Top

Trump e TikTok: como está sendo o desenrolar dessa história?

Desde a sexta-feira, dia 31/07, quando o presidente Donald Trump anunciou para repórteres que já estava avaliando o banimento do TikTok, uma chuva de especulações e matérias surgiu na mídia. Vamos entender tudo isso juntas aqui, miga!

Trump e TikTok

A princípio a possibilidade do banimento já vem sendo discutida por Trump e sua equipe está analisando outras propostas e perspectivas. Confira no vídeo a seguir:

Trump fala: “Nós estamos olhando para o TikTok, e nós podemos banir o Tiktok, nós podemos fazer algumas outras coisas,
pois, temos algumas opções, mas muitas coisas estão acontecendo… então, vamos analisar o que acontece! Estamos olhando para várias alternativas relacionadas ao TikTok.” Fonte: The Independent

Como banir um app do país?

O banimento de aplicativos acontece através do bloqueio de qualquer comunicação entre servidores e os usuários de um determinado país. Essa é a abordagem que a China usa com os aplicativos como Facebook, Instagram etc e a Índia que implementou esse bloqueio com o TikTok há um tempo. O mesmo vem sendo considerado com o TikTok na Austrália.

Quais são as razões?

Nesse sentido, quem está acompanhando as notícias internacionais, já deve estar ciente de todas as tretas relacionadas aos Estados Unidos e China e das inúmeras vezes em que Trump disse publicamente que a culpa da “criação” e disseminação do Coronavírus é da China.

Além disso, teve outro episódio em que vários usuários do TikTok trolaram um evento da campanha de Trump. Nesse meio tempo houve ainda mais especulação em relação à coleta de dados do aplicativo.

Acima de tudo, a maior preocupação é que o TikTok esteja coletando informações no perfil de crianças (menores de 13 anos) sem permissão dos pais – o que é uma violação das leis de privacidade dos EUA. O próprio secretário de estado, Mike Pompeo, disse publicamente que americanos não deveriam usar o aplicativo caso eles não queiram que sua privacidade caia “nas mãos do partido comunista chinês”.

Posicionamento do TikTok

Em contrapartida, um representante da empresa ByteDance (dona do TikTok) disse que o aplicativo é liderado por um CEO americano e nunca proveram dados de usuário para o governo chinês.

Atualmente, a Microsoft mostrou grande interesse em comprar o serviço do TikTok dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e da Nova Zelândia. Além disso, o presidente Trump concedeu 45 dias para essa compra acontecer entre ByteDance e Microsoft; caso contrário o app continuará banido.

App rival

Nesse meio tempo o app Triller tem se destacado entre influenciadores, celebridades e o próprio presidente Trump, que já conta com mais de 280 mil seguidores (e seu primeiro vídeo no app já está com mais de 116 milhões de views).

O funcionamento do Triller é idêntico ao TikTok: conta com vídeos de 15 segundos com possibilidade de usar músicas e áudios para produzir conteúdo. E a apresentação do app também é muito similar.

Em síntese, ainda tem muito para acontecer. Mas já deixo aqui a questão, miga: Qual sua opinião sobre tudo isso?

Tradução e resumo das matérias: Cosmopolitan, Bloomberg, NY Times e BBC.

Já morei em Dublin, já visitei Noruega, Finlândia, voltei para o Brasil e descobri que não importa o local que você mora e sim o propósito pelo qual se vive. Professora de inglês e fundadora do projeto @girlsinajourney.

Post a Comment