Top

Técnica de estudos Color Code: como aplicar?

Você sabe que existem muitas formas de estudar, mas você já ouviu falar na técnica Color Code? Esse é um método de estudo que além de melhorar seu aprendizado, te ajuda a organizar melhor suas ideias e pensamentos. Ficou curiosa? Para saber como aplicar em sua rotina de estudos, siga os passos abaixo.

O que é Color Code?

Em primeiro lugar, essa é uma técnica de estudos bastante usada no mundo dos concursos, vestibulares e studygram! Se você der um Google, ou buscar isso no Pinterest, irá encontrar diversas referências de cores e maneiras para se inspirar e executar.

Em suma, o Color Code é um sistema de cores no qual você define uma informação para cada cor de marca-texto. Assim, de forma visual, você consegue por meio das cores e legendas, facilitar sua leitura e armazenamento de informações.

Como usar essa técnica?

Para começar, você vai precisar de alguns marcadores de textos de cores diferentes e, para cada um deles, você irá criar uma legenda. Você precisa prestar atenção na definição de cada cor e legenda na hora de utilizar o marca-texto em seu estudo. Por exemplo, a cor rosa é para destacar informações importantes, amarelo para palavras ou frases que você não pode esquecer, azul para informações complementares e assim por diante.

Nesse sentido, você pode adaptar a quantidade de cores de acordo com as informações que você possui e também as possíveis legendas que irá utilizar para cada cor. Feito isso, o próximo passo é estudar usando esse método. Para isso, você irá ler o conteúdo e refletir em qual momento irá destacar as palavras.

Color code
Vontade de marcar tudo, né minha filha?

Logo, você pode seguir estudando e utilizar os marca-textos como um sistema de cores. Por outro lado, você pode usar a técnica para revisar os assuntos já estudados, pois, ao reler o conteúdo terá as informações de uma maneira mais rápida, por conta dessa lógica de organização visual. Assim, o Color Code além de te ajudar na organização das informações de maneira visual, também te ajuda a ganhar tempo e velocidade na hora de estudar.

Vale lembrar que você não precisa se prender às três cores citadas nesse post (nem às cores, nem às quantidades) e também não precisa se reter às duas formas de utilizar a técnica que apresentamos aqui (seja de estudo ativo ou revisão dos estudos). Sinta se à vontade para usar outras cores ou determinar mais legendas dentro da sua realidade.

Adapte na sua vida

Assim, o mais importante é entender bem a técnica e como você pode aplicar isso em seus estudos. Você também pode usar essa técnica para além dos estudos “tradicionais”, seja para escola ou faculdade, como, por exemplo, para ler um livro ou para organizar sua vida financeira. Você percebe como o Color Code é bastante funcional e flexível?

Dessa forma, eu te convido hoje mesmo a aplicar a técnica! Aproveite para escolher entre os seus marca-textos favoritos, quais serão as cores que você vai usar e comenta aqui em baixo para eu saber.

Um beijo e até o próximo post.

Técnica em marketing e estudante de publicidade e propaganda na USP. Desde sempre precisar trabalhar e estudar e assim, entendi que com organização, planejamento e jogo de cintura, nossos sonhos são possíveis.

Comments

  • Ju
    5 de agosto de 2020

    Maravilhosaaa, o post eu amei muito, finalmente alguém falando desta tecnica que domina os Studygram

    • Moving Girls
      6 de agosto de 2020

      Essa técnica é muito boa!!!! Usamos super por aqui!

Post a Comment