Top
Por que sua empresa precisa estar no TikTok

Por que sua empresa precisa estar no TikTok?

Se tem uma mídia social que cria tendência, lança músicas, desafios e até novos talentos, e além de tudo isso cria muita polêmica, é o Tiktok. Mas além de ser a favorita de muitos brasileiros, o TikTok para empresas, também vem se popularizando.

Cão fazendo dancinha do TikTok

O artigo de hoje é exatamente sobre esse app e por que utilizar essa mídia em prol da sua empresa. Afinal, muitos ainda acreditam que se trata de uma mídia jovem e ineficiente criar conteúdos relevantes.

Contudo, muitas marcas já vêm quebrando essa mentalidade e a sua pode ser uma delas. Vem comigo!

A vida e história do Tiktok

Antes de tudo, a gente sabe que o Tiktok vem crescendo cada vez mais, principalmente no nosso país. Afinal, o nada querido presidente americano resolveu banir o app dos Estados Unidos. Ele até começou a investir em uma concorrente da plataforma, a Triller. Inclusive, nossa redatora Débora fez um artigo incrível sobre o assunto.

Hoje, o aplicativo já conta com mais de 500 milhões de usuários e diferente da maioria dos apps em ascensão, o TikTok não pertence a nenhuma empresa de tecnologia do ocidente, mas sim a uma empresa chinesa. Em 2016, com o sucesso dos apps Vine e Musical.ly, a empresa desenvolveu o app Douyin, que uniu o melhor das duas plataformas para distribuir ao mercado chinês. Assim, o sucesso foi tanto, que a empresa decidiu que era hora de expandir para o resto do mundo, e assim nasceu o TikTok.

Ainda existe um preconceito ao redor do app por ter se popularizado mais entre os jovens. Porém, se a gente for parar para pensar, o mesmo aconteceu com o Instagram e Facebook, que hoje contam com públicos bastante diversificados. E como você bem sabe, se uma rede social está fazendo sucesso, pode apostar que as empresas só estão esperando a melhor oportunidade para migrarem para ela. Por isso, bora ver quais marcas estão fazendo um bom trabalho com o TikTok para empresas?

Logotipo do TikTok

O início do TikTok para empresas

O sucesso do app foi tanto que as empresas ficaram de olho e começaram a ousar criando conteúdo para a plataforma. Um ótimo exemplo de ousadia e alegria no TikTok foi da Nestlé, que acreditem ou não, realizou um processo de recrutamento através da plataforma.

Outra marca que viralizou na rede foi a Starbucks, que na época nem sequer tinha uma conta na plataforma. Então, como ela fez tanto sucesso? Através de uma funcionária que ensinava as receitas do local em sua conta. O sucesso foi grande porque fez parecer que era algo feito de pessoas para pessoas, e não de marca para consumidor. Lembra do papo sobre humanização de marca no Reels? Pois é, o mesmo vale para o TikTok.

Lá no Telegram já deixamos uma lista de empresas que vale muito a pena seguir no app, como: Resultados Digitais, Cacau Show, Guaraná e claro Moving Girls (você já segue o TikTok da dominação mundial, né, miga?)

O fato é que essas empresas aproveitaram ao máximo o que a plataforma oferece desde o início, e isso abriu portas para a criação do TikTok Business.

TikTok Business

O TikTok Business é uma ferramenta voltada exclusivamente para anunciantes, que, apesar de ter sido lançada há pouco tempo, já causa um burburinho na internet. Assim como toda mídia, a plataforma precisa ganhar seu dinheirinho, por isso quer atrair ainda mais marcas para dentro do aplicativo e fomentar o TikTok para empresas.

Mulher segurando muito dinheiro

Mas, mesmo sendo uma ferramenta voltada para anunciantes, ela é diferente do que já estamos acostumados a ver como no Facebook e Instagram, porque com o TikTok Business, a empresa quer oferecer aos anunciantes mecanismos que possibilitem “storytellers criativos e envolventes significativamente com a comunidade TikTok” – segundo o comunicado de lançamento.

Inclusive, ao abrir o site da ferramenta, nos deparamos com frases como: “Don’t Make Ads, Make TikToks”. O que já diferencia das outras mídias que focam em vender Ads. A ferramenta ainda não está disponível no Brasil, mas isso não significa que a empresa não tenha planos para os criadores e marcas brasileiras.

Em entrevista para o Canaltech, Rodrigo Barbosa, community manager do TikTok no Brasil, diz que:

 “As marcas que vemos mais bem-sucedidas são aquelas que abraçam a criatividade e a autenticidade da comunidade TikTok.”

Tem motivo mais convincente do que esse, miga? A plataforma também tem buscado explorar conteúdos para empreendedores. Durante, essa semana aconteceu o evento #CriarParaGanhar, com várias lives e participação mais do que especial da rainha da dominação mundial, a Camila. Vem ver esse post incrível da Moving com dicas de como usar o TikTok para o seu negócio!

Bora fazer da sua marca mais uma Tiktoker badalada e multiplataforma!

Publicitária movida a café e memes, apaixonada pelo mercado criativo e digital. Acredito em marcas profundas, com sentido e que conectam, a partir da minha jornada empreendedora, ajudo outras pessoas a alcançarem isso com seus respectivos negócios.

Post a Comment