Top
Imagem de capa do post Tempo é Dinheiro mão segurando relógio e colocando no cofre

Tempo é dinheiro? Entenda como isso vai te ajudar a enriquecer!

Tenho certeza de que você já ouviu a seguinte frase: “tempo é dinheiro”, mas será que isso é verdade? Muito se fala sobre o tempo: que ele é relativo, que é escasso, que ele não volta. E todas essas afirmações sobre o tempo estão certas. Mas o que ele tem a ver com a economia e o seu dinheiro? Agora você vai entender como funciona a relação entre o tempo e o dinheiro e como isso vai te ajudar a enriquecer.

A Economia é a ciência que estuda como otimizar os recursos escassos. O tempo de uma pessoa pode ser considerado um bem escasso, mesmo sendo finito, visto que temos um tempo limitado de vida, tempo para trabalhar no dia-a-dia, tempo para estar em casa, tempo para comer, etc. Administrá-lo pode ser uma equação complicada para algumas pessoas, visto a existência de profissionais que orientam sobre produtividade e como administrar melhor o seu tempo, assim como profissionais que te ensinam como cuidar do seu dinheiro. Isso tudo torna o tempo, assim como o dinheiro, uma riqueza.

“Tempo e dinheiro são duas riquezas que, quando bem utilizadas,

traduzem perfeitamente o conceito de riqueza.”

Gustavo Cerbasi – escritor e educador financeiro
Imagem em movimento de mulher segurando maço de dinheiro. Tempo é dinheiro A Economista de Batom Moving Girls

O que o tempo tem a ver com o seu dinheiro?

Para muitas pessoas, ter dinheiro pode ser mais importante do que ter tempo; para outras, tempo com os filhos é a coisa mais preciosa do mundo – esse é o motivo da relação entre tempo e dinheiro ser relativa: o que tem valor para uns pode não ter o mesmo valor para outros. Portanto, tempo e dinheiro são riquezas diferentes. E a riqueza vem da utilidade que você dá ao seu tempo e ao seu dinheiro. É, migas, esse rolê vai longe quando o assunto é riqueza! Então a gestão do tempo e a organização financeira andam juntas.

O dinheiro deve ser tratado como um meio de conquistar conforto e bem estar no nosso dia-a-dia, além de ser uma forma de viabilizar projetos e realizar planos e sonhos. Assim, dentro da abordagem de finanças pessoais, o tempo é aliado da organização financeira para a realização das suas conquistas. Mas você precisa estruturá-los de acordo com aquilo que você deseja alcançar. Em outras palavras, você precisa de um planejamento. Portanto, o tempo influencia no nosso planejamento de vida.

Saber para onde queremos ir e quando queremos chegar ajuda muito!

Ter um horizonte temporal é extremamente importante: saber o que desejamos e quando – se é no curto prazo, médio prazo e longo prazo – é necessário para que você possa estruturar o seu planejamento e que você saiba para onde direcionar os seus esforços financeiros ao longo da sua vida linda, rica, elegante e sincera!

Outra abordagem financeira do tempo é na questão de investir tempo nas suas finanças. Conheço uma mulherada que quer investir na bolsa de valores, mas não sentou a bunda na cadeira ainda nem pra entender o que tem no extrato do banco. Então pare um pouco para estudar sobre isso e entender tudo o que você já tem e já usa relacionado às suas finanças.

Tempo e dinheiro: agora vamos colocar isso em prática!

Faça o seguinte exercício:

  • Estude sobre o assunto financeiro que você quer saber. Aqui no blog tem outros posts que vão te ajudar com isso!
  • Confira o extrato bancário e a fatura do cartão, veja a data de vencimento e as tarifas que são cobradas e por quê.
  • Questione sobre o que está descrito na fatura do condomínio e de outros boletos, por exemplo.
  • Separe as faturas, os boletos, organize, marque no calendário os vencimentos para que você não pague mais juros por esquecimento.

Garanto que neste exercício você vai achar alguma coisa que nem fazia ideia que pagava e pode até encontrar serviços que você nem contratou. Eu já encontrei uma assinatura de revistas que nunca havia contratado no cartão de crédito e um pacote SMS de R$4,90 por mês na conta do celular (SMS, cara! E multiplica isso por 12 meses!). Faça isso e depois me conta nos comentários como foi essa experiência!

Quando falamos em dinheiro para viabilizar projetos e realizações de vida, é necessário que você estabeleça algumas prioridades (porque tempo e dinheiro são riquezas escassas, lembra, miga?). Estas prioridades devem estar no dia-a-dia, daqui um mês, ou daqui um ano, a isso podemos chamar de prazos. E prazos estão diretamente relacionados à noção de tempo.

Essa tour sobre tempo e dinheiro envolve muitos assuntos: comportamento de consumo, seus investimentos, sua rotina… Ih, vai longe!

Mas me conta aqui nos comentários se isso faz sentido para você, para que possamos falar mais sobre esse tema!

Um grande beijo, até a próxima e que no vermelho fique só a cor do batom!

Janile Soares é economista (Corecon-RS 8336), mentora, educadora financeira e autora do blog A Economista de Batom que trata de finanças, empreendedorismo e empoderamento, para que no vermelho fique só a cor do seu batom.

Comments

  • Cássia
    5 de agosto de 2020

    Eu super preciso me organizar mais e melhor, amei

    • Moving Girls
      6 de agosto de 2020

      Então essa é hora, miga! Partiu

Post a Comment