Top

Plugins WordPress: quais são os melhores para seu blog

Os Plugins WordPress são ferramentas para criar funções em seu blog, que não são nativas no próprio sistema. Assim, seu blog pode ficar ainda mais bonito e com novas funcionalidades que agreguem à sua estratégia. Existem Plugins pagos, mas o WordPress tem uma quantidade infinita de Plugins gratuitos, de ótima qualidade e que melhoram muito a performance na rede. Vamos saber mais sobre os Plugins WordPress, como utilizá-los e quais os mais importantes e legais para ter no seu blog.

O que são plugins wordpress

O que são Plugins e como instalar?

Os Plugins WordPress basicamente são extensões que aumentam as funcionalidades e o potencial do seu blog. Muito mais fácil do que ficar editando linhas e mais linhas de códigos, usar Plugins é anexar um código ao sistema original do seu blog, assim quando um plugin não for mais necessário, basta desinstalar e facilmente remover os códigos anexos, sem mexer em sua estrutura principal.

A maneira mais segura de baixar e instalar Plugins é diretamente pelo seu painel WordPress. Caso opte por utilizar Plugin de fonte externa, atente-se para que seja confiável, pois ele pode vir com malwares que causam danos irreparáveis ao seu blog. Após instalar o Plugin que você precisa, faça testes e veja se ele é compatível com o seu tema WordPress e se ele está funcionando corretamente.

Como instalar Plugins WordPress
Exemplo aba Plugins – Como instalar. Fonte: Painel WordPress Blog Engenheira Empreendedora

Importante: cuidado ao instalar todo tipo de Plugin sem uma real necessidade. Eles podem não ser compatíveis um com o outro, não funcionando corretamente; ou pior: baixar muitos Plugins podem deixar o seu blog muito lento, tornando péssima a experiência do leitor. Para escolher um Plugin, observe as necessidades do seu site e da sua estratégia e qual o seu objetivo em ter um blog, e assim pesquise quais os Plugins podem ter as funções e, então, instale-os.

Por que usar Plugins WordPress?

São muitas as vantagens que o seu blog pode ter ao usar Plugins, como:

1. Variedade

Não importa qual seja a funcionalidade que você precise adicionar a seu blog, existe um Plugin WordPress que atende a ela. As opções de criações e combinações de funcionalidade que agreguem a sua estratégia e objetivos são capazes de tornar o seu blog único e relevante para o seu público.

2. Não precisa ser expert

Você não precisa ser um programador de dados (e nem precisa contratar um) para instalar, configurar e desinstalar Plugins. Tudo é feito com muita facilidade no próprio painel WordPress.

3. Atualizações constantes e gratuitas

Mesmo com Plugins gratuitos, as atualizações são constantes. Diariamente, você verá em seu painel WordPress quais são os Plugins que precisam ser atualizados, quais são as melhorias da atualização e com apenas um clique, seu Plugin estará atualizado, sem a necessidade de pagar para isso.

Os Plugins mais legais para o seu blog

Existe uma infinidade de Plugins e é bem difícil decidir quais usar, por isso eu trouxe para compartilhar com você, miga, uma lista dos Plugins que uso em meu blog, que já testei, analisei e me dão bons resultados.

Yoast SEO

Já falamos aqui no blog que ele é essencial para quem se preocupa com SEO. Ele é uma solução completa de SEO on Page, fornecendo diretrizes e pontos de melhoria nos seus artigos. A versão gratuita já é suficiente para mim.

Akismet Anti Spam

Um dos Plugins mais baixados no mundo, protege seu blog contra spam.

Contact Form 7

Um Plugin de formulário simples. É indicado caso queira deixar aquele campo de contato para que seus leitores mandem mensagens.

GA Google Analytics

Plugin nativo do Google, que fornece as métricas do seu blog. Indispensável se, assim como eu, você acompanha todas as métricas e gosta de analisar e ver o que está dando certo e o que não está.

Pin It Button

Se você usa o Pinterest na sua estratégia, ter esse Plugin pode ser interessante. Ele cria um botão de pinar do Pinterest nas imagens do seu blog, permitindo que os leitores salvem em seus próprios perfis dessa rede as imagens, infográficos e fotos que encontrarem no seu blog.

Redirection

Plugin importantíssimo para que você redirecione as páginas de erro do seu blog (aquelas páginas de erro 404 e 505) para novas páginas ativas.

Pretty Links

Esse Plugin cria novos links com o track do seu domínio e traz informações e métricas de acessos. Exemplo: você quer enviar o seu link de Instagram para alguém, mas em vez de mandar o link que o Instagram fornece, você cria um novo link nesse Plugin, tornando-o personalizado, como por exemplo www.seudomínio.com.br/instagram

Smash Ballon Instagram Feed

Com esse Plugin, você coloca uma prévia do seu feed no seu blog, seja no rodapé e na sidebar. Caso a pessoa que visite o blog ainda não te siga no Instagram, ela consegue ver suas últimas postagens e se quiser, até começar a te seguir por lá, sem precisar sair do seu blog.

Smush

Plugin que reduz o tamanho das imagens do seu blog, melhorando o desempenho e a velocidade dele.

WP Copy Protect

Chega de cópias, né miga? Esse Plugin impede que outros usuários copiem o seu texto.

Elementor

Muito conhecido, esse Plugin é um construtor de páginas WordPress. Através do sistema “arraste e solte” você pode criar páginas para seu blog e fazer landing pages de forma fácil.

Os plugins mais legais para o seu blog

E você miga, tem algum plugin favorito e indispensável? Caso fique com alguma dúvida ou tenha sugestões para acrescentarmos a essa lista, manda seu comentário!

Engenheira de Produção e agora Empreendedora Digital, entendi que podemos sempre nos reinventar! Entre outras coisas, sou estrategista digital e criadora de conteúdo, acredito que o Empreendedorismo Online empodera e transforma o mundo! Conte comigo, quero te ajudar a ser livre e independente construindo seu conteúdo online.

Post a Comment