Top

Pinterest para Negócios: aprenda como criar e configurar a sua conta

Em primeiro lugar, já sabemos que o Pinterest é incrível e funciona como um site de buscas com resultados por imagem. Nele as pessoas salvam em pastas as imagens, chamadas de pins, que consideram interessantes ou servem de inspiração. Contudo, o Pinterest para Negócios tem muito potencial quando usado estrategicamente.

Logo, se você conhece bem a ferramenta, investe tempo e dedicação criando conteúdo específico, o crescimento no Pinterest é bem mais rápido do que em outras redes, refletindo no aumento de alcance do seu site ou blog. Dessa forma, nesse artigo você vai saber os benefícios de ter uma conta no Pinterest para Negócios e como criá-la!

Pinterest Business

Vantagens do Pinterest para Negócios

O Pinterest para Negócios pode ser considerado um gerador de tráfego para a sua empresa. Através dos pins criados, você pode associar um link e direcionar o usuário para o seu blog, site, mídias sociais ou qualquer outro link disponível na internet. Dessa forma, o Pinterest hoje, é a melhor estratégia de marketing voltado para tráfego.

Porém, para ter resultados expressivos, você precisa usar tudo o que o Pinterest tem para oferecer. Nesse caso, a melhor opção é utilizando o Pinterest Business. Com ele você tem acesso a ferramentas importantes como o Pinterest Analytics, que são as métricas do Pinterest, e também a um perfil diferenciado que permite que você tenha links na sua biografia e nos seus pins.

Ter uma conta do Pinterest para Negócios é gratuito. Você pode migrar a conta pessoal que você já tem ou criar uma nova conta e ter todos os recursos corporativos disponíveis para você. Ao criar ou migrar a sua conta, é muito importante que você preencha todas as informações necessárias no perfil, além de adicionar uma foto, localização e outras informações úteis a seus potenciais clientes.

Passo a Passo para configurar conta Pinterest Business

Antes de mais nada, veja no exemplo abaixo um perfil otimizado, com as informações sobre você ou seu negócio, as informações de métricas e também o botão para editar perfil, onde você pode editar todas as informações da sua biografia e reivindicar seu site ou blog.

Pinterest para negócios, exemplo de perfil
Print de perfil no Pinterest Business, com destaque para informações importantes como analytics e editar perfil. Fonte: Pinterest Bianca Engenheira Empreendedora

Imediatamente após clicar em “editar perfil”, você encontrará essa tela exemplificada abaixo. Logo, nas opções do menu lateral você fará as configurações do seu perfil como foto, nome, nome de usuário, sobre você, localização, e-mail, etc.

Editar perfil e informações de perfil no Pinterest Business
Print de edição de perfil no Pinterest Business. Fonte: Pinterest Bianca Engenheira Empreendedora

Em contrapartida, caso você tenha uma conta pessoal, abaixo você encontra o passo a passo para criar uma conta Business ou para migrar sua conta pessoal para Business.

Exemplo de perfil pessoal e configurações para conta Business
Print de perfil pessoal e as configurações para conta Business. Fonte: arquivo pessoal Bianca Sofilio.

Contudo, caso queira migrar a sua conta pessoal para conta Business, siga o passo abaixo:

Passo a passo para migrar conta pessoal no Pinterest para conta Business
Passo a passo de como migrar a conta pessoal para conta Business. Fonte: arquivo pessoal Bianca Sofilio.

Prontinho miga, com esse passo a passo você já consegue ter sua conta do Pinterest para Negócios.

Reivindicando seu site ou blog

Assim, após criar sua conta Business, é muito importante que você faça a reivindicação do seu site ou blog e também das suas redes sociais. Dessa forma, quando você reivindica seu site ou blog e redes sociais, o Pinterest para Negócios reconhece seu perfil como verificado. Isso aumenta a presença da sua marca nos resultados. Essa reivindicação também garante a propriedade nos pins que você cria, mostrando seu nome, foto do perfil e seu site, mesmo quando outras pessoas repinarem seu conteúdo.

Veja abaixo como fazer as reivindicações:

Como reivindicar seu site ou blog no Pinterest
Print de perfil do Pinterest na aba Reivindicar. Fonte: Pinterest Engenheira Empreendedora

Após reivindicar seu blog ou site, o Pinterest irá te fornecer uma metatag que deve ser incorporada no HTML do seu blog, para que eles possam verificar a sua propriedade. Essa verificação pode levar até 72 horas, e você recebe por e-mail o aviso de aprovação. Caso você tenha dificuldade em incorporar a metatag no seu blog, você pode seguir este passo a passo fornecido pelo Pinterest para os mais diversos hosts. No caso das redes sociais, basta você preencher aquelas que você utiliza, com suas informações de usuário, e após o prazo você também será avisada. Após todas as verificações completas, sua aba “Reivindicar” deverá estar como na imagem de exemplo acima.

Logo após essas configurações básicas, você já terá acesso às informações de uma conta profissional. Quanto mais você se dedica em postar pins e engajar com os outros usuários, mais seu Pinterest cresce e as métricas são alimentadas. Com essas informações em mãos, você já terá ideia do que funciona ou não no seu perfil, traçando estratégias para crescer ainda mais seu negócio na plataforma.

Engenheira de Produção e agora Empreendedora Digital, entendi que podemos sempre nos reinventar! Entre outras coisas, sou estrategista digital e criadora de conteúdo, acredito que o Empreendedorismo Online empodera e transforma o mundo! Conte comigo, quero te ajudar a ser livre e independente construindo seu conteúdo online.

Post a Comment