Top

Rússia: você sabe que dia é o nosso Natal aqui?

Priviet, miga! Você deve estar pensando que isso deve ser mais alguma loucura trazida pela nossa querida Covid. Certo? Só que não! O Natal na Rússia não será dia 25 de dezembro porque NUNCA foi dia 25 de dezembro!

Gif Papai Noel. What?

E o espanto não acaba por aqui. Miga, primeiramente tente adivinhar. Dentre as opções abaixo, em qual dia você imagina que os russos comemoram o Natal?

( ) 24 de Dezembro

( ) 7 de Janeiro

( ) 7 de Setembro

O Natal na Rússia

E aí, o que você acha, miga? Em primeiro lugar, antes de te contar a resposta certa, eu vou te explicar o porquê dessa bizarrice! O Natal é um feriado de fundo religioso, certo? Certo! Então, na Rússia a maior parte dos cidadãos segue as tradições associadas à Igreja Ortodoxa Russa. Os ortodoxos russos seguem um outro calendário, o calendário juliano, diferentemente de nós, que seguimos o calendário gregoriano.

Nesse sentido, a diferença entre ambos os calendários é que o juliano é 13 dias para frente do gregoriano. Mas tá uma aula de história esse blog, heim! Vamos contar juntas. Se o nosso Natal é dia 25 de dezembro, 13 dia depois será? Sim, o Natal na Rússia é comemorado dia 07 de Janeiro. Achou estranho, miga? Você ainda não viu nada! Além disso, russo não troca presentes no Natal, o Papai Noel prefere modelitos azuis e a mamãe Noel foi trocada por uma menina mais nova! #babado

Principais personagens do Natal na Rússia: o Avö do Gelo e sua sobrinha.
Principais personagens do Natal na Rússia: o Avö do Gelo e sua sobrinha. (Foto: Wikipedia)

Natal na Rússia: sem presente e Papai Noel de azul

Nos dias da União Soviética, o Natal não era muito comemorado. Nesse meio tempo, após a revolução de 1917, o Natal foi proibido como feriado religioso. Assim, se as pessoas quisessem comemorar o Natal, tinham que fazer em segredo, apenas em suas famílias. Dessa forma, o Ano Novo passou a brilhar como o grande momento para gastar dinheiro, comprar presentes e comer até o c* fazer bico.

Como resultado, é na virada do ano que os russos trocam presentes e o Papai Noel chega. Conclusão: Papai Noel na Rússia é um personagem da virada de ano e não do Natal. O Papai Noel russo é chamado de Дед Мороз – se lê Ded Moroz – e significa “Avô do Gelo”. E o Avô do Gelo não usa só vermelho não! O tradicional Papai Noel russo usa roupas azuis! #oi?

Tradicional Papai Noel do Natal na Rússia.
Tradicional Papai Noel do Natal na Rússia. Foto: Arquivo pessoal.

As mulheres do Natal na Rússia

O Natal na Rússia tem duas personagens femininas muito importantes: a Snegurochka e a Babushka. Snegurochka é a menina novinha que eu falei que acompanha o “Avô do Gelo”. Calma, miga! O bom velhinho não está traindo a Mamãe Noel, não. Snegurochka significa “sobrinha”, portanto, quem acompanha o Papai Noel na Rússia é sua sobrinha. Ou seja, enquanto aqui nós temos o “Papai e a Mamãe Noel”, lá na Rússia eles têm o “Avô e a Sobrinha do Gelo”.

As lendas do Natal na Rússia: Snegurochka (esquerda) e Babushka (direita).
As lendas do Natal na Rússia: Snegurochka (esquerda) e Babushka (direita). Foto: arquivo pessoal.

A outra personagem natalina russa é a Babushka, que significa “avó”. Conta a lenda que Babushka, a senhora compulsiva por limpeza e organização, acolheu em sua casa os três reis magos durante a busca deles pelo menino Jesus. Por isso, os magos convidaram Babushka para acompanhá-los ao encontro do “novo Rei”. Ela disse que gostaria de ir, mas primeiro teria que limpar toda a casa, arrumar uma roupa para ir e, é claro, levar um presente para oferecer. Como resultado de colocar tantos empecilhos, Babushka acabou não indo na viagem. No dia seguinte, a vovó se arrependeu e saiu sozinha à procura dos três magos e do rei Jesus. Contudo, não os encontrou, já era tarde demais. Assim, dizem que Babushka vaga até hoje em busca de Jesus.

JESUISSS! Mas isso é que é perder uma oportunidade né, miga?! O detalhe é que essa história sobre o Natal russo é uma criação da escritora americana Edith Matilda Thomas em 1907. A história é super famosa na Europa e nos EUA, mas nenhum russo conhece a lenda da Babushka.

Gif Papai Noel

Conclusão: se…

  • o Natal não tem data fixa,
  • o Papai Noel usa azul,
  • e a Babushka busca até hoje o menino Jesus;

Então você não tem nem mais direito de falar “sempre foi assim”, “não serei a primeira”, “perdi aquela oportunidade, então não posso mais fazer X coisa”, ou “não deu certo, então desisti”. Bora criar, inventar e insistir na sua ideia, miga!

Por fim, se você quiser entender a recente relação entre Lady Gaga e a união soviética, vem ver aqui!

Miga, por aqui eu me despeço. Paka paka!

Genises Azevedo, mas pode me chamar de Gê. Psicomotricista, especialista em Consciência Corporal e estudante de Medicina. Correspondente Moving Girls diretamente do interior da Rússia.

Comments

  • Gizelle Mendonça
    4 de março de 2021

    Adorei miga!
    Dei boas risadas com a história da Babushka. Coitada!

Post a Comment