Top

Sejamos Todos Feministas: livro para começar a entender sobre feminismo

Hoje vou te dar uma super dica de leitura para você entender um pouco mais sobre feminismo com o livro “Sejamos Todos Feministas”. Se interessou? Então vamos saber mais!

Gif da Nicole Kidman recebendo um prêmio e enaltecendo o poder das mulheres

O que é feminismo?

Primeiramente, precisamos entender um pouco do que significa feminismo, para depois falar sobre o livro. Feminismo é uma luta política, social e filosófica que visa acabar com todas as opressões e explorações sexistas. Dando liberdade e autonomia a vida das mulheres. Pois bem, agora podemos continuar.

O livro da Chimamanda Ngozi Adichie fala sobre suas experiências pessoais como mulher negra e nigeriana, mostrando que muito ainda precisa ser feito até as mulheres alcançarem a equidade de gênero. Nesse livro, Chimamanda é super clara na linguagem, um dos motivos que torna o livro tão especial.

Falar sobre feminismo parece simples e, teoricamente falando, é. Mas trazendo todos esses conceitos para dentro de uma sociedade onde o machismo é algo cultural e normatizado, não é tão fácil. É aí que a leitura se torna uma fator muito importante na construção de conhecimento sobre feminismo e luta das mulheres.

Foto da Autora do livro Sejamos Todos Feministas e a capa do livro
Autora Chimamanda Ngozi Adichie (Foto: Chris Floyd) e a capa do livro Sejamos Todos Feministas (Imagem: Reprodução/Amazon)

O que esse livro irá ensinar sobre feminismo?

O livro é um recorte de como o machismo acontece no dia a dia e como pequenas práticas podem influenciar diretamente na vida de uma mulher. Por exemplo, em uma parte do livro ela fala sobre ter ido a um restaurante com um amigo e o garçom dar boa noite apenas a ele. Se há duas pessoas entrando em um estabelecimento, por que só a um é dado o cumprimento?

Quando penso em feminismo, penso o quão acessível ele precisa ser para assim mais mulheres entenderem a importância dessa luta e esse livro é exatamente isso. Palavras simples, textos em forma de conversa, que fazem você sentir que está conversando diretamente com a autora. Além do tamanho dele, que é considerado “livro de bolso”, então rapidinho você consegue ler. Digo até que em apenas um dia você consegue fazer isso!

No livro, a nigeriana questiona muito os tratamentos nos quais as crianças passam no seu período de desenvolvimento. Como ensinar as meninas a serem doces, fofas, não sentirem raiva, não serem agressivas. Aos meninos ensinam exatamente o contrário. Como se as mulheres não tivessem o direito de expor as mais diversas formas de sentir. E vice, e versa.

Há também questionamentos sobre as imposições que são feitas para as meninas desde a infância: limpar a casa, cozinhar, cuidar dos filhos. E ao homem é dado o direito apenas de ser o “provedor”, a pessoa responsável por levar dinheiro e comida. Mas por que é assim? O livro, apesar de não ter um aprofundamento sobre esses assuntos, traz, de forma acessível, como podemos entender esses questionamentos.

Onde comprar

Print da página de compra da Amazon, onde você pode ter acesso ao livro gratuitamente
Print da página de compra do livro Sejamos Todos Feministas, no ecommerce da Amazon Brasil.

Na Amazon, você encontra o livro Sejamos Todos Feministas de forma gratuita, acredita? Para facilitar é só clicar aqui. Lá você também encontrá várias outras opções de livros gratuitos.

Calma, não é só quem tem kindle que pode acessar! Você pode fazer sua conta, comprar o livro e ler direto do celular ou computador. Então agora não tem desculpa para não ler, né?

Enfim, espero que tenha gostado da dica e que esse livro te traga novos ensinamentos. Sejamos todos feministas!

Jornalista paraibana, se especializando em Neuromaketing e idealizadora de uma revista que vê no feminismo a esperança do mundo, lutando para que mulheres reconheçam seus espaços e se sintam livres.

Post a Comment