Top

Organização, produtividade e planejamento: entenda a diferença

Você está sempre em busca de um planejamento ideal, mas não consegue parar para pensar nos mínimos detalhes e acaba consumindo uma enxurrada de conteúdo sem entender de fato qual o significado de todos os termos usados no universo dos negócios. Pensando nisso, nesse post vou te explicar a diferença entre organização, produtividade e planejamento. Vamos lá?

Organização, produtividade e planejamento

Organização

De uma forma descomplicada, organização é quando você estrutura, ordena e arruma algo. Quando pesquisamos no Tio Google a palavra ”organizar” ele vai te dizer que é ‘’pôr em ordem aquilo que já existe’’, ou seja, quando você pega suas ideias ou alguma coisa e encontra uma forma melhor de ordenar aquilo.  

Um exemplo clássico é a organização de um ambiente físico. Pense comigo, se você vai arrumar seu guarda-roupas é porque suas roupas estão desorganizadas, certo? O ato de você pegar essas roupas e colocar elas em seus devidos lugares é o que chamamos de ”organizar”. Claro que isso inclui outras coisas além de ambientes físico, como organizar sua semana, seu mês, suas anotações ou até suas ideias.

Produtividade

Quanto a produtividade, ela está ligada a qualidade do que você produz, o resultado ou o meio daquilo que é produtivo. É o seu ”como”: como gerenciar suas ideias, sua casa, seu mês, sua vida e afins.

Organização, produtividade e planejamento

Sabe aquele dia em que você acorda inspirada? Arruma a casa, ouve uma música, trabalha um pouco, estuda e faz tudo o que queria produzir no dia? Ao final dele você termina aliviada com o pensamento de ”Ufa! Esse foi um dia muito produtivo!”.

Sabemos que, o que estava sendo feito ao longo do seu dia e todo o processo para organizar suas coisas é o que denominamos de produtividade. Isso quer dizer que você estava produzindo e não apenas procrastinando.

Planejamento

Agora, suponhamos, que toda essa rotina – arrumar a casa, trabalhar, estudar – você seguiu de acordo com aquela listinha que você fez no dia anterior. Isso é o que chamamos de planejamento. Ou seja, quando estabelecemos prioridades, definimos o que vamos fazer ao longo do dia e nossos compromissos. Planejamento nada mais é quando você organiza todo o seu dia para poder ter uma melhor gestão de tarefas.

Planejamento vai muito além de uma lista para organizar seu dia. Afinal, você pode fazer um planejamento a longo prazo (10 anos ou mais), médio prazo (2 a 5 anos) e curto prazo (até 1 ano). É fato que tem muita coisa envolvida antes de chegar no seu planejamento diário, muitos objetivos a serem pensados e prioridades a serem estabelecidas. Nesse momento você não deve pensar que é um bicho de 7 cabeças não, viu? Você só precisa separar um tempinho ao longo da sua semana para poder estabelecer algumas coisas e ter uma conversa com você mesma. 

Em suma, organização é quando colocamos nossas coisas em ordem; produtividade é o processo por trás da sua produção e planejamento é quando você faz uma preparação e estabelece alguns métodos para ser produtiva. 

Por fim, para saber mais sobre organização, planejamento e como otimizar seu tempo, indico esse vídeo. Não é tão difícil, né? Espero que tenha esclarecido de vez as suas dúvidas quanto a isso!

Empreendedora catarinense que te ajuda a alcançar seus objetivos através da Organização e Produtividade e te auxilia no Planejamento para que você seja quem sempre sonhou ser.

Post a Comment