Top

Preciso de diploma para empreender?

Será que existe uma faculdade específica para quem deseja empreender? Você acredita que precisa de um diploma para começar um negócio? O que você deve estudar para se tornar uma empreendedora? Descubra nesse post!

Faculdade para empreender?

Primeiramente, não existe um curso superior específico para a formação de empreendedores. Ou seja, ter um diploma não é algo necessário para empreender, mas pode abrir muitas oportunidades e benefícios como: conhecimento e relacionamento, ganho de experiência, maturidade e crescimento pessoal. Assim, em teoria, qualquer pessoa que deseja começar um negócio pode iniciar os trabalhos, independente de possuir um curso superior.

Por outro lado, existem determinadas áreas, como engenharia, medicina, direito, letras, que são essenciais ter um diploma para exercer a profissão, inclusive para prestar um serviço. Nesse caso, é muito importante ter em mente como será os seus estudos e a estruturação do seu negócio. Uma dica nesse sentido, é trocar ideia com pessoas que já sejam da área e estão no nível de trabalho que você almeja.

Diploma para empreender

O diploma para empreender

Ainda que não exista uma faculdade voltada ao empreendedorismo, existem determinados cursos nas universidades que possuem matérias que ajudam a estruturar e gerir uma empresa, como, por exemplo, administração de empresas, ‘marketing’, comércio exterior, comunicação, ciências contábeis e outros.

Dessa maneira, o diploma vai ajudar bastante em seu negócio já que te trará conhecimentos necessários ou de acordo com sua profissão. Para escolher um curso ideal, você precisa considerar o seu gosto pessoal + habilidades + pontos de melhoria e seu nicho de atuação.

Portanto, faça uma lista de possibilidades de cursos (avalie a grade de matérias, formato, etc) e instituições e observe como pode contribuir para o seu negócio. Para cada opção, mapeie os pontos positivos e negativos e desenhe a melhor estratégia para você pesquisando bastante sobre. Nesse momento aproveite para checar qual o formato que te atende: seja uma faculdade EAD, tecnóloga ou presencial.

Estudos e empreendedorismo

Conforme abordado nos tópicos anteriores, o estudo é muito importante para empreender, seja ele tradicional ou não. Não se deve levar de uma maneira obrigatória, mas como uma possibilidade de crescimento e auxílio em sua vida profissional. Por isso, tenha em mente que para ser uma ótima empreendedora você precisa estudar de forma estratégica e inteligente alguns assuntos.

Logo, esses assuntos são o que fazem sentido para você e o seu negócio, bem como momento de vida e carreira. Além de mapear o estudo, você pode montar um plano de carreira ou plano de negócios para sua empresa se você não tiver ainda. Todos esses pontos e as reflexões trazidas até aqui te ajudaram a ter mais clareza, o elemento principal para qualquer pessoa.

Em suma, uma coisa não exclui a outra e estudos, e trabalho podem caminhar juntos, com a maioria das empresárias faz. Para isso você precisa organizar e planejar bem sua rotina para criar horários para estudar e para trabalhar. E também, entender o momento para cada coisa, por isso a clareza é tão importante.

Espero que esse post te ajude a tomar uma decisão bacana, lembre-se que você pode muito!

Um beijo e até o próximo post.

Técnica em marketing e estudante de publicidade e propaganda na USP. Desde sempre precisar trabalhar e estudar e assim, entendi que com organização, planejamento e jogo de cintura, nossos sonhos são possíveis.

Post a Comment