Top
Capa do filme Uma Nova Chance

Uma Nova Chance: filme que toda empreendedora deve assistir

Lembra que dei 6 opções de filmes para mulheres empreendedoras? Prometi que falaria mais a frente sobre eles e hoje vamos falar sobre o filme “Uma Nova Chance” e o porquê você, empreendedora, precisa assistir. Preparada?

Sobre o filme Uma Nova Chance

Primeiramente, o filme Uma Nova Chance é uma comédia estrelada por Jennifer Lopez, em um papel super engraçado de mulher executiva. De início conhecemos um pouco da vida profissional de Maya, uma mulher que trabalha há 15 anos em um supermercado, e por conhecer tanto sobre o estabelecimento e os clientes, ela decide tentar subir de cargo.

Cena de Maya na nova empresa. Fonte: Reprodução/Motion Picture Artwork

Seus títulos acadêmicos não definem sua capacidade

Durando os anos na empresa, Maya sempre se preocupou com os clientes, observou o comportamento de cada um e, com suas amigas, criaram vários projetos dentro do supermercado. No dia da entrevista para uma possível promoção, ela faz questão de apresentar com muito louvor tudo o que sabe e tudo o que fez no estabelecimento. Todos se surpreenderam com tanto conhecimento, mas o fato de Maya não ter nenhuma formação acadêmica pesou na hora deles negarem a vaga para ela. Essa vaga acaba indo para um cara que tem várias formações, mas nenhuma experiência, nem entendimento do público.

Não falo para você não ter uma graduação! Estudar é muito importante, mas é preciso entender que as suas experiências contam mais do que isso.

Às vezes é preciso mudar a estratégia

Depois de tudo que aconteceu e Maya perceber que nunca subiria de cargo, o filho da sua melhor amiga prega uma peça nela criando um currículo com algumas informações falsas sobre sua formação e experiências. Nunca faça isso, miga! A grande questão não é sobre a mentira no currículo e sim que às vezes precisamos buscar outras estratégias, ou simplesmente sair daquele ciclo que você ver que não vai te causar nenhum crescimento.

Por causa dessa mentira, Maya é chamada para uma entrevista de emprego em uma empresa muito conhecida, para um cargo que ela nunca imaginou trabalhar. E conseguiu!

gif de uma das cenas do filme uma nova chance

Suas experiências valem em qualquer lugar que você for

Maya precisou se desdobrar para fazer um bom trabalho, afinal, ela não tinha nenhuma experiência naquilo. Mas uma coisa que muitas pessoas não dão valor é que tudo que aprendemos e todas as experiências que construímos, independente do trabalho e setor que trabalhamos, nos agrega um grande valor. E foi exatamente isso que aconteceu. Maya usou seu conhecimento com o público para se destacar no novo trabalho e alcançar a meta proposta pelo dono da empresa.

Quem imaginou que alguém que nunca foi para uma universidade teria capacidade de executar um trabalho tão grande em uma empresa altamente reconhecida?

Cena do filme. Fonte: Reprodução/Motion Picture Artwork

Maya precisou sair da sua zona de conforto e entender o que era preciso para alcançar o que queria. E você, tem feito o que para buscar o que tanto quer? Talvez esse texto seja muito mais para repensarmos sobre nós mesmas e em como estamos tentando aplicar nossos objetivos.

Inclusive, foi através de todas as suas experiências e entendendo a necessidade dos clientes que você criou sua própria empresa. Quando alguém não te der uma oportunidade, crie essa oportunidade.

Você é seu maior inimigo

Essa frase é bem presente no filme. Todas as amigas de Maya e seu namorado a apoiam, todos acreditam nela, só ela que não. Muitos momentos ela duvida de si, ou deixa de tentar por achar que não tem capacidade, e aí ela percebe que ela mesma se afasta dos seus objetivos quando se permite se autossabotar. Muitas vezes não iniciamos algo, ou simplesmente paramos de tentar, porque começamos a se questionar sobre ser capaz de gerenciar aquilo. Começamos a olhar ao nosso redor, todas as pessoas que estão crescendo e resolvemos nos comparar. Começamos com uma batalha entre o que penso e o que quero, né? É preciso aprender a lidar com isso e continuar seguindo em frente!

Fique próximo de quem te apoia

Uma grande ajuda nesse processo de autossabotagem é ter pessoas que nos apoiam por perto. Maya tem amigos que torcem por cada conquista, inclusive foi por causa deles que ela conseguiu entrar nessa nova empresa. É muito mais fácil quando escolhemos ter por perto só quem nos encoraja, quem nos dá a mão para seguir e quem se alegra com cada passo dado. O filme Uma Nova Chance mostra muito sobre isso.

Gif de uma das cenas do filme uma nova chance

Em conclusão, o filme é uma comédia muito gostosa de assistir, o tempo passa rápido e em vários momentos você se acaba de rir. Vale a pena. Assim como você se diverte, você também repensa sobre o que tem feito da vida e o que tem feito para alcançar seus objetivos. O filme está disponível na Amazon Prime Vídeo e com certeza você terá muitos mais insights do que os que estão escritos aqui.

E aí, gostou da análise? Aproveita a deixa e vai criar sua própria oportunidade!

Jornalista paraibana, se especializando em Neuromaketing e idealizadora de uma revista que vê no feminismo a esperança do mundo, lutando para que mulheres reconheçam seus espaços e se sintam livres.

Comments

  • Vitoria Lais
    5 de agosto de 2020

    Nossa! Ontem eu tava vendo esse filme e pensei “Isso é muito Moving Girls!” e hoje pela primeira vez abro o blog e plau: essa postagem. Amei!

    • Moving Girls
      6 de agosto de 2020

      Ahahahaha nós amamosssss esse filme, miga! Super Moving Girls!

Post a Comment