Top

Pandemia: produzo ou postergo?

Miga, hoje vim ter um bate-papo com você sobre tudo que está rolando nesse momento. A situação que estamos vivendo não é das melhores. É verdade que no meio de uma pandemia, podem surgir várias situações inusitadas e senti a necessidade real de vir aqui falar com você sobre isso. Sei que muitas pessoas se sentem culpadas por não fazerem ”nada” durante esse período em que ficamos em quarentena e a cabeça de muita gente está divida entre: postergar ou produzir? Minha saúde mental ou minha realização? Você não deve, e nem precisa tomar essa decisão! Já que falo sobre organização, produtividade e todo esse lance do planejamento, não poderia deixar de vir aqui falar sobre isso. Segue o fio.

O que devo fazer durante a pandemia?

As pessoas estão divididas em dois: de um lado, aquelas que dizem ”se você não sair dessa quarentena com alguma habilidade nova, merece a vida que tem”; e de outro lado as pessoas que dizem ”não sou obrigada a ser produtiva, estou vivendo uma pandemia”. Mas afinal, de qual lado ficar? Qual é o lado certo?
Resposta: Nenhum!

Vou te explicar melhor. Às vezes, costumo dizer que nenhum extremo é bom e isso se aplica a esse caso também. Estamos há mais de 4 meses passando por isso e MUITA gente está, de verdade, abalada emocionalmente com isso, enquanto outras, respeitam as exigências, mas não se abalaram. O fato é que, em algum momento desses 4 meses, todos nós tivemos alguma bad vibe. Se você é do time das pessoas que se abalou emocionalmente com isso e simplesmente não consegue produzir, TUDO BEM! Você não é obrigada a ser produtiva 100% do tempo, tire um descanso para você e respeite seus limites acima de tudo. Produtividade não é e nunca deverá ser um fardo.  Se você está passando por um momento como esse, posso te recomendar duas coisas.

Desconecte-se

Pessoas se enchendo de informação em plena pandemia

Em plena pandemia, em que as informações do mundo todo estão na palma da nossa mão, torna-se muito difícil não ficar à mercê disso. Não precisa ficar sem saber nada e abominar qualquer informação que chegue até você sobre isso. Mas, recomendo tirar um tempo e não ficar consumindo conteúdo loucamente, 24 horas por dia e querendo saber todas as atualizações sobre o vírus. Isso só vai encher a sua cabeça e vai começar a te deixar cada vez mais preocupada. Então, desconecte-se um pouco!

Ocupe-se

Além disso, você também pode ocupar seu tempo com outra coisa que não necessariamente envolva ”produzir”. Faça algo de que você gosta, comece um hábito que queria iniciar há tempo, fique assistindo a séries, ouça sua playlist preferida, tire um tempo para você. Costumo dizer que quando estamos mal, temos que ter nosso momento de descarga emocional para depois retomar as atividades aos poucos. Por isso, não fique se cobrando quanto a isso! Quando você se sentir preparada e achar que está melhor emocionalmente, pode retomar a rotina aos poucos, no seu devido tempo!

Devo produzir durante a pandemia?

Se você não se abalou emocionalmente com isso e está se sentindo culpada por fazer suas obrigações, não fique! Acredito que tudo deve ser feito da melhor forma para você e, como tinha falado, nenhum dos dois extremos é bom. Então, se você se sente à vontade em produzir, não tem problema nenhum! Você pode e deve continuar. Se isso ocupa a sua mente e faz você se sentir melhor, não há problema.

No entanto, temos a seguinte questão: a pandemia pegou todos de surpresa e cada pessoa reagiu de uma forma diferente. Algumas pessoas negativamente e outras nem tanto. Se você se sente com inspiração para produzir, continue! Se você está com muitas reflexões na cabeça no momento, dê uma pausa e retorne quando se sentir melhor. Não é sobre quem alcança mais objetivos em uma pandemia, é sobre a sua saúde mental.

Para finalizar, tenho um vídeo muito bom que vai tranquilizar seu coraçãozinho se estiver preocupada com tudo que está acontecendo.

Espero que você possa alcançar tudo aquilo que deseja! Então, cuide-se, use máscara e não esqueça o álcool em gel.

Empreendedora catarinense que te ajuda a alcançar seus objetivos através da Organização e Produtividade e te auxilia no Planejamento para que você seja quem sempre sonhou ser.

Post a Comment