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Marketing verde: tudo o que você precisa saber

O consumidor tem se interessado cada vez mais por sustentabilidade e pesquisas mostram que esse interesse continuará crescendo. O conceito sobre sustentabilidade ganhou outras frentes, como a preocupação com embalagens, testes em animais e ingredientes naturais. Os brasileiros estão gradativamente mais atentos a esse tema e tornou-se um fator decisivo na hora da compra. Isso significa que o marketing verde está em ascensão.

“A sustentabilidade esta na lista das TOP 3 preocupações da população brasileira, é um tema super relevante, não é simplesmente uma tendência”.

Pesquisa realizada pela Nielsen Brasil
marketing verde

Grandes e pequenas empresas investem em estratégias de marketing voltadas para este público, uma abordagem eco-friendly, isto é, amiga do meio ambiente. O nome dessa estratégia é marketing verde, conhecida também como marketing ecológico, marketing ambiental ou marketing sustentável.

Neste post, você poderá entender o conceito, os princípios, as vantagens e como aplicar o marketing verde na sua empresa. Além de 3 cases de sucesso de marcas que aplicam (e seguem!) o marketing verde como estratégia de negócio. Então, fique atenta aqui!

O que é o marketing verde?

Marketing verde é uma estratégia de posicionamento de marcas e empresas que possuem consciência ecológica e ambiental. O posicionamento eco-friendly, isto é, amigo do meio ambiente, presente nas comunicações favorece a sua imagem, valor, exposição e comercialização de produtos e serviços.

Em síntese, é uma estratégia de marketing focada no meio ambiente.

O conceito de sustentabilidade deve fazer parte do DNA da empresa. E certamente, a empresa precisa aplicar o que está oferecendo e divulgando ao cliente. Aplicar o marketing ambiental ao negócio é estar alinhado e ser ético ao realizar ações de responsabilidade social, econômica, ambiental e cultural às quais se propõe. Uma empresa ‘verde’ aplica em sua cultura, investimentos e ações ambientais, desde a fabricação, a produção, até as relações com fornecedores, funcionários e clientes.

Dessa forma, é fundamental traçar uma estratégia de marketing ambiental que esteja de acordo com o que chamamos de os 5 Rs da sustentabilidade: recusar, reduzir, reutilizar, reciclar e re-ambientar (compostar os resíduos orgânicos), em todas as áreas da empresa, tanto internamente, promovendo a conscientização dos colaboradores, educando sobre sustentabilidade como um dos valores da empresa, quanto externamente, educando e informando fornecedores e clientes para obtenção de práticas ecologicamente responsáveis.

Quais são os princípios do marketing ambiental?

Os princípios do marketing ambiental estão diretamente alinhados com os pilares do desenvolvimento sustentável:

  • ecologicamente correto;
  • economicamente viável; 
  • socialmente justo;
  • culturalmente aceito. 

Não se engane: o que é greenwashing?

Empresas que não são éticas, fazem propaganda enganosa, vendem uma imagem eco-friendly, mas que, na verdade, não praticam ações sustentáveis. Essas empresas se aproveitam do interesse desse público preocupado com o meio ambiente para vender uma imagem falsa de responsabilidade ambiental: isso se chama greenwashing, que nada mais é do que propaganda enganosa.

Além disso, a informação se propaga rapidamente e caso uma empresa se autodeclare sustentável e não pratique as ações, ela corre sério risco de perder a sua credibilidade perante os consumidores. Quando uma empresa usa como isca em seus rótulos, embalagens ou sites, palavras rasas como, por exemplo, amiga do meio ambiente, ecológico, natural ou verde, desconfie. Leia o rótulo atentamente, verifique se a empresa possui algum selo verde, quem emitiu e quem auditou o selo. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com o SAC da empresa e peça esclarecimentos. Se a empresa não tiver clareza em responder e não puder comprovar sobre as ações que declara, é bem possível que você esteja sendo enganada.

Em suma, propaganda enganosa é crime, se você cair nessa, pode denunciar no Procon ou Conar. Inclusive, fizemos um post no blog explicando tudo sobre greenwashing.

7 vantagens em aplicar o marketing verde

  1. Se a sua empresa já existe e você aplicar o marketing ambiental como estratégia de negócio, fique tranquila, pois não perderá seus clientes atuais, eles seguirão comprando de você. 
  2. Além disso, você irá atrair um publico novo, que se interessa por produtos mais sustentáveis.
  3. Geralmente, um consumidor preocupado com o meio ambiente, segue seus ideais e divulga suas escolhas gratuitamente para seus amigos e familiares.
  4. Aplicar a estratégia de marketing ambiental é mostrar para os consumidores que a sua empresa se preocupa com o meio ambiente e o impacto que gera no planeta.
  5. O marketing ecológico ajuda a criar um diferencial competitivo frente a concorrência
  6. A sua empresa ganha credibilidade ao demostrar interesse e comprometimento com o meio ambiente.
  7. Pesquisas indicam que consumidores engajados com o meio ambiente aceitam pagar mais por produtos ecológicos.
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9 dicas para aplicar o marketing verde

Se a sua empresa não pratica nenhuma ação em prol do meio ambiente, nunca é tarde para iniciar, miga. Ainda mais se a sua empresa for pequena, é mais fácil de aplicar, pois, você tem mais controle de todos os processos. Você não irá perder clientes porque mudou a sua estratégia para o público verde. Ao contrário, você continuará com os seus clientes e será ainda mais bem vista por eles.

Para você, miga, que vende um produto, seguem algumas dicas:

  1. Entenda o processo de produção da sua empresa, se necessário desenhe toda a cadeia produtiva, desde a extração/compra das matérias-primas até a entrega nas mãos do cliente. Liste todos as etapas, uma por uma;
  2. Trace um plano e corte excessos. Se você vende um produto, converse com os fornecedores, encontre matérias-primas sustentáveis, locais e orgânicas sempre que possível;
  3. Diminua a produção de papel e de plástico descartável. Direcione corretamente os resíduos (resíduo reciclável, resíduo orgânico e rejeito). Se possível, tenha uma composteira para resíduos orgânicos, essas ações podem diminuir drasticamente o volume de resíduos que a sua empresa gera;
  4. Utilize poucas embalagens e dê preferência para as biodegradáveis, reutilizáveis ou recicláveis;
  5. Economize água e energia;
  6. Viabilize o transporte para entrega do produto, com o mínimo de emissão de CO₂, sempre que possível;
  7. Analise o tempo de vida útil do seu produto e se existe uma maneira de estendê-lo;
  8. Ofereça logística reversa para seus produtos. Ex.: a cada 4 embalagens de seus produtos que o cliente retornar para você, ele ganha um produto novo ou um desconto na próxima compra;
  9. Calcule a pegada ambiental da empresa, você pode também neutralizar o impacto adotando árvores geradoras de créditos de carbono. Se o seu processo for super complexo, existem consultorias ambientais que podem ajudá-la. 
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3 Cases de sucesso de marketing verde

Algumas marcas brasileiras praticam o marketing ambiental em seus negócios de maneira transparente e verdadeira:

Timirim

Timirim é uma marca de roupa infantil, que utiliza algodão orgânico em 100% da sua produção. Emprega corretamente 17 costureiras locais para produção das roupas. E ainda, segue um perfil de roupas sem gênero, que podem ser utilizadas por crianças de sexos diferentes, reaproveitar nos irmãos mais novos, por exemplo, sem distinção se é menina ou menino.

Ecociclo

EcoCiclo é uma empresa fundada por mulheres, que criaram um absorvente biodegradável, hipoalergênico e vegano, composto por óleos essenciais que preservam e cuidam da flora vaginal, considerando as preocupações com preço, conforto e comodidade.

Positiva

A Positiva é uma marca de produtos de limpeza, ecológicos veganos e hipoalergênicos. Suas embalagens são produzidas com plástico reciclável, algumas são embalagens grandes, diminuindo a quantidade de resíduos gerados, produtos super concentrados, rendem mais e possuem certificações que garantem a qualidade dos produtos.

Conclusão

Por fim, o marketing verde é uma estratégia a qual sua empresa pode usar para, além de ajudar o meio ambiente, apoiar a cadeira de produção e fornecedores, também alavancar suas vendas por atingir esse público que esta antenado e preocupado com questões ambientais.

Para aplicar, é necessário fazer uma análise do seu negócio, estudar mudanças possíveis nos processos já existentes; aplicar e comunicar seus clientes. Portanto, esse diferencial irá destacar a sua empresa das concorrentes e atrair um público ainda maior, pois seus clientes não vão te abandonar por ter se tornado mais verde.

E aí, gostou dessa estratégia, miga? Então, bora por a mão na massa e tornar seu negócio mais sustentável?

Juliana é ativista ambiental, especialista em sustentabilidade, consultora lixo zero e produtora de conteúdo da @familiasemlixo. Acredita que pequenas ações, tem um grande impacto no coletivo. Ensina e inspira pessoas a seguirem um estilo de vida mais minimalista e sustentável.

Comments

  • Sthe
    18 de agosto de 2020

    Amei demais esse post, sem dúvidas é essencial aplicar o marketing verde e além disso ficar ligada nas empresas de quem a gente consome e saber diferenciar quando é realmente um posicionamento verdadeiro e quando é greenwhashing. Esse post clareou demais o conceito.
    Tema mega importante!!!

    • Moving Girls
      19 de agosto de 2020

      Verdade, miga! Não dá mais pra destratar o meio ambiente, né? Primeiro a gente cuida do mundo, depois domina ele 😉

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