Top

Rússia preside o 1° BRICS Women’s Business Alliance

Oi, miga! Que tal uma notícia internacional pra nos encorajar mais ainda? Então, confere aqui! Ocorreu no dia 20 de julho a reunião inaugural da BRIСS Women’s Business Alliance (WBA) como parte da programação da 12.ª Cúpula do BRICS, e a Rússia foi o país anfitrião. No entanto, o encontro da Aliança empreendedora de mulheres foi realizado por meio de videoconferência, devido à pandemia. Mas o assunto discutido na reunião é aquilo que a gente adora: a promoção do empreendedorismo feminino nos países pertencentes ao BRICS. E quando envolve mulheres brasileiras então, a gente ama! Olha só, que orgulho!

BRICS

Nesse contexto, BRICS é um agrupamento de países de mercado emergente em relação ao seu desenvolvimento econômico. Nesse sentido, o nome é uma sigla baseada na junção das iniciais dos nomes dos países pertencentes ao conjunto. Portanto, trata-se de acrônimo da língua inglesa, que em português é usado como “países BRICS”.

Primeiramente, o agrupamento começou em 2009 com quatro países sob o nome BRIC, reunindo Brasil, Rússia, Índia e China. Posteriormente, em 14 de abril de 2011, acrescentou-se o “S” da África do Sul (South Africa em inglês) ao grupo. Assim, os quatro países fundadores procuraram formar um “clube político” ou uma “aliança”, a fim de converter seu crescente poder econômico em uma maior influência geopolítica. Com isso, desde sua fundação, os líderes do grupo realizam cúpulas anuais e a cada ano um país membro fica responsável por organizar e receber o evento.

Símbolo BRICS Rússia 2020
Símbolo da 12.ª Cúpula do BRICS. Fonte: Site oficial BRICS Rússia, 2020

Em 2019 o Brasil presidiu a 11.ª Cúpula do BRICS, que ocorreu nos dias 13 e 14 de novembro, em Brasília. A organização da edição de 2020 ficou a cargo da Rússia, que, apesar da pandemia, conseguiu organizar o evento através de videoconferências. 

BRICS Women`s Business Alliance

A BRICS Women`s Business Alliance foi idealizada em 2019. Logo depois, incluída na Declaração do Summit em 14 de novembro de 2019 durante a 11.ª Cúpula do BRICS, em Brasília. De acordo com a Declaração, o estabelecimento da Women`s Business Alliance (WBA), visa aumentar o papel das mulheres como impulsionadoras do crescimento econômico. Além disso, objetiva, ainda, trazer uma perspectiva diferenciada sobre questões de interesse para o comunidade empresarial do BRICS.

Gif: Beyonce, I'm the boss

Em síntese, a aliança tem como principais objetivos:

  • reforçar o envolvimento das mulheres na economia;
  • promover educação e autonomia feminina;
  • ampliar o acesso das mulheres a recursos e capital;
  • promover a rede de negócios entre as mulheres nos países membro.

Além de visar a inclusão de empresas femininas nas cadeias de valor globais, o acordo fomenta o estabelecimento de cooperações internacionais entre empresas protagonizadas por mulheres. E, mais incrível ainda, o aumento da participação das mulheres nos processos econômicos dos países do BRICS. Tem ideia de como essa mudanças são maravilhosas para a imagem da mulher no exterior, miga?

A primeira reunião

Diante desse contexto, a primeira reunião contou com a presença de representantes dos cinco países membros, dentre elas empreendedoras, CEOs de grandes empresas e representantes de associações empresariais femininas. A edição russa da WBA foi presidida por Anna Nesterova, Presidente do Conselho de Diretores da Global Rus Trade e Chefe do Grupo de Trabalho do Conselho Empresarial do BRICS sobre Economia Digital.

Anna Nesterova
Anna Nesterova. Fonte: Site oficial Global Rus Trade

Durante a reunião, as participantes apresentaram seus interesses profissionais, além de expressarem sua disposição para cooperar e implementar projetos conjuntos. Em suma, as áreas de interessem desses projetos são: desenvolvimento digital e ensino a distância, turismo, saúde, processamento de alimentos, economia criativa, negócios verdes e indústria leve. Além disso, as partes discutiram a estrutura da aliança, questões organizacionais e o formato das edições futuras.

Presume-se que a próxima reunião acontecerá paralelamente à Cúpula do BRICS na Rússia, portanto, ainda em agosto desse ano, quando a estrutura da BRICS Women’s Business Alliance entrará oficialmente em vigor.

Quer ler mais matérias sobre empreendedorismo na Rússia? Então, bora lá!

E aí, miga? Gostou de saber como as mulheres estão, cada vez mais, ganhando e consolidando seu espaço no mundo todo? Então, escreve aqui nos cometários o que você achou dessa novidade!

Genises Azevedo, mas pode me chamar de Gê. Psicomotricista, especialista em Consciência Corporal e estudante de Medicina. Correspondente Moving Girls diretamente do interior da Rússia.

Post a Comment