Top

Tudo o que você precisa saber para ser um bom líder

Para que uma organização atinja os seus objetivos, se faz necessário que os seus colaboradores estejam motivados e dispostos a contribuir, empenhando-se nos seus papéis da melhor forma possível. É atribuição do líder proporcionar um clima favorável a isso, mas liderar nem sempre é uma tarefa fácil.

Se você também acha isso, vem comigo que nas próximas linhas eu vou te contar tudo o que você precisa saber para ser um bom líder.

O termo liderar diz respeito à capacidade de influenciar pessoas a atuar na busca de um objetivo comum e, ao contrário do que muitos pensam, não necessariamente tem a ver com cargo, título ou posição hierárquica. Inclusive, há muitos ocupantes de cargos de liderança que não são verdadeiramente líderes.

Um líder de verdade está para a organização como um maestro está para a orquestra: ele confia, acompanha, orienta e estimula o desenvolvimento da sua equipe.

Principais características de um bom líder

1. Conduz através do exemplo

O exemplo não é a melhor forma de liderar, é a única. Um bom líder projeta em si aquilo que quer ver nos colaboradores.

2. Estabelece uma comunicação direta com os liderados

A eficácia de uma organização depende totalmente do que e de como os seus líderes comunicam. Nesse sentido, estabelecer uma comunicação clara e direta com os membros da equipe é essencial.

3. Confia nos talentos da sua equipe

Um bom líder reconhece os talentos da sua equipe, delega e confia.

4. Não tem medo de investir nas pessoas

A única forma de desenvolver uma empresa é investindo no desenvolvimento das pessoas que fazem parte dela e sabe aquele papo de não investir no colaborador por medo de ele sair? Então…

“Pior do que treinar um funcionário e ver ele sair,

é não treinar e ver ele ficar.”

Atribuído à Henry Ford

5. Reconhece e valoriza o esforço da equipe

Uma das necessidades mais básicas do ser humano é a de ser reconhecido. Ter o seu trabalho valorizado faz com que o colaborador sinta satisfação em contribuir. Reconhecer e valorizar o esforço de todos é indispensável.

6. Se preocupa com o clima da organização

O clima organizacional é o ambiente interno pelo olhar dos membros da organização. Em outras palavras, é o sentimento dos colaboradores em relação a tudo que compõe a cultura da empresa. Um bom líder se preocupa com a percepção dos colaboradores e se empenha para criar um ambiente em que as pessoas se sintam acolhidas e satisfeitas.

É bonzinho com os colaboradores

Não! Esse não vai ser mais um daqueles posts que romantizam a liderança e colocam o líder no papel de “bonzinho”. Há uma grande diferença entre ser um bom líder e ser um líder “bonzinho”. Um bom líder não faz “vista grossa” quando as demandas não estão sendo cumpridas, só pra não ter que desagradar alguém. O bom líder está ciente das metas da organização e cobra o comprometimento com os resultados.

Miga, agora que você já sabe tudo o que você precisa para ser uma boa líder, é só aplicar tudinho no seu negócio e se policiar para que nada disso se perca no processo rumo à dominação mundial!

Uma administradora apaixonada por gestão e educação, que une essas duas coisas com o objetivo de desenvolver pessoas e, consequentemente, organizações, para que estas se tornem mais eficazes, humanas e competitivas.

Post a Comment