Top

Padrão de beleza russo: Sai pra lá, tô ótima assim!

Antes de mais nada, vamos comemorar: o movimento feminista russo #СоМойВсёТак (se lê: Sa mnoi vicie tak, e significa #TudoEstáBemComigo) completa 1 ano! À primeira vista pode parecer somente uma #. Contudo, em outubro de 2019 essa # gerou uma nova onda contra o padrão de beleza e tomou conta das redes sociais da Rússia: milhares de mulheres postaram selfies mostrando suas espinhas, celulites e quedas de cabelo como forma de protesto e desafio ao padrão de beleza russo. UHULLLLL!!! A mulherada do movimento diz que a exigência de um padrão quase surreal é o combustível para a baixa autoestima e distúrbios alimentares.

Print do video de divulgação da campanha contra padrão de beleza #SoMnoyVsyoTak
Print do video de divulgação da campanha contra padrão de beleza #SoMnoyVsyoTak. Foto: Arquivo pessoal

Padrão de beleza #СоМойВсёТак

A #СоМойВсёТак foi um movimento iniciado por uma adolescente russa que lutava contra a anorexia. Assim, o projeto foi uma forma de resistir às pressões irrealistas sobre mulheres e meninas para parecem perfeitas. “A Rússia é um país muito patriarcal, onde padrões rígidos de beleza e vergonha do corpo são uma realidade diária”, diz Janete Akhilgova, consultora russa do grupo de direitos das mulheres Equality Now, para o The Guardian.

Bem como, espera-se que as mulheres na Rússia se vistam para atrair os homens, dizem as feministas. Assim, no guarda roupa “tradicional” de uma mulher russa não podem faltar saias, vestidos e sapatos de salto. Em suma, essa atitude só acentua o estereótipo antiquado de gênero: mulher fazendo “coisas de mulher” e homem fazendo “coisas de homem”. AFFFFF…

GIF Sem noção

Contudo, a abordagem da questão do gênero vai muito além de espinhas, celulites e roupas. Na Rússia, essa ideia de “mulher sendo mulher” levou a uma lei que DESCRIMINALIZA, ou seja, passa a não entender como crime, a violência doméstica que não requer tratamento hospitalar. Essa lei entrou me vigor em 2017! Sim, miga, 2017! Ou seja, segundo a lei, tá tudo bem a mulher apanhar do marido, desde não apanhe o suficiente para ter que ir parar no hospital. É AFFFF atrás de AFFFF, hein, miga!

Juntas somos infinitamente mais

Ainda assim, em uma tentativa de mudar a forma como as mulheres são vistas na Rússia, a jovem influencer Natalia Zamlianukhina pediu para os seus 1 milhão de seguidores para tomarem uma atitude. Conhecida no Instagram por @Tysya, Natalia sugeriu que as pessoas postassem fotos de si sem maquiagens com a #СоМойВсёТак, com o objetivo de mostrar que todos os corpos são certos e bonitos.

“Meninas que não são magras, têm acne ou traços diferentes aos do padrão são freqüentemente perseguidas na escola e pressionadas a fazerem dietas”, disse Natalia ao Thomson Reuters Fundation. Atualmente, a hashtag conta com mais de 9 mil publicações. Além disso, o vídeo que apresenta modelos com cicatrizes, queimaduras e outras marcas físicas reúne mais de 1 milhão de visualizações e centenas de comentários.

Modelos da campanha contra padrão de beleza russo
Modelos da campanha contra padrão de beleza russo. Foto: Arquivo pessoal

A positividade corporal continua

Igualmente, seguindo a luta contra o padrão de beleza, a fotógrafa e ativista da positividade corporal Miliyollie lançou em Agosto de 2020 uma séries de fotos com o objetivo de desafiar a percepção da beleza russa. A fotógrafa buscou instigar a beleza como um preconceito cultural que pode ser libertador e inspirador, mas também opressor e restritivo. Além disso, o padrão de beleza divide as pessoas em dignas ou não dignas de amor e admiração, de acordo com a ativista. Assim, a proposta do ensaio foi mostrar jovens fora do padrão de beleza russa e expor os “defeitos” de beleza de cada um.

Fotos da ativista corporal Miliyollie.
Fotos tiradas pela ativista corporal Miliyollie.

“Sou ativista e fotógrafa da positividade corporal, e acredito que a diversidade visual pode nos ajudar a nos aceitar e amar, e a nos tornarmos mais tolerantes como sociedade. É importante mostrar o seu corpo real: com suas falhas dobras, poros, cabelo, gordura, variações de tom de pele e manchas, deformações e membros faltando. (…) E embora a mídia continue promovendo apenas um único padrão de beleza, nossos próprios corpos são nossa principal arma de resistência.””,

diz Miliyollie para o jornal Calvert.

Enfim, miga, quero saber o que você achou dessas iniciativas na Rússia para questionar o padrão de beleza.

Você acha que no Brasil a forma como as mulheres e homens tratam o padrão de beleza feminino está bem resolvido ou acredita que iniciativas como essas também precisam fazer parte do cenário brasileiro?

Quer conhecer mais mulheres russas poderosas que estão fazendo a diferença, né, sua safada? Então vem!

Genises Azevedo, mas pode me chamar de Gê. Psicomotricista, especialista em Consciência Corporal e estudante de Medicina. Correspondente Moving Girls diretamente do interior da Rússia.

Post a Comment