Top

Organização: faça o teste e descubra em qual fase você está

Algo que sempre falo é que o reconhecimento é o primeiro passo para a mudança: se não soubermos que estamos errando e onde estamos errando, nunca vamos poder corrigir e, consequentemente, melhorar e crescer. Isso é muito pertinente no mundo da organização e do planejamento, já que se você não souber fazer direito terá que repetir o processo duas vezes, ou então, ficará batendo na mesma tecla sem evoluir durante muito tempo. E a real é que – às vezes – todo mundo precisa de um choque de realidade, né? Aquele que te faz acordar para a vida e evoluir. Pensando nisso, eu trouxe um teste para você descobrir em qual fase da organização você está. Vem comigo que vou te explicar melhor!

let's go! Vamos descobrir em qual fase você está.

Como saber em qual fase da organização você está?

Sabe aqueles testes de personalidade que você faz quando está rolando a timeline do Facebook e decide que quer matar um tempo? O processo do quiz é o mesmo. Então, fiz um teste personalizado e prontinho para você que quer descobrir em qual fase da organização está, de uma forma bem prática e didática. A intenção do teste é que você possa reconhecer qual é seu nível e qual é o próximo passo para evoluir, o que deve fazer de melhorias e de que forma deve fazer. O teste é totalmente gratuito e só leva uns minutinhos do seu dia para ser feito. Lembre-se sempre: o primeiro passo para a mudança é o reconhecimento!

clique e descubra em qual fase da organização você está

Vamos saber um pouquinho mais sobre cada fase?

Fase 1

Ixii, esse não é um bom resultado. Isso quer dizer que você está em uma fase da vida com muitas pendências acumuladas e totalmente desorganizada. Agora é hora de sentar a bund@ na cadeira e mudar isso tudo. Se você é o tipo de pessoa que leva o planejamento e a produtividade como um fardo, já passou da hora de parar. Nenhum dos dois tem que ser um fardo, eles têm que te trazer bons resultados e te fazer prosperar.

Isso não pode ser uma cobrança e se tornar algo ruim, tem que te trazer liberdade. E é justamente por isso que prezo tanto pelo planejamento; quem não quer ter um tempo para descansar sabendo que todas as suas pendências estão em dia? Quem não quer ter a liberdade de fazer aquilo que deseja? Isso te faz produzir mais em menos tempo e só te traz resultados positivos. Agora que você já reconheceu em qual fase está, é hora de subir de nível, de melhorar nem que seja 1% a cada dia, para poder evoluir 100% lá no final do ano. É hora de crescer e de mudança!

Fase 2

É, não é a melhor das fases, mas poderia ser pior. Você está em uma fase decisiva em que vive aos extremos. De um lado, você quer se organizar, já entendeu a importância disso, mas tem preguiça de começar. Fica sempre postergando as atividades que tem para fazer e depois quer correr atrás do prejuízo. Agora é hora de você começar a controlar suas pendências e iniciar um bom planejamento. Nada que um conjunto desses 3 (organização, planejamento e produtividade) não sejam capazes de mudar na sua vida. Acredite neles! Hora de deixar a preguiça de lado, focar naquilo que realmente importa para você e que irá te fazer crescer exponencialmente.

De outro lado, você pode ter largado a preguiça, mas esqueceu que não deve só correr atrás de zerar suas pendências agora; esqueceu que existe um amanhã e que precisa planejar o seu futuro (e, como diz o bom e velho ditado, “ele só depende de você”). É muito bom ter sua rotina organizada e não ter nenhuma atividade pendente, mas você precisa saber para onde irá caminhar e para onde deve seguir. É o que sempre dizem: velocidade é importante, mas de que adianta se você não está no caminho certo?

Fase 3

Olha, temos um progresso aqui, hein? Eu sempre digo que essa é uma fase da organização ”neutra”, não é bom nem ruim, é o nosso meio-termo. Muito provavelmente você já tem uma boa organização, tem suas pendências controladas e tem um plano de futuro intacto. Mas, não executa. A questão é que muitas pessoas acreditam que a ação ou o planejamento é mais importante; só que a real é que os dois precisam caminhar juntos, os dois precisam estar lado a lado para fazer a carroça andar.

Pensa comigo: de que adianta você sair fazendo tudo de forma super impulsiva e depois ter que voltar lá atrás para consertar a c@g@d@ que você fez? Da mesma forma, eu te pergunto: de que adianta planejar, planejar, planejar e nunca executar? O planejamento não vai sair do papel e se fazer sozinho, você precisa executar tudo aquilo que almejou. É muito importante sim termos essa visão do futuro para que possamos saber qual caminho devemos seguir. Só não durma no ponto!

Fase 4

Essa é uma ótima fase! Quer dizer que você está investindo em seus objetivos e correndo atrás do seu sucesso. Você tem suas pendências controladas, está sempre procurando desafios novos e correndo atrás daquilo que quer.
A graça da vida é que podemos nos reinventar e sermos quem nós queremos ser, o tempo inteiro, temos liberdade para isso e nessa fase você pode até ter atingido aquilo que tanto almejou com seu planejamento, mas você se replaneja, recalcula a rota e faz algo mais ambicioso ainda. Parabéns!

Se você está nessa fase, arrasou!

Fase 5

Independência, vida organizada, com seu principal objetivo de vida atingido. É.. nada mal! Essa é para poucos e apenas para as mais ambiciosas! Independência e vida organizada já dá um trabalho e tanto, agora atingir seu principal objetivo de vida? É um tanto quanto realizador. Se você chegou nessa fase não quer dizer que não tem mais para onde crescer, muito pelo contrário, nós sempre podemos crescer e aprender algo novo todos os dias. Então, busque por coisas novas e crie novos desafios. Já que você tem sua independência e uma vida organizada nada melhor do que aproveitar isso e atingir cada vez mais objetivos, né?

Um lembrete

Para finalizar, é importante falar que a organização será sua grande aliada, se você souber usá-la a seu favor. Lembre-se de que isso deve te trazer liberdade e não se tornar um fardo e ser visto como algo ruim. Agora é hora do reconhecimento para que a mudança possa vir logo depois. Espero que, cada vez mais, você suba sua fase da organização, miga!

Bom teste!

Empreendedora catarinense que te ajuda a alcançar seus objetivos através da Organização e Produtividade e te auxilia no Planejamento para que você seja quem sempre sonhou ser.

Deixe-nos um comentário, miga!