Top
imagem empreender em Portugal: bonde amarelo em rua de paralelepípedos

Portugal: Empreender em Portugal da maneira certa

Se já temos medo de empreender no nosso próprio país, imagina quando resolvemos ter essa experiência no exterior? Eu te entendo, miga. No entanto, saiba que empreender em Portugal não é nenhum bicho de sete cabeças e não vai te custar noites sem dormir.

O país possui vistos próprios para quem quer abrir o seu próprio negócio em terras lusitanas. Antes de mais nada, é sempre necessário ressaltar que não devemos fazer nada ilegal, tá certo?

O que preciso para empreender em Portugal?

Se você não possui cidadania europeia e deseja empreender em Portugal, deve primeiramente obter o visto adequado para tal. 

O visto para empreendedores é o chamado D2, mas não o cantor. Para conseguir esse importante visto, você vai ter que apresentar alguns documentos que mostram quais são as suas intenções enquanto empreendedora.

Dentre esses documentos será necessário ter um plano que comprove como funcionará o seu negócio, demonstrar o seu planejamento financeiro e como a sua ideia será boa para o mercado português. Em alguns casos, você pode precisar validar o seu diploma.

Há uma lista pré-aprovada de firmas com as quais você pode registrar o seu negócio. As taxas de abertura do negócio para empreender em Portugal são em torno de 360€.

No que posso empreender em Portugal?

É difícil dizer exatamente no que você pode empreender em Portugal, porque é claro que a escolha do nosso negócio é muito pessoal, né, miga?

Mas pensa comigo: você estaria se mudando para um país com cultura semelhante com a nossa e que, ainda por cima, tem um monte de brasileiros. As opções são inúmeras e quase sempre acertadas.

Abrir um negócio na área de alimentação pode dar muito certo. Comidas típicas brasileiras fazem muito sucesso em Portugal, principalmente na capital, Lisboa.

Você também pode investir na área da beleza. Se você não sabe, deixa eu te contar: os produtos brasileiros são famosos no mundo todo. Nossos cabelos e tratamentos estéticos fazem muito sucesso.

A moda brasileira também é um bom incentivo para empreender em Portugal. Se você for abrir uma empresa de biquínis brasileiros, por exemplo, já pode me chamar no probleminha porque eu nem te conheço, mas já te considero pacas!

Erros para não cometer na hora de empreender no exterior

Como é de se imaginar, tem algumas coisinhas que é bom evitar na hora de empreender em Portugal. 

Para ser bem sincera, essas dicas servem para quem quer abrir negócio em praticamente qualquer lugar do mundo.

Não ter uma graninha guardada

Acho que é um pouco óbvio isso, miga. Se queremos ter nosso negócio, precisamos ter um pouquinho de dinheiro salvo no banco pra possíveis investimentos. 

Você vai ter que pagar uma continha aqui, comprar uma coisinha ali e, infelizmente, não vai rolar fazer permuta de conta de luz, né? Então, guarda um dinheirinho aí pra poder investir no seu sonho.

Não estudar o mercado

Tudo bem que eu disse que tem muitos brasileiros aqui e que somos semelhantes em muitas coisas. Mas isso não quer dizer que você pode empreender em Portugal sem conhecer o país.

Por exemplo, em que cidade estará o seu negócio? Ele será mais on-line ou presencial? Qual o preço dos seus produtos?

Você precisa dar uma analisada no país antes de decidir investir toda a sua energia no seu negócio e empreender em Portugal. Ninguém quer abrir comércio próprio no exterior só pra ver flopar por um erro bobo, né?

Vamos deixar de preguiça e dar aquela bela pesquisada!

Não investir na rede social certa

Vou te contar um segredo, miga. As coisas funcionam um pouco diferente em Portugal quando falamos em redes sociais. Por exemplo, o instagram está começando a ser mais usado agora, principalmente entre os jovens.

Os mais velhos costumam usar o Facebook. E não estou falando de idosos, mas de pessoas por volta dos 30 e poucos anos.

Os adolescentes, como é de se esperar, estão no TikTok dançando até o amanhecer.

Então, na hora de empreender em Portugal, analise o seu público-alvo para saber em qual rede social seu negócio deve ter maior presença.

E nem venha me falar que talvez não vai investir em rede nenhuma porque isso não existe mais em 2020, viu? Posicionamento digital é extremamente importante!

Se você sonha em empreender em Portugal, deve estar atenta aos documentos necessários e ao funcionamento do mercado do país para ter sucesso. Boa pesquisa e bom investimento, miga! 

Paulistana morando em Lisboa. Criadora de conteúdo que gosta de descomplicar coisas como a tecnologia, as redes sociais e a vida de empreendedora. Feminista, debochada e a personificação da síndrome de Peter Pan.

Post a Comment