Top

Modelo de Negócios: como criar com o Canvas

Primeiramente, miga, se você está querendo empreender e ainda não sabe por onde começar, eu sugiro que você comece lendo este post. Nele, eu vou te contar tudo o que você precisa saber sobre como criar o seu modelo de negócio com o Canvas.

Insight x Ideia

Acredito que você já deve ter ouvido em algum lugar que o primeiro passo para empreender é ter uma ideia, né? Ok. Mas você sabe o que é uma ideia? Sabe aquele momento “eureka”? Aquele estalinho que você escuta lá dentro da sua mente quando identifica um problema? Aquele flash em que você pensa: “Ei, talvez eu possa resolver isso?”. Bem, não é isso!

Esta bendita iluminação é o que comumente chamamos de insight. Apesar de serem frequentemente atribuídos como sinônimos, as palavras insight e ideias têm conceitos bem diferentes. Enquanto o insight é algo natural, a ideia é uma construção, que envolve verificação e aprimoramento. Você pode estar se perguntando: “E o que isso tem a ver com modelo de negócio?”. E eu te digo: Tudo! O modelo de negócio é o que vai te possibilitar transformar um insight em uma ideia de negócio.

O que é modelo de negócio?

Modelo de negócio é a estruturação dos elementos que compõem a forma com que o seu negócio gera e entrega valor para os seus clientes. Em outras palavras, trata-se de um delineamento para clarificar a sua ideia e o que a engloba.

Muitos empreendedores pulam essa etapa da modelagem por não entender a real importância desse processo, portanto quero deixar bem clara essa relevância. Um modelo de negócio bem construído vai te dar uma visão sistêmica da sua ideia, ao mesmo tempo em que possibilita uma melhor análise da viabilidade e facilita a construção do seu plano de negócio.

The Business Model Canvas

Antes mais nada, é preciso saber que quando se trata de modelar negócios não existe um padrão a ser seguido. Logo, você pode fazer isso da forma que a sua criatividade lhe permitir. Porém, se você ainda não tem um método em mente,  a minha sugestão é utilizar o Business Model Canvas.

O Canvas é um método que permite que toda a sua ideia seja visualizada em uma única página. Esse modelo traz um quadro com nove blocos que juntos respondem a quatro perguntas principais sobre o seu negócio: “O que é o seu negócio?”, “Para quem ele é direcionado?”, “Como você fará isso?” e “Quanto irá custar?”.

The Business Model Canvas
The Business Model Canvas | Fonte: Aquivo Pessoal – Juliana Carvalho

De fácil preenchimento, o modelo pode ser construído de forma individual ou em grupo. Você só vai precisar de caneta e post-its!

Blocos do modelo de negócio Canvas

Antes de começar a modelar a sua ideia, vamos conhecer no que consiste cada bloco?

O que é o seu negócio?

Modelo de negócio - The Business Model Canvas - Bloco  "O que é?"
Bloco “O que é?” do modelo de negócios Canvas | Fonte: Arquivo Pessoal – Juliana Carvalho

Proposta de valor

A proposta de valor consiste em analisar qual o valor do seu produto e/ou serviço para o cliente. O termo valor aqui não tem a ver com preço, mas com o real benefício que você irá entregar. Como isso será percebido pelo seu cliente? A sua proposta de valor faz a diferença ou faz o seu negócio ser apenas mais um no mercado?

Para quem ele será direcionado?

Modelo de negócio - The Business Model Canvas - Bloco  "Para quem?"
Bloco “Para quem?” do modelo de negócios Canvas | Fonte: Arquivo Pessoal – Juliana Carvalho

Segmentos de clientes

Você já parou para pensar em quem serão seus clientes? Eles têm um perfil específico? Onde eles estão localizados? Como estão agrupados?

Relacionamento com o cliente

Que tipo de relação você quer estabelecer com os seus clientes? Este relacionamento será significativo o suficiente para fidelizá-los?

Canais

Que canais você vai utilizar para se comunicar com eles e atraí-los para conhecer a sua proposta de valor?

Como você fará isto?

Modelo de negócio - The Business Model Canvas - Bloco  "Como?"
Bloco “Como?” do modelo de negócios Canvas | Fonte: Arquivo Pessoal – Juliana Carvalho

Parceiros Chave

Quem são os parceiros que podem ajudar seu negócio a entregar sua proposta de valor?

Atividades Chave

Quais são as atividades mais importantes para que o negócio funcione corretamente?

Recursos Chave

Que recursos materiais, humanos, financeiros, mercadológicos e intelectuais são necessários para fazer com que as atividades chave aconteçam?

Quanto irá custar?

Modelo de negócio - The Business Model Canvas - Bloco  "Quanto?"
Bloco “Quanto?” do modelo de negócios Canvas | Fonte: Arquivo Pessoal – Juliana Carvalho

Estrutura de Custos

 Quais são os custos necessários para tornar esta ideia viável?

Fontes de Receitas

De quais fontes principais virão as receitas que sanarão os custos do negócio?

Em síntese, o metódo Canvas te fará observar e refletir sobre questões essenciais à sustentabilidade da sua ideia, mas de uma maneira totalmente dinâmica e flexível.

Por fim, agora que você já sabe como é simples estruturar o seu modelo de negócio, não tem desculpa para não botar os post-its pra jogo e tocar essa ideia pra frente, né miga?

Beijos,migas!

Nos vemos no caminho rumo à dominação mundial!

Links complementares:

  • Para criar o seu Canvas você pode baixar um modelo aqui.
  • O Sebrae Canvas permite que você desenvolva o seu modelo de negócio na própria plataforma.
  • O Canvanizer também é uma opção de plataforma.
  • Você também pode utilizar o Trello.

Uma administradora apaixonada por gestão e educação, que une essas duas coisas com o objetivo de desenvolver pessoas e, consequentemente, organizações, para que estas se tornem mais eficazes, humanas e competitivas.

Post a Comment