Top

Novidades no WordPress: Atualização Gutenberg 9.2

Miga, se você usa o WordPress no seu blog, já deve ter ouvido falar do Gutenberg. Ele nada mais é do que um editor em blocos, nativo do WordPress. Desde a segunda quinzena de outubro, está no ar a nova atualização do Gutenberg, a versão 9.2, e vim falar um pouco mais sobre o editor e essa atualização.

Gutenberg 9.2 WordPress

Mas, o que é Gutenberg?

O Gutenberg surgiu em dezembro de 2019, na versão 5.0 como um plugin de edição de posts no WordPress. Essa nova ferramenta tem como objetivo melhorar a vida de criadores de conteúdo e programadores. Em seu lançamento, a promessa era entregar uma experiência de usabilidade melhor para os usuários, tanto na questão de funcionalidades quanto em interface. O Gutenberg chegou ao WordPress visando trazer recursos que revolucionassem a forma como são produzidos os conteúdos de blogs. E ele vem cumprindo o que promete desde então.

Atualmente, o Gutenberg se tornou o editor padrão para o WordPress a partir da versão 5.0. Basta clicar para adicionar um novo post que o editor estará lá prontinho para te ajudar a ter melhores experiências de edição e criação de conteúdo, baseado no conceito de edição em blocos. Logo, ao utilizá-lo, cada bloco pode ser inserido, removido ou editado individualmente, sem afetar o restante do seu texto. No Gutenberg, existem diversos tipos de blocos como texto, títulos, subtítulos, imagens, bullet points, etc, deixando tudo mais organizado.

O novo Gutenberg 9.2

O Gutenberg 9.2 pode ser utilizado no WordPress versão 5.6. A nova versão do Gutenberg traz atualizações e novas funções, visando às melhorias em usabilidade, intuitividade, responsividade e segurança. Essa versão tem foco na experiência do usuário, diferente da versão anterior que era focada em intuitividade e navegabilidade, preparando o terreno para as melhorias de uso que chegariam com a nova versão.

As atualizações do Gutenberg 9.2

A atualização trouxe a tão aguardada trilhas de vídeo, que incluem legendas, legendas ocultas, capítulos, descrições e metadados, com uma interface extremamente intuitiva, desenvolvida há mais de 2 anos e pensada na experiência do usuário. Essa funcionalidade traz uma interface com capacidade de edição de faixas na barra de ferramentas e a possibilidade de adicionar tags de vídeo.

A nova versão do Gutenberg permite transformar vários blocos que estejam selecionados em um bloco de colunas. E o melhor é que as colunas podem ser criadas por qualquer tipo de bloco. Dessa forma, o número máximo de colunas permitido pelo bloco de colunas é 6.

Alguns outros recursos e funcionalidades foram adicionados à nova versão. Entre eles, temos uma nova tela de widgets, remoção de blocos não essenciais, novo bloco de galeria, bloco de tabela, opção que transforma a imagem em destaque em um link, novos recursos de escrita, botão suspenso para visualização na barra lateral, lista suspensa de informações do template, integração com títulos do template, melhorias de layout no painel de informações e alteração do título da seção “Opções” para “Preferências”.

Em questão de segurança, a atualização corrigiu o plugin e reduziu a vulnerabilidade quanto ao ataque de navegação de serviço de expressão regular (ReDOS), que faz com que um servidor sobrecarregue o uso do seu computador e pare repentinamente. Mas, esse tipo de atualização referente a sistema não faz parte do nosso universo, né, miga? Mas vale a pena saber que existe uma correção que melhora a segurança do nosso blog!

Agora é só criar seu conteúdo!

Tudo isso pode parecer muito difícil e complexo inicialmente, mas é na rotina e no uso constante que os termos e funcionalidade vão ficando fáceis. É certo que logo no seu primeiro contato com o Gutenberg 9.2 do WordPress, você verá o quão prático é essa estrutura do editor de blocos e não vai mais querer parar de criar conteúdo para o seu blog! Agora, se você aí, miga, ainda não tem um blog, saiba que ele é uma ótima ferramenta para o seu negócio e traz muitos benefícios. Vale muito a pena incorporar um blog na sua estratégia de negócio!

Engenheira de Produção e agora Empreendedora Digital, entendi que podemos sempre nos reinventar! Entre outras coisas, sou estrategista digital e criadora de conteúdo, acredito que o Empreendedorismo Online empodera e transforma o mundo! Conte comigo, quero te ajudar a ser livre e independente construindo seu conteúdo online.

Post a Comment