Top

Posicionamento digital: tendência ou consciência?

Te questiono sobre posicionamento digital: tendência ou consciência? Se você ainda tem suas dúvidas, vem comigo que irei te explicar um pouco mais sobre isso e qual a importância dele no seu negócio.

O que é posicionamento digital?

Primeiramente, deixa eu te explicar o que é o posicionamento digital, do modo mais simples: posicionamento é o ato de se posicionar perante alguma coisa, algum assunto. Logo, posicionamento digital é você se posicionar através das mídias digitais, ok? Mas, dentro do posicionamento digital existem algumas categorias. Nesse post te apresentarei ao posicionamento de marca.

Posicionamento de marca: pessoal x empresa

A princípio, podemos dividir o posicionamento de marca entre a pessoal e a da sua empresa. Porém, se ambas forem uma só, você pode aplicar o conceito da mesma forma, visto que estão interligados e além da estratégia por trás, são baseados nos valores, opiniões e princípios de cada. Todavia, os dois são importantes para o crescimento e desenvolvimento da imagem do seu negócio.

Marca pessoal e a importância do posicionamento

Ultimamente, temos visto cada vez mais o posicionamento de nomes famosos e daqueles que possuem certa autoridade em seu nicho de mercado. Geralmente em relação a alguma pauta social necessária de ser discutida como, por exemplo, foi o caso do movimento #BlackLivesMatter que teve seu destaque no mês passado.

A necessidade de muitos em se posicionar aderindo ao ato do #BlackOutTuesday, que se dava a partir do post de um quadrado preto no seu feed, para passar uma boa imagem à aqueles que os seguiam, foi grande. Visto que ninguém queria se posicionar digitalmente como racista, certo?

Posicionamento digital. Black Lives Matter. George Floyd
Ilustração de George Floyd para o site oficial do movimento Black Lives Matter. Fonte: Site Black Lives Matter

Porém, hoje em dia os internautas estão mais atentos e com opiniões mais firmes. Sendo assim, a coerência, ou a falta dela, foi um dos fatores para que alguns desses posicionamentos tivessem a intenção ”cancelada” ou alcançada.

O posicionamento digital em importantes movimentos

Ao passo que alguns se queimaram na internet com seus posicionamentos às vezes contraditórios, incoerentes e até errados, por outro lado, houve quem se destacasse positivamente. Bem como artistas cedendo suas contas com grande alcance nas redes sociais à profissionais negros em todas as áreas para debates sobre racismo. Como, por exemplo, o ator Paulo Gustavo que se posicionou digitalmente e cedeu à escritora Djamila Ribeiro o seu perfil no Instagram.

Posicionamento digital. Instagram Djamila Ribeiro. Instagram Paulo Gustavo.
Perfil no Instagram do ator Paulo Gustavo com conteúdos por Djamila Ribeiro (foto 1) e a escritora Djmaila Ribeiro (foto 2). Fonte: Paulo Gustavo Instagram e Djamila Ribeiro Instagram

A importância do posicionamento de marca na empresa

Desde já, lembremos que além do mês de junho ter sido o mês da luta contra o racismo, ele também é considerado o mês do orgulho LGBTQIA+, que tem no seu dia 28, o dia oficial desse movimento.

Ao mesmo tempo, em que alguns ainda acreditam que as empresas tem receio de se associarem a assuntos ”delicados”, elas mostram hoje, a importância de exporem como são alinhadas a seus valores, gerando assim maior credibilidade com seu público.

Empresas do varejo se destacam com posicionamento no mês do orgulho LGBTQIA+

Então, para você entender melhor sobre como o posicionamento digital da empresa é importante e como você deveria repensar em como ela está se posicionando frente ao seu público, vamos começar com a campanha da Amaro, que não passou frio, miga, pois estava coberta de razão e sensatez.

A princípio, esse post da Amaro resultou na perda de 7 mil seguidores para o perfil da marca. Porém, cá entre nós, podemos dizer que não foi perda e sim livramento, não é? Assim, saber qual tipo de público você quer e qual tipo de cliente representará a sua marca te trará clareza do lado positivo de situações como essas e mais certeza do seu posicionamento.

Sendo assim, não pense que com a repercussão a Amaro tentou ”reverter” seu posicionamento. Ao contrário, ela se manteve firme, mostrando-se fiel aos seus valores e não compactuando com a homofobia. Além disso, compartilhou em suas redes dois vídeos, de apresentação e de agradecimento do Team Amaro que se identifica como LGBTQIA+. Ou seja, sensata não é?

Posicionamento digital com consciência que lacra e lucra por boas causas

Do mesmo modo, outra grande empresa que eu não tiro o chapéu e sim a coroa é o Burguer King. Juntamente a Pepita, grande cantora na cena LGBTQIA+ por representar as mulheres trans, a empresa também se posiciona contra a homofobia com a campanha #QuemLacraNãoLucra.

Além disso, no mês passado, o Burger King lançou o Combo do Orgulho (Whopper ou Rebel Whopper) e também decidiu que no dia 28 do mesmo mês, 100% do lucro líquido da venda dos sanduíches seria doado a ONGs de apoio LGBTQIA+. E como disse a marca em um dos seus posts: “A gente lacra, a causa lucra. Dia do Orgulho LGBT+, dia de transformar ódio em amor. No BK, todo-mundo é bem vindo.”

Posicionamento digital: tendência ou consciência?

Logo, com esses exemplos positivos de posicionamento digital e tantos outros que temos visto bastante por aí nas redes ultimamente, como se fosse uma tendência, podemos entender a mega importância para a nossa empresa ser forte, guerreira e bem posicionada no mercado, não é?

Antes de qualquer estratégia por trás disso (porque não podemos dizer que não há), o que vale são os reais valores, princípios e opiniões da mesma, pois ninguém consegue fingir uma postura por muito tempo, certo?

Tenha esse start de consciência já, e seja verdadeira no seu posicionamento, miga! Inclusive, aproveita e me responde nos comentários qual sua opinião sobre posicionamento digital: tendência ou consciência?

Por fim, você também pode curtir ler esse post feito pela nossa Camila Vidal sobre construção de comunidades digitais, que tem tudo a ver com posicionamento também.


Nicole Calazans, 22 anos, artista e comunicadora, sempre ligada na atualidade, crio conteúdo de valor sobre as principais tendências. Busco inspirar e impactar outras mulheres através das bandeiras que levanto e nas minhas experiências com o empreendedorismo feminino, visto assim como uma forma de liberdade da mulher ser dona da sua própria vida!

Post a Comment