Top
A importância do ócio criativo para empreendedoras

Ócio criativo e sua importância para empreendedoras

Miga, hoje quero falar com você sobre o ócio criativo. É normal a gente pensar que empreender é apenas sacrificar todo o nosso tempo e energias sem ter um momento de descanso, afinal, a gente aprende que precisa ser produtiva o tempo inteiro, mas não é bem por aí, viu?

Mulher dizendo "Nada de Síndrome do túnel do carpo para essa garota produtiva" com tipoias nos braços por causa da produtividade e falta de ócio criativo

Para cuidar da nossa empresa como ela merece, também precisamos cuidar do nosso corpinho e da nossa saúde mental. É nesse caso que o ócio é tão importante.

Sobre ser produtiva o tempo todo

Me conta: você sente que precisa ser produtiva constantemente, se não o seu dia não passou de uma grande perda de tempo? É comum a gente se sentir mal em dias em que não somos um exemplo de produtividade, e depois disso a gente acaba se culpando e pensando que poderia ter dado mais de nós ao trabalho e ao mundo. Sabe aquele sentimento de querer ser a funcionária do mês da nossa própria empresa? Pois é!

Ou seja, além de se cobrar para ser extremamente produtiva e competir consigo mesma para ver quem entrega mais, no fim, você se maltrata exigindo cada vez mais de si mesma. E sabe o que é pior? Você se sente exausta, e não entende o porquê de estar bloqueada e improdutiva.

Mas eu tenho um segredo pra te contar, miga: você não é um robô incansável, né? Amor próprio não é apenas sobre bodypositive e transição capilar, também é sobre saber respeitar seu tempo e seus limites.

O que é ócio criativo e por que ele é importante?

Antes de mais nada, preciso dizer que ócio não tem nada a ver com preguiça ou procrastinação, mesmo assim há quem relacione os dois.

Gatinho deitado na cama com preguiça, ócio criativo não é preguiça ou procrastinação

E ao contrário do que muita gente pensa, não se refere apenas às atividades criativas; na realidade, o ócio criativo é o período de tempo que você dedica ao seu lazer, descanso, diversão e aprendizado. O termo foi criado pelo sociólogo italiano Domenico De Masi, que acredita que essa é a natureza do ser humano. Olha o que ele fala sobre esse tema nesse vídeo:

O ócio criativo tem como intenção fazer com que você possa equilibrar o lazer com o trabalho, o resultado é que mente descansada produz melhor, com mais qualidade e criatividade. E sabe aquele problema que você tanto quer resolver e não sabe como? A resposta pode chegar no momento em que seu cérebro está relaxado e feliz.

Vale lembrar que esse não deve ser um momento para você relaxar pensando nas milhões de atividades que você vai fazer e entregar depois, miga! Mas sim, para você se desprender do pensamento de que isso vai proporcionar algum milagre além do descanso. Portanto, foque em recarregar suas energias de peito e mente abertos. Desacelere.

O que fazer durante seu momento de ócio criativo?

Agora que eu expliquei tudo isso sobre o ócio, você está se perguntando o que fazer durante esses momentos, né? (Eu espero que você não esteja pensando em “trabalhar um pouquinho mais”).

Existe uma teoria que precisamos ter 5 hobbies para ter uma vida saudável e feliz:

  • Aquele para fazer dinheiro;
  • Um para te manter saudável;
  • Para permanecer criativo;
  • Que permita construir conhecimento;
  • E um para aumentar sua mentalidade.

Contudo, talvez você não tenha tempo hábil para 5; ou talvez você tenha um hobby que te proporcione um ou mais dos resultados acima. Mas é legal tentar incluir na sua rotina de ócio as atividades que você conseguir. Pense naquilo que te faz bem e te preenche. Nos meus momentos de ócio eu tomo um cafezinho, pratico yoga, assisto Friends e dedico esse tempo à minha família.

Gatinho praticando yoga no seu momento de ócio criativo

Por fim, quero deixar com você o episódio Ócio Criativo #35 do podcast Angu de Grilo:

E ainda a entrevista do criador do conceito, Domenico, para o programa Conversa com o Bial.

Não esquece, miga, descansar também é importante!

Publicitária movida a café e memes, apaixonada pelo mercado criativo e digital. Acredito em marcas profundas, com sentido e que conectam, a partir da minha jornada empreendedora, ajudo outras pessoas a alcançarem isso com seus respectivos negócios.

Comments

  • Juh da planeje
    29 de outubro de 2020

    Nossa tinha a ideia que ócio criativo é ruim, Adorei que Babado esse post

    • Moving Girls
      30 de outubro de 2020

      Viu como ele é importante, miga? Então, já pode começar a praticar 😉

Post a Comment