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Tipos de SEO e suas aplicabilidades

Sabemos que o SEO é o responsável por trazer autoridade ao seu blog e ranqueá-lo nos mecanismos de buscas, de acordo com essa autoridade. E o Google, faz parte da nossa rotina, né miga? Provavelmente, ele é a sua página inicial e é a ele que você recorre para fazer suas pesquisas e tirar as suas dúvidas, não é mesmo? Por isso, se você tem um blog, é tão importante investir nessas ações.

Tipos de SEO e suas aplicabilidades

Dessa forma, hoje vou te apresentar os tipos de SEO e explicar seu funcionamento e como aplicar. Primeiramente, são 2 tipos que se dividem em ações dentro da página: SEO On Page, que são realizadas dentro do seu blog e SEO Off Page, que são ações vindas de fora do blog. Abaixo vou falar de cada tipo em mais detalhes.

Tipos de SEO: SEO On Page

Para começar, esse é o tipo de SEO com ações que são feitas dentro do seu blog, mais especificamente dentro de cada artigo. Consiste em um conjunto de otimizações que consideram a forma da URL, o título, a meta descrição, as imagens, suas legendas, etc. Para facilitar, aqui no blog da Moving Girls usamos um plugin WordPress gratuito chamado Yoast SEO. Esse plugin facilita muito entender quais são as otimizações necessárias e como fazê-las, sem esquecer de nada. Além disso, ele também indica quais pontos de melhoria, o que está certo e errado.

Exemplo Yoast SEO e prévia do Google.
Exemplo Yoast SEO e prévia do Google. Fonte: Painel WordPress Blog Moving Girls

Assim, através de indicadores divididos em verde, amarelo e vermelho, o Yoast te indica quão bom está o SEO do artigo. Nele há espaço para criação de uma URL limpa, a meta descrição e quantas vezes a sua palavra-chave aparece no texto. Além do SEO, ele tem a aba de legibilidade, que indica melhorias quanto à experiência de leitura do artigo.

Tipos de SEO, aba Yoast SEO
Exemplo aba de SEO do Yoast SEO. Fonte: Painel WordPress Blog Moving Girls
Tipos de SEO, aba de legibilidade Yoast SEO
Exemplo aba legibilidade Yoast SEO. Fonte: Painel WordPress Blog Moving Girls

Tipos de SEO: SEO Off Page

Em segundo plano, temos o SEO Off Page: é o que pesa mais na conquista de autoridade. Basicamente, cada site externo que menciona seu blog através de um link, o fortalece. Nesse sentido, podemos considerar os compartilhamentos que você faz nas redes sociais, os pins que você cria no Pinterest enviando para um artigo, os comentários que você faz em outros blogs preenchendo as informações com sua URL, chamados de Backlinks e até artigos que você escreve para outros blogs ou sites e que mencionam seu link, chamados de Web 2.0.

Quanto mais interessante é o seu conteúdo, mais ele é compartilhado na rede e mais força o seu blog conquista. Com isso, ele torna-se relevante na visão dos bots dos mecanismos de buscas, garantindo que apareça nos resultados de pesquisas. É um trabalho a médio e longo prazo que requer dedicação e constância, mas que fortalece e muito a sua autoridade na internet de forma duradoura.

Conteúdo é rei!

Como resultado, isso explica o porquê de eu bater tanto na tecla do Marketing de Conteúdo, na importância de criar o que seu público quer e precisa. Conteúdo é o rei do seu negócio! É através dele que você se posiciona, se aproxima do seu público e constrói a sua reputação e autoridade. Quanto mais conteúdo de valor você cria, mais os usuários irão compartilhar, alcançando mais pessoas até se tornar referência do seu ramo.

No entanto, miga, tudo isso é um trabalho que requer tempo para ver resultados, mas que garante um futuro sustentável para o seu negócio na internet. O conteúdo criado em um blog é seu, é único e está seguro dentro de uma plataforma só sua, independente de redes sociais instáveis. Dessa forma, você garante que todo o conhecimento que distribuir através de artigos e outros formatos dentro do seu blog estejam lá de forma duradoura, e que todo o trabalho de SEO, tanto On quanto Off page sejam tijolinhos na construção do seu império, miga!

E aí, gostou desse post? Já sabe aplicar as dicas no seu negócio? Então, conta aqui que vamos adorar saber do seu progresso no mundo do SEO!

Engenheira de Produção e agora Empreendedora Digital, entendi que podemos sempre nos reinventar! Entre outras coisas, sou estrategista digital e criadora de conteúdo, acredito que o Empreendedorismo Online empodera e transforma o mundo! Conte comigo, quero te ajudar a ser livre e independente construindo seu conteúdo online.

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