Top

Passo a passo para um planejamento mensal eficiente

Sempre falamos aqui no blog sobre a importância de planejarmos nosso ano e também nosso mês, mas nunca cheguei a falar de fato para você de que forma devemos fazer esse planejamento mensal. Sei que muitas pessoas têm dificuldade quanto a isso e é completamente normal começar, mas não dar continuidade quando não se sabe por qual motivo você está fazendo aquilo.

Você deve entender que o planejamento será feito para te auxiliar a utilizar seu tempo da forma certa e a alcançar aquilo que deseja com mais facilidade.

Nem tudo é regrado a dicas, métodos e ferramentas; ou seja, aquilo que você precisa de fato é sentar a b*nda na cadeira e se planejar. Pensando nisso, resolvi fazer esse post com um passo a passo para quem deseja fazer seu planejamento mensal, mas não sabe por onde começar. Vem ver, miga!

1. Fazer uma revisão mensal

Antes de começar a planejar o próximo mês, é muito importante revisarmos o que já passou. A revisão te faz pensar sobre o que aconteceu e te faz crescer. Como esse não é nosso foco hoje, vou listar apenas alguns tópicos que acho indispensáveis para a nossa revisão:

  • Gratidão (todos os pontos pelo qual você é grata esse mês);
  • Pontos fortes (algo que melhorou muito seu mês);
  • Pontos a melhorar (acontecimentos que não foram tão bons assim, mas você tem o poder da mudança sobre eles);
  • Aprendizados (tudo que você aprendeu de novo e que te impactou significativamente);
  • Pendentes para o próximo mês (melhorias que você deve fazer).

2. Saber bem sobre seus objetivos e metas

Quem me acompanha no meu Instagram sabe que falo muito disso por lá; estou sempre ressaltando a importância de saber aquilo que queremos atingir de fato. E esse pensamento deve estar embutido no seu planejamento mensal, de forma que você consiga destrinchá-lo em pequenas atividades para realizar ao longo dos dias.

Palavra do mês

Muitas pessoas também têm o costume de ter uma ”frase do mês”: aquela que você lê e diz muito sobre o que você quer atingir, te lembra dos teus objetivos e ajuda a te manter no caminho.

Acontece da mesma forma com a palavra: nessa hora você deve se perguntar o que espera desse mês que está se iniciando e de que forma ele impactará na sua rotina e afins. Algumas palavras que podem fazer sentido para você: organização, realização, mudança, resultado, persistência, consistência, liberdade, inovação.

Prioridades

Eu acredito sim que é muito importante termos prioridades na nossa vida, porque mesmo que todas as nossas áreas estejam em equilíbrio, sempre tem algo a que queremos ou devemos nos dedicar mais. Na hora de decidir, isso acaba contando bastante e faz toda diferença para que a gente não precise ”pensar” sobre a nossa decisão.

Por exemplo: se um determinado dia da semana está chegando ao fim, mas você ainda tem duas atividades para realizar e só dará tempo de realizar uma, qual você fará? Bom, é muito mais fácil de decidir entre ir estudar para uma avaliação ou ir para academia. Se o seu foco são os estudos, por exemplo. Prioridades facilitam nossas tomadas de decisões.

Em suma, todo mês eu escolho pelo menos 3 atividades às quais eu quero me dedicar mais; quando vou fazer meu planejamento semanal, uma dessas 3 sempre vai ser minha prioridade; no final do mês, acabo me dedicando para todas as 3 prioridades e ainda sobre um tempinho para caso aconteça algum imprevisto.

Atividades do mês

Na maioria das vezes, faço uma lista voltada em cima das minhas prioridades; pode servir como uma forma de lembrete também! Algum compromisso para o qual você tem hora marcada, uma reunião de que não pode se esquecer ou determinada atividade que precisa realizar até o final do mês, sem falta. Você pode deixar um espaço separado somente para isso e dividir em tópicos se for necessário. Será o seu cantinho do ”para lembrar”.

3. Conhecer os pontos a melhorar

Eu amo esse ponto e acho ele um dos mais importantes: nós devemos sempre estar à procura de mudança e evolução e esse é um dos pontos em que mais notaremos diferença no final do mês. Eu gosto de listar 2 ou 3 pontos que posso melhorar ao longo das semanas e que de certa forma irá me influenciar positivamente.

4. Dar-se uma recompensa

Pensando em uma motivação a mais para a realização das atividades do mês, gosto sempre de estabelecer uma recompensa maior para o caso de eu cumprir todas as atividades. Pode ser algo que você quer há muito tempo, como um final de semana totalmente off, por exemplo.

5. Estabelecer um controle financeiro

Para finalizar, entrando para a parte de finanças agora, deixo sempre um espaço separado para registrar as informações básicas, como: o saldo inicial, o que entrou, o que saiu e o saldo final.

planejamento financeiro mensal


É isso, migas! Seguindo esse passo a passo, será muito mais fácil você fazer um planejamento mensal eficiente, com pontos que realmente possam te ajudar.

Empreendedora catarinense que te ajuda a alcançar seus objetivos através da Organização e Produtividade e te auxilia no Planejamento para que você seja quem sempre sonhou ser.

Post a Comment