Top
O-que-esta-te-impedindo-de-criar-Parte-2

O que está te impedindo de criar? Parte 2

Já que no início de outubro fizemos um artigo sobre 4 fatores que podem estar de impedindo de criar, decidi trazer mais 3 itens que prejudicam nossa criatividade e produtividade, afinal os que abordamos anteriormente não são os únicos fatores.

Menina desapontada por haver mais três fatores que estão te impedindo de criar

Antes de mais nada, vale lembrar que todos esses fatores são baseados em fatos reais (experiências minhas), e que podem ou não afetar você também. Você já parou para pensar o que te bloqueia? Depois de ler esse artigo, comenta para gente qual fator mais tem atrapalhado a sua criatividade.

Os 4 primeiros fatores

Só para relembrar, no outro artigo abordamos os seguintes tópicos:

  • Comparação
  • Perfeccionismo
  • Autocrítica
  • Ciclo Menstrual

Você provavelmente sabe o que cada um significa, mas entende como eles prejudicam sua criatividade? Sim, até mesmo o ciclo menstrual pode interferir! Afinal, é comum nos sentirmos mais ativas e produtivas em determinados dias e mais “exaustas” em outros, tudo isso graças ao ciclo que vivemos todos os meses.

Já a comparação, o perfeccionismo e a autocrítica, são fatores mais difíceis de debater, pois é comum que a gente também ouça o lado romantizado deles, onde é legal ter e repetir esses padrões. Mas aqui, estamos falando do quanto eles podem ser prejudiciais à nossa criatividade e saúde mental.

+ 3 Fatores que estão te impedindo de criar

Eu detesto ser portadora de más notícias, mas entender todos esses fatores foi, sem dúvidas, uma virada de chave para mim. Pois assim, eu consigo avaliar meus sentimentos e contorná-los em favor da minha criatividade. Espero que te ajude também!

1. Medo

Você já teve medo, miga? Claro que sim, né! Entendo que fica um pouco difícil de compreender sobre o que eu estou falando exatamente. Mas aqui, quero abordar de forma geral, afinal o medo pode ser resultado dos fatores sobre os quais já conversamos.

Mas afinal, o que exatamente é o medo? Na realidade, ele é a sensação de perigo, sendo que pode ser real ou imaginário. Ou seja, assim como a nossa criatividade, o medo também pode ser fruto da nossa imaginação.

Bob Esponja fazendo gesto mostrando o que é imaginação, e que o medo pode ser fruto dela.

Quando falamos de empreender e criar para internet, é comum que surja o medo de errar, de se expor, de ser julgada ou até desmascarada (falaremos sobre isso mais abaixo). Nesse sentido, quando nos entregamos para ele, impedimos que nosso projeto/empresa seja tudo o que eles têm potencial para ser.

Por isso, recomendo que você respire fundo e deixe de se afetar pelos fatores externos; infelizmente, existem situações que podemos controlar e outras que não estão ao nosso alcance. Ser vulnerável também tem seu lado bom!

2. Ansiedade

Se você é uma mulher e tem entre 12 e 50 anos e não tem ansiedade, quero dizer que está no planeta errado. Brincadeiras à parte, esse assunto é realmente sério. Segundo a Uol Universa, “mulheres são duas vezes mais propensas a desenvolver transtornos de ansiedade do que os homens”. E quem nos dera fossem só os hormônios que desencadeassem isso, sabemos bem que as questões sociais também nos afetam (e muito!).

Porém, é com muita alegria que posso dizer que ansiedade tem tratamento sim, inclusive no nosso guia prático da saúde mental para empreendedoras, a nossa Psi Andressa deu várias dicas de como amenizar os sintomas da ansiedade.

Mulher ansiosa ao saber que a ansiedade pode estar impedindo de criar

Ser ansiosa é sofrer por antecipação, por algo que ainda não aconteceu, mas que a gente imagina que vai dar m*rda quando acontecer. Resultado: “melhor eu não criar, assim eu evito as consequências no futuro”. Mas sabe o que mais você evita? Mostrar ao mundo o quão incrível você e suas ideias são!

3. Síndrome da Impostora

Tem como falar de criatividade, sem falar da maior forma de autossabotagem que existe? Inclusive temos um artigo específico sobre o tema e até realizamos uma pesquisa, para saber de você, miga, se sofre ou já sofreu de Síndrome da Impostora.

Apesar de ouvirmos bastante sobre ela, não é uma síndrome comprovada cientificamente, e segundo a Psi Andressa:

Acreditar que em algum momento alguém vai descobrir que você não é aquilo que diz ser; se achar muito menos do que realmente é; ter a sensação de que está sendo falsa ou escondendo algo; sentir que não é merecedora do lugar que conquistou, por mais que se empenhe; ou que nunca é boa o suficiente; que não merece; que a qualquer hora vão descobrir que na verdade você não sabe de nada. Essas são as principais sensações relacionadas ao que conhecemos como Síndrome da Impostora.

Quando nos sentimos assim, precisamos identificar o porquê desses sentimentos. Reconhecer seu valor, sua trajetória e todas as suas conquistas até hoje é importante, miga. Você não é uma fraude, você tem muito para oferecer ao mundo.

Mulher fazendo gestos carinhosos para leitora que tem síndrome da impostora

Definitivamente esse é um assunto denso, mas necessário. Nós sempre reconhecemos quando estamos em um bloqueio criativo, mas não avaliamos o que vem nos impedindo de criar.

Por fim, miga, lembre-se que reconhecer suas vulnerabilidades é importante, assim a gente se reeduca e se trata com mais amor e compaixão. Somos nossas maiores críticas, quando, na verdade, devemos ser nossas maiores apoiadoras!

Publicitária movida a café e memes, apaixonada pelo mercado criativo e digital. Acredito em marcas profundas, com sentido e que conectam, a partir da minha jornada empreendedora, ajudo outras pessoas a alcançarem isso com seus respectivos negócios.

Post a Comment