Top

t.A.T.u: Um empreendimento pioneiro e milionário

Provavelmente você se lembra da banda lésbica t.A.T.u e do clipe da música “All the things she said”, que mostra as vocalistas da dupla em meio a declarações de amor e beijos calientes. Um verdadeiro escândalo internacional do início dos anos 2000. E se eu te contar que a dupla foi um empreendimento ambicioso e estratégico de dois empresários?

A dupla t.A.T.u

Em primeiro lugar vamos deixar claro 3 fatos básicos sobre a dupla t.A.T.u:

  1. t.A.T.u é uma banda russa;
  2. Elas não são homossexuais (#chocada);
  3. Absolutamente TUDO o que você sabe sobre a dupla foi estrategicamente elaborado pelos empresários da dupla.
Gif Chocada

A banda t.A.T.u foi criada em 1999 pelos empresários Ivan Shapovalov e Alexander Voitinskiy. A criação de uma dupla musical homossexual foi inspirada no filme sueco “Show me love” (1998), focado no romance entre duas garotas adolescentes. Logo depois da ideia formada, Shapovalov e Voitinskiy organizaram audições em Moscou no início de 1999 em busca das duas vocalistas que comporiam a dupla do projeto ambicioso e transgressor.

No final das audições os empresários finalmente haviam encontrado as garotas perfeitas para a dupla: Lena Katina e Julia Volkova. Lena e Julia já se conheciam antes mesmo das audições. Na época, ambas eram integrantes de um grupo musical infantil russo chamado Neposedy (em português, “Irriquietos”) há 2 anos. 

Posteriormente a escolha das vocalistas, os produtores optaram pelo nome “Тату” (Tatu), por um duplo sentido: o nome da banda soa como a palavra inglesa “Tatoo” e é também a abreviação da frase russa “Та любит ту” (ta lyubit tu), que significa “Ela ama essa”. Além disso, para o lançamento internacional foi decidido por uma escrita peculiar do nome para a distinção do projeto “t.A.T.u”, com letras maiúsculas e pontos. Em outras palavras, cada detalhe foi estrategicamente pensado para o impacto internacional que se pretendia. 

t.A.T.u - Elena Katina e Julia Volkova se beijam durante show em Seoul, Coréia do Sul (2006). Foto por Chung Sung/Getty Image.
t.A.T.u – Elena Katina e Julia Volkova se beijam durante show em Seoul, Coréia do Sul (2006). Foto por Chung Sung/Getty Image.

Pioneirismo e críticas

Os anos 2000 e 2001 foram voltados para criação de músicas na língua russa. Nesse meio tempo o primeiro single foi lançado, em dezembro de 2000, intitulado “Ya Soshla S Uma” e serviu de base para a versão em inglês da música de maior sucesso da dupla, “All the things she said”, lançada posteriormente, somente em 2002. O clipe da versão russa e da versão em inglês é o mesmo, e, igualmente, mostra as duas jovens garotas se beijando.

Vale relembrar que os maiores escândalos que se via na televisão nesse meio tempo eram Britney Spears ou Christina Aguilera mostrando “um pouquinho mais”. Até o beijo entre Spears and Madonna ocorreu posteriormente, somente 1 ano após o lançamento internacional da dupla t.A.T.u.

A versão russa da música fez relativo sucesso no país, mas não causou grande alvoroço, apesar de a Rússia ser uma das nações mais homofóbicas do mundo. Todavia, em outubro de 2002, a dupla explodiu com o clipe de “All the things she said”. Imediatamente, a música causou opiniões contrárias ao redor do mundo. A dupla foi tida como um grito de liberdade para alguns, da mesma forma que como propaganda de “lesbianismo” e pedofilia para outros. Ou seja, elas tinham vindo para causar e trazer a tona questões sobre sexualidade e diversidade.

t.A.T.u ganha o mundo

Feito! Como planejado, o empreendimento de Ivan Shapovalov e Alexander Voitinskiy era um sucesso internacional. Turnês e entrevistas pelo mundo, documentários sobre a vida das cantoras, reality show e participação no MTV Movie Awards foram alguns dos eventos que agitaram os anos de 2003 e 2004 da garotas que iniciaram a revolução LGBT na Rússia. Posteriormente, em 2006, a dupla entraria para a lista da Forbes como uma das 50 artistas mais ricas da Rússia, ocupando o sexto lugar, com estimados 1.4 milhões de dólares.

Ivan Shapovalov e a dupla t.A.T.u
O produtor Ivan Shapovalov com as integrantes da dupla t.A.T.u Elena Katina e Julia Volkova. Fonte: coppershop.ru

Em 2004 t.A.T.u encerrou o contrato com o Ivan Shapovalov e Neformat, alegando que Ivan gastava mais tempo elaborando o próximo escândalo que as meninas protagonizariam, do que planejando o trabalho artístico da dupla. A banda seguiu seu trabalho voltado para o público LGBTQIA+ até 2011, quando as vocalistas optaram por se separar e seguir carreira solo.

Um bafo atrás do outro, né, miga?

A partir de um projeto ambicioso, pioneiro e regado a escândalos, empresários e duas cantoras russas conseguiram criar o que até hoje é considerado um ícone da representatividade LGBTQIA+. Independente da intenção dos produtores com o projeto, é inegável o impacto positivo que o empreendimento t.A.T.u causou no mundo, dando voz a um público que até hoje luta por um espaço de igualdade, e de quebra gerando milhões de dólares aos seus idealizadores.

Se interessa pelo tema de marcas e posicionamentos? Confira Posicionamento digital: tendência ou consciência?

Genises Azevedo, mas pode me chamar de Gê. Psicomotricista, especialista em Consciência Corporal e estudante de Medicina. Correspondente Moving Girls diretamente do interior da Rússia.

Post a Comment