Top

Música preta: 6 artistas que você precisa conhecer

Música preta não é um gênero musical, mas sim uma referência à música criada, cantada e interpretada por artistas pretas. Em outras palavras, uma forma de reforçar nossa identidade.

Dito isso, trouxe 6 artistas multitalentosas que, através de bagagens culturais únicas, compõem, interpretam e criam canções que merecem o mundo, sem dúvidas. São gêneros distintos em alguns momentos. Assim, estar com os ouvidos receptivos para essa experimentação é necessário, certo?

Quer tirar a sua playlist do lugar-comum e fugir dos algoritmos? Então, venha, miga!

lianne la havas GIF by Webster Hall

1. Ecca Vandal

Sul-africana radicada na Austrália, Ecca Vandal é uma compositora e cantora muito potente. Em 2017, lançou um elogiadíssimo disco onde mescla influência do Jazz, Hip Hop e Punk. O que acho incrível na Ecca, principalmente, é sua voz, porque tem muita personalidade.

2. Indy Naíse

Indy Naíse é baiana e lançou em 2018 um excelente disco, o É Questão de Cor. O trabalho é um mergulho da música preta brasileira em sua própria ancestralidade africana. Acho um trabalho de muito bom gosto e incrivelmente cantado.

3. Charlotte dos Santos

Filha de mãe norueguesa e pai brasileiro, Charlotte dos Santos realizou seus estudos em uma conceituada universidade de música, a Berklee College of Music. Sua formação é em Jazz, mas suas influências vão além das fronteiras. É possível viajar para diferentes países e epócas com a música que a Charlotte canta e compõe.

4. Talita Barreto

Com influências que vão do Hip Hop a MPB, Talita Barreto leva a música Gospel para outro lugar. Gosto muito de sua voz também, pois foge dos vícios que cantores do gênero possuem.

5. Lianne La Havas

Lianne é britânica e está na estrada há pouco mais de uma década. Multi-instrumentista, a cantora e também compositora chama atenção com sua música há bastante tempo. Mas foi com a série de singles e EPs lançados ao longo de 2020 que seu público ganhou amplitude. Os lançamentos se consolidaram em um álbum homônimo, que já é um dos meus favoritos do ano. A autenticidade de suas composições e voz é o que prende atenção. Ouçam e assistam ao vídeo de sua participação no canal COLORS cantando a que mais viciei, Bittersweet.

6. Juçara Marçal

Juçara é artista multifacetada e multitalentosa. Ela já transitou, e transita, por diferentes projetos, mas foi no Metá Metá que eu a conheci e me encantei por toda sonoridade que ela traz.

Gosto de reforçar a importância de navegarmos além do que os algoritmos das plataformas ou serviços nos mostram. No caso do Spotify, por exemplo, é ir além das playlists oficiais e explorar outras possibilidades sonoras. Então, essa foi mais uma lista com artistas que talvez você nunca tenha ouvido, mas que valem a descoberta.

Ha Ha Lol GIF

Pesquisadora musical, produtora fonográfica e criadora de conteúdo.

Deixe-nos um comentário, miga!