Top
painel multicolorido com logo da web summit

Portugal: Web Summit, a maior conferência de empreendedorismo da Europa

Em meio a uma Lisboa marcada pelos avanços e retrocessos de casos de covid-19, acontecerá, em dezembro de 2020, a maior conferência de tecnologia e empreendedorismo da Europa: a Web Summit.

Pode ser que você já tenha ouvido falar dessa conferência, miga, mas talvez não saiba exatamente o que ela é e qual é a sua importância. 

Vou explicar. Essa conferência é realizada anualmente desde o ano de 2009. Empresários irlandeses a criaram e, durante seus cinco primeiros anos, sua sede foi na capital da Irlanda, Dublin. É a responsável por apontar as principais tendências de tecnologia e empreendedorismo.

homem de blusa azul em frente a painel multicolorido da web summit
Paddy Cosgrave, fundador da Web Summit. Fonte: MIGUEL A. LOPES/LUSA

Eu morava na Irlanda nessa época e trabalhava como garçonete. Cheguei a trabalhar um dia na Web Summit e digo que ali se respira inovação.

No ano de 2016, a Web Summit se mudou para a capital de Portugal, Lisboa. Por ironia do destino, dois anos depois era eu quem me mudava para a mesma cidade, miga.

Após a realização das duas primeiras etapas, os fundadores da conferência e o governo português fecharam um acordo e, a partir de então, a feira ocorrerá em solo português até o ano de 2028.

O que exatamente é a Web Summit?

A Web Summit, como eu disse, é a maior conferência de tecnologia e empreendedorismo da Europa. Seus participantes vão desde empresas listadas entre as 500 maiores corporações do mundo pela revista Fortune até pequenas empresas de tecnologia não somente da Irlanda, mas de todo o mundo.

Em resumo, miga, é que é gente muito f*da falando de assuntos extremamente importantes. E, obviamente, por razões de networking, a feira normalmente ocorre de forma presencial na Altice Arena, que é um pavilhão de eventos enorme aqui de Lisboa. Estar na Web Summit significa ter uma oportunidade única de ouvir líderes empresariais e investidores de todo tipo palestrarem e até mesmo de interagir com eles (mas, claro que esse ano, por causa da Covid-19, o evento será todo online).

Covid-19 : como será a conferência?

Como eu disse, miga, para além de ser a maior conferência de tecnologia e empreendedorismo da Europa, a Web Summit é um excelente local para fazer networking.

Então, é de se imaginar que o impacto da pandemia do Covid-19 seja devastador para uma conferência como essa, certo?

Inicialmente, a Web Summit seria realizada em seus moldes tradicionais, mas seguindo as orientações de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS), houve algumas mudanças esse ano.

Ainda bem, logo se percebeu que isso seria loucura, pois um evento dessa magnitude não teria como ser diminuído. A solução? Realizar o primeira Web Summit 100% online. As definições de comunidade digital foram atualizadas com sucesso.

Adiou-se a conferência para o mês de dezembro. Agora, as palestras estão sendo gravadas em um estúdio e serão transmitidas online. 

A maior vantagem da realização online da conferência é que ela não fica mais limitada às fronteiras geográficas europeias, e qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo poderá assistir.

Por que participar?

Serão mais de cem palestrantes na maior conferência de tecnologia e empreendedorismo da Europa, todos falando sobre inovação e investimentos em pequenas e grandes empresas.

Temos, por exemplo, o fundador do Zoom, Eric Yuan, falando do impacto do covid-19 nas ações da empresa e da importância de se estar online.

Mike Schroepfer, CTO do Facebook, Arianna Huffington, co-fundadora do The Huffington Post, Mayim Bialik, neurocientista e atriz (a Amy da série The Big Bang Theory), Anjali Sud, CEO do Vimeo, Drew Houston, CEO do Dropbox e Gilberto Silva, ex-volante da seleção brasileira, são alguns dos muitos nomes confirmados.

Serão mais de 100 mil empreendedores, oradores e parceiros online na plataforma referente à maior conferência de tecnologia e empreendedorismo da Europa. As viciadas em curso online agradecem!

Além de se manter informada das principais novidades da área, estar na Web Summit significa poder entrar em contato com pessoas do mundo todo e conhecer pessoas novas. Vale a pena dar uma conferida nos valores dos ingressos, hein, miga?

Paulistana morando em Lisboa. Criadora de conteúdo que gosta de descomplicar coisas como a tecnologia, as redes sociais e a vida de empreendedora. Feminista, debochada e a personificação da síndrome de Peter Pan.

Deixe-nos um comentário, miga!