Top

Mulheres na linha de frente na Bielorrússia: a mídia pira!

Atenção! Esse texto não é sobre Covid-19 ou política, e sim, sobre como mulheres unidas podem estar na linha de frente da dominação mundial – e disso a gente entende, né miga! Porém, para você entender do que eu estou falando, primeiramente eu preciso contar babados fortes que estão ocorrendo num país que fica ao lado da Rússia, chamado Bielorússia. Vamos, então, aos fatos?

Protesto contra eleições presidenciais

No mês de agosto, imagens de protestos contra Aleksandr Lukashenka, presidente da Bielorússia desde 1994, conhecido por “o último ditador da Europa”, chamaram a atenção da mídia no mundo todo. Os protestos começaram logo depois da eleição nacional quando, Lukashenka diz ter vencido as eleições com 80% dos votos. Na real, miga, a mídia internacional desconfiou bastante desse resultado… Que babado, hein?!

Gif box of shame

Nas imagens é possível ver que os manifestantes estão de braços dados na linha de frente, usando roupas vermelha e branca, e alguns carregando flores. Ok, mas o que tem de tão especial nisso, além de ser um protesto pacífico? Tudo, miga! À primeira vista, as manifestações não chamariam tanta atenção se não fosse o fato de que os manifestantes na linha de frente eram mulheres!

protestos com mulheres na linha de frente
Mulheres em protesto na Bielorrússsia. | Foto: © Reuters

A mídia pira!

Milhares de mulheres saíram às ruas de Minsk, capital do país, nos dias 13, 14 e 15 de agosto. O objetivo era protestar contra atitudes do atual presidente, que prega um discurso de superioridade do poder masculino, e a manutenção das desigualdades entre os gêneros. Ou seja, misoginia comendo solta. Afff… Além disso, as manifestantes se posicionaram contra a repressão do governo e a violência policial, que prendeu e espancou muita gente nos dias anteriores de protesto.

Enfim, você entende o choque da mídia global ao se deparar com o contraste entre mulheres “pacíficas” e “silenciosamente poderosas” se colocando na linha de frente dos protestos de um lado, e a violência policial chocante do outro? Tá vendo como juntas causamos muito mais barulho? E pasme, ainda tem mais!

Linha de frente: uma concorrente improvável

Apesar de improvável, a principal concorrente do “último ditador da Europa” à presidência desse ano era uma mulher! Svetlana Tikhanovskaya, a líder da oposição eleitoral concorreu com uma equipe composta por outras 2 mulheres a favor de eleições livres e justas. Miga, imagina a cara do presidente quando soube disso!

Candidatas da oposição liderando a linha de frente: Maria Kolesnikova, Svetlana Tikhanovskaya e Veronika Tsepkalo Viktor.
Da esquerda para a direita: Maria Kolesnikova, Svetlana Tikhanovskaya e Veronika Tsepkalo. Foto: Viktor Babariko’s HQ.

Claro que o concorrente não ia deixar barato. A princípio, Lukashenka fez várias tentativas de denegrir e menosprezar a imagem da sua adversária política. Por exemplo, em uma ocasião ele chegou a sugerir publicamente que ela – Svetlana Tikhanovskaya – deveria se concentrar em cozinhar o jantar para seus filhos em vez de se preocupar com a política do país.

Gif não acredito nisso!

Mulheres unidas na linha de frente…

Como resultado, a atuação de Svetlana e sua equipe levantou questões sobre igualdade de gênero no país. “O desdém de Lukashenka pelas mulheres foi seu grande erro.”, disse Joanna Hosa, membro do Conselho Europeu de Relações Exteriores, para o New Eastern Europe. Sob o mesmo ponto de vista, uma moradora da capital bielorussa, disse ao Reuters: “Nós, mulheres, estamos nos perguntando onde todas nós estiveram todo esse tempo … Temos uma sociedade muito patriarcal, e quando a revolução acabar, isso terá que mudar. ” 

Mulheres unidas na linha de frente a favor da liberdade política. Fonte: Vasily Fedosenko/Reuters

… jamais serão vencidas

Enfim, eu te pergunto miga, você acha que se a “bela, recatada e do lar” Svetlana, não tivesse tido a coragem de dar sua cara a tapa nacionalmente isso tudo teria acontecido? Sozinha, talvez, você se sinta fraca, pequena, não suficiente, porém, tente se juntar com outras migas e você verá o milagre acontecer. Afinal, uma miga sozinha até pode acender a chama, mas para colocar fogo no parquinho a ponto de chamar a atenção do mundo, precisaram da união de muitas mulheres.

Em síntese, mulheres vestindo uma causa e dando os braços na linha de frente foram fortes o suficiente para, juntas, resistirem contra uma polícia violenta e um governo machista. Como resultado temos mais um prova de que juntas podemos, sim, dominar o mundo e irmos aonde quisermos! Afinal, não queremos menos do que a dominação mundial, né miga?!

Quer ler mais novidades sobre empoderamento feminino na Rússia? Então, bora lá!

E aí, gostou de saber como as mulheres estão ganhando e consolidando seu espaço no mundo todo? Então, escreve aqui nos comentários o que você achou desse babado!

Genises Azevedo, mas pode me chamar de Gê. Psicomotricista, especialista em Consciência Corporal e estudante de Medicina. Correspondente Moving Girls diretamente do interior da Rússia.

Post a Comment