Top
Anitta na Série Documental Vai Anitta

O que podemos aprender com a série documental Vai Anitta?

Oi, miga! Estou de volta pra falar sobre tudo que podemos aprender com a primeira temporada da série documental Vai Anitta. Lembrando que não tem nada a ver sobre você não gostar das músicas, ou dela no dia a dia. Aqui, vamos falar sobre o documentário e sobre ela na visão empreendedora e de negócios. Vamos lá?

Vai Anitta

A série documental Vai Anitta foi lançada em 2018 pela Netflix, e mostra os bastidores do processo criativo e profissional da cantora Anitta. Dividido em 6 episódios, conseguimos acompanhar como a artista, que nasceu no Rio de Janeiro, conseguiu conquistar seu espaço na indústria musical, e como foi o início na carreira internacional.

Os episódios da série documental Vai Anitta falam desde quando ela postou seu primeiro vídeo amador na internet, até sua preparação para o projeto Checkmate, que lançou 1 videoclipe por mês, com músicas em português, em inglês e em espanhol.

Capa da Série Documental Vai Anitta
Capa da Série Documental Vai Anitta (Reprodução/Netflix)

1. Não desista por causa dos “nãos”

Nem tudo foi fácil para Anitta. No documentário, conseguimos acompanhar algumas reuniões de que a artista participava para buscar parcerias, falar sobre seu trabalho e poder ter a oportunidade de começar lá fora. Mas, várias reuniões não deram resultados. Mesmo ficando triste, frustrada, a cantora continuou até encontrar alguém que acreditasse no seu potencial.

Não desista na primeira vez que algo der errado, nem todo mundo irá acreditar em você, ou às vezes, a pessoa não está na mesma vibe que você. Se você acredita no seu negócio, com certeza alguém irá acreditar.

2. Comece com o que tem

Anitta postou um vídeo na internet de forma amadora com um desodorante na mão como se fosse um microfone e cantou. O vídeo está sem qualidade e nenhum um pouco profissional, mas foi ali que ela começou a se expor. Eu sei que a estética influencia muito na hora de criar conteúdo, mas se você quer produzir algo, mas não tem os equipamentos necessários, veja o que tem ao seu alcance e comece.

Você não precisa necessariamente iniciar seu projeto 100%, você pode adaptar de acordo com o que tem e ir evoluindo com o tempo e as experiências, tá? Só não deixa de começar.

3. Não pare de estudar e de aprender

Anitta fala inglês e espanhol, além do português, e hoje ela colhe os frutos de saber falar essas línguas. Além de trilíngue, Anita hoje gerencia sua própria empresa, e precisou se especializar na área para poder entender como tudo funcionava. A questão não é você cursar administração, ou entender inglês ou espanhol, mas sim não parar de aprender e adquirir novos conhecimentos.

O mercado está se reinventando todos os dias, e você não pode ficar para trás. Além disso, para se destacar, você precisa sempre saber de algo a mais. E estar sempre aprendendo mantém a mente ativa, né?

4. Nem sempre você vai ter tempo para os amigos e família

Doce ilusão se você pensa que depois que começar a empreender vai ter controle sobre seu tempo. Pelo contrário, muitas vezes você vai precisar abrir mão de vários momentos por conta do seu negócio. Mas calma, não quero te assustar. Não é uma situação permanente. Mas você precisa estar ciente disso.

No documentário Vai Anitta esses momentos ficam em evidência. A falta de tempo da artista, todos os seus projetos acabam fazendo ela passar longos períodos longe das pessoas que ama, mas tudo isso é consequência do que ela busca alcançar.

Mas não esquece de sempre organizar sua agenda, para que você consiga aproveitar o máximo de tempo que conseguir, tá?

5. Críticas vão surgir independente do que você faça

Se você acha que estará imune a críticas, você está muito enganada. O documentário Vai Anitta mostra o tempo inteiro o quanto a mídia está preparada para criticar qualquer passo em falso da cantora. Fala da roupa, da música, dos amigos, dos relacionamentos, tudo vira pauta na hora de falar mal.

Não dá para agradar 100% todo mundo, né? Ninguém gosta de ser criticado, e com certeza você vai precisar saber lidar de uma forma que não atrapalhe seu desempenho profissional. Continue trabalhando e dando seu melhor para quem gosta e precisa do seu trabalho.

Gif de Anitta

6. Saia da sua zona de conforto

Anitta fez nada mais nada menos do que um clipe ao vivo no seu aniversário. Essa experiência era algo completamente nova aqui no Brasil e ela resolveu se arriscar e inovar. Foram poucos dias de produção, desde toda a estrutura do cenário, que rolou na casa dela, até as coreografias. Tudo estruturado para sair conforme o combinado.

No caminho, muitos imprevistos aconteceram, mas, no final, deu tudo certo. O que mais chamou atenção é que, quando Anitta teve essa ideia, ela falou que queria sair da zona de conforto e criar algo novo, sentir novamente o frio na barriga que há muito tempo ela não sentia.

Às vezes, estamos tão acomodados com a situação em que nos encontramos, que não nos permitimos inovar. Mas sentir toda a adrenalina de algo novo é muito bom para impulsionar nossa criatividade e vermos o quanto somos capazes de produzir algo diferente. Testa sair da sua zona de conforto uma vez e me conta quais sensações você sentiu.

Anitta no clipe gravado em casa (Vai Anitta)
Anitta no clipe gravado em casa (Reprodução/Instagram)

Anitta é ou não é uma referência de negócio? Independente das músicas que ela canta, ou de como ela é na vida pessoal (o que não podemos separar da profissional), ela tem uma visão muito grande sobre empreender e sobre como quer ser vista por quem a acompanha.

Lembrando que já fizemos várias análises como o filme Joy: O Nome do Sucesso, que podem complementar o texto.

Me conta, você já tinha assistido ao documentário Vai Anitta?

Jornalista paraibana, se especializando em Neuromaketing e idealizadora de uma revista que vê no feminismo a esperança do mundo, lutando para que mulheres reconheçam seus espaços e se sintam livres.

Post a Comment