sonhos? Acorda, more… Você sempre começa de algum lugar. 

“Como assim, miga?”

É sobre tudo o que você já passou…

Acredite em você, miga. Analise todas as suas experiências de vida e o que aprendeu com elas. No que você sempre se destacou na escola? Sobre o que escreveu no TCC? Quais foram as habilidades adquiridas naquele trampo de Telemarketing? Tudo conta!

Antes feito do que perfeito.

Nesse texto sobre limbo criativo eu falei de como a paralisação diante de um novo desafio faz com que eu me sinta incompetente. Infelizmente, essa é a realidade de muitas migas. Contudo, não podemos perder de vista que mais vale começar com o que temos e ir ajustando no caminho, do que viver refém do medo de mergulhar num novo projeto. 

Por isso, assista a esse vídeo da Nataly Neri, que hoje tem uma comunidade de mais de meio milhões de pessoas ativas e engajadas, e começou a gravar o Afros e Afins com o celular:

“Outro conselho que eu dou é para você agir com o que tem em mãos. Eu tinha um celular e só agora a gente tem uma câmera. E foi esse celular que sustentou esse canal por um ano. A qualidade era ruim? Era. Pude mudar? Pude. Mas, isso não me impediu de gravar vídeos” 

Nataly Neri no vídeo “Como começar seu canal no YouTube”

Manu Gavassi que o diga

A gênia pop, que quebra a internet a cada lançamento, dá um show de como a narrativa pessoal pode, E DEVE, estar alinhada com a estratégia de produção de qualquer conteúdo. 

O maior ensinamento que Manu nos traz

Em hipótese alguma, nem mesmo por alguém, podemos nos trair ou ter vergonha da nossa história“. Quem aí lembra dela começando na Capricho e falando de amor?

Nesse sentido, a miga sempre defendeu com unhas e dentes o quanto ela é sensível, assim como visceral para compor suas músicas e usou a própria HISTÓRIA DE VIDA, como background na produção de “Deve ser difícil dormir sem mim”.

Miga, as refs da Manu te fazem pesquisar sobre a história dela e de quebra contam sobre seu posicionamento político, BBB e afins. Pois é… ela deu uma aula, não é mesmo? Então, você também: comece com o que você tem!

O reconhecimento é só uma parte da sua jornada

Vale lembrar ainda que o reconhecimento é, sobretudo, somente uma parte da jornada pessoal. É, miga… Você vai começar com o seu pouquinho, vai se dedicar muito, fazer seu corre virar e só depois ser reconhecida. Preocupe-se mais com a informação que quer transmitir do que necessariamente com os recursos materiais. Se te ajuda de alguma forma, olha só como nós pensamos aqui na Moving:

E se, além disso, você for uma Moving Black Girl

Definitivamente, sei como é difícil para uma miga preta sentir-se suficiente para começar um projeto. Sei que há insegurança demais, assim como medo de não estar pronta. Contudo, se te ajuda, quero lhe dizer que: nós já nascemos prontas, somos parte da história de mulheres que correm duas vezes mais para dar conta da própria vida. Portanto, eu te valorizo, miga. E se você lê esse texto agora, saiba que também me valoriza, pois, estamos no mesmo barco!

“É fundamental que você esteja aqui. Nós temos que ter vários pontos de vista. Não tem que ter só eu, não tem que ter só a Gabi, só a Xongani, só a Xan, só várias outras mulheres maravilhosas, aqui, falando sobre isso. Tem que ter, também, você. Tem que ter a sua visão, mesmo que ela discorde da minha, mesmo que ela discorde das outras Youtubers, mesmo que ela discorde do mundo inteiro”

Nataly Neri no vídeo “Como começar seu canal no Youtube”.

Por fim, 

Como diz Isaac Silva, acredite no seu axé,

E faz!

Trazendo algumas reflexões para você repensar o empreendedorismo negro e suas práticas antirracistas. Mas, fica tranquila, miga... Eu também vou te ajudar nessa missão!

Post a Comment