Top

O que é Copywriting?

É comum vermos na internet o termo “Copywriting”, mas afinal o que significa? Copywriting, ou apenas Copy, é uma estratégia de produção de conteúdo, focada em convencer o leitor a realizar uma ação.

Em suma, Copy é a habilidade de usar palavras para expressar ideias e convencer o consumidor, escrevendo textos persuasivos, com gatilhos mentais que despertem o interesse, objetivando conversão. Copywriting é um dos métodos de escrita mais eficazes no marketing! Porém, não é tão simples quanto parece. Chamar a atenção do leitor exige uma redação que apele aos seus desejos e que sutilmente, entregue uma oferta que atraia.

O que é Copywriting

Escrever uma boa Copy, vai muito além do que seu negócio é e representa dentro do mercado. Está relacionada com a real compreensão de quem é seu público-alvo e a elaboração de conteúdos que conversem diretamente com eles.

As mídias sociais têm sido um ótimo local para envolver seus clientes através de palavras. Vemos Copywriting em todo lugar na internet: em sites, blogs, páginas de captura, redes sociais, e-mails. Se você quer que as pessoas que te acompanham, em algum momento se tornem clientes, o conteúdo que você escreve é uma estratégia de copywriting.

Qual o objetivo do Copywriting?

O principal objetivo do Copywriting é levar o seu consumidor à compra. Seu principal elemento é a CTA (Call To Action), em outras palavras, chamada para ação. Isso significa que ao longo de toda a jornada de decisão/compra do consumidor, será necessário que ele seja levado a tomar uma atitude, seja assinar uma newsletter, baixar um e-book, ir para o blog ou qualquer outra ação pensada estrategicamente.

É através de técnica e conteúdo que o consumidor é cativado pelo seu negócio e levado a tomar decisões. Trata-se de educar sua persona, deixando claro que seu produto/serviço é a melhor solução para suas necessidades.

Copy e Persuasão

O Copy já foi alvo de críticas, por parecer uma manipulação, uma vez que são utilizadas técnicas como gatilhos mentais. Mas, isso é uma interpretação errônea, uma vez que ao escrever um e-mail para uma lista de clientes, por exemplo, a grande maioria das empresas se atenta aos limites e bom senso, justamente para transformar essas pessoas em clientes e não os afastar.

Dentro desses limites e boas práticas devemos destacar que o que jamais se deve fazer é a publicidade enganosa, apresentando falsas promessas ou informações inconsistentes que retiram a clareza e o poder de escolha do consumidor. É preciso ter sempre em mente que o propósito de uma Copy é ter uma conversa amigável e franca com seu público, estreitando laços.

Copywriting, persuasão e Marketing de Conteúdo

Copywriting dentro do Marketing de Conteúdo

Como vimos, uma Copy nem sempre tem o objetivo de realizar uma venda imediata, por isso não pode ser resumida na estratégia de venda ligada ao ato de comercializar um produto final.

Ao escrever uma boa copy, antes do momento da venda do seu produto/serviço, você está “vendendo” o seu negócio. Mostrando assim quem é você, quais as bandeiras e valores da sua empresa, como ela se posiciona. Todos esses fatores influenciam no processo de decisão do consumidor.

Trata-se de fazer um Funil de Vendas pensado na experiência do consumidor, que vem desde o primeiro contato dele com seu negócio até o momento da venda. Assim conduzindo-o por cada etapa, educando-o e aproximando-o através de conteúdos estratégicos, levando a conversão.

O segredo para unir o Marketing de Conteúdo com Copywriting, é conhecer a fundo quem é o público que irá consumir o conteúdo. Assim você leva o consumidor para dentro do seu negócio, solucionando dúvidas e dificuldades de maneira assertiva.

Se o Marketing de Conteúdo visa atrair e engajar o público através de conteúdos educativos, o Copywriting vem para agregar na estratégia de funil, para que seja efetiva, estimulando o leitor a tomar uma atitude.

Engenheira de Produção e agora Empreendedora Digital, entendi que podemos sempre nos reinventar! Entre outras coisas, sou estrategista digital e criadora de conteúdo, acredito que o Empreendedorismo Online empodera e transforma o mundo! Conte comigo, quero te ajudar a ser livre e independente construindo seu conteúdo online.

Post a Comment