Top

Mãe e empreendedora: como me organizo

Se você é mãe e empreendedora, não deixe de ler esse texto até o final. Organização muitas vezes não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Principalmente para quem é mãe. Eu mesma levei algum tempo até descobrir o que funcionava comigo. Por isso, hoje quero contar pra você o que eu faço, e peço que não tome como uma verdade absoluta, mas sim, adapte ao que combina com você também. Leia e entenda se isso consegue ser aplicado a sua rotina, e faça modificações caso necessário. Cada mulher, mãe e empreendedora tem suas particularidades e precisamos respeitar isso.

Listas são melhores amigas das mães empreendedoras 

Eu amo fazer listas! Normalmente, faço uma lista no final de semana. Uma bem ampla com todas as coisas que preciso produzir durante os próximos dias. Com essa visão mais geral, fica mais fácil perceber tudo que tenho que fazer e dividir as pendências durante a semana. 

Depois da lista pronta, eu divido as tarefas por ordem de prioridade durante os dias. Não sei ser mãe empreendedora e manter a organização sem fazer listas de tarefas.

Além disso, quando escrevo, tenho a sensação de esvaziar a cabeça e consigo ser mais produtiva, sabe? 

Mande embora tudo que você não usa. Foco na organização!

Eu juro que não existe sensação mais libertadora do que esvaziar as gavetas e tirar tudo que não usa. 

Há um mês, eu levei isso tão a sério que tirei um armário da cozinha e vários potes, panelas e outros utensílios que tinha sobrando. E depois disso, separei alguns minutos por dia para arrumar alguma gaveta. Depois da casa, fui organizar o home office e eliminar tudo que não era útil – até canetas fofinhas! Ser mãe empreendedora e cuidar da organização dá trabalho, mas depois de tudo pronto, dá até uma leveza na alma!

Além de doar tudo e fazer outra pessoa feliz, eu me senti mais livre e pude aproveitar mais o meu tempo. Já que diminuiu a bagunça aqui de casa e fico menos tempo em função das tarefas domésticas.

Empreendedora mãe organização

Tenha conversas de mãe para filho

Minha filha tem quase 3 aninhos, mas pensa em um “serumaninho” inteligente! Desde muito cedo, eu explico pra ela que a mamãe precisa trabalhar, mas que depois nós podemos brincar. Hoje, ela já entende e fica brincando ao redor. Na verdade, isso está acontecendo nesse exato momento em que escrevo esse texto.

Além disso, eu invisto algum tempo do meu dia para brincar com ela, ou seja, ela sabe que eu não estou disponível o tempo todo, mas que mais tarde nós vamos brincar de alguma coisa que a imaginação dela inventar. Não vai ser do dia para a noite que eles vão entender que você precisa separar esse tempo, confesso. Mas é preciso aprender a fazer essa distinção inclusive para a educação dos nossos pequenos.

Crie uma rotina para manter a organização

Quando eu era CLT odiava rotina e falava que quando fosse empreender não teria uma definida. Mordi a língua! 

Hoje, acho extremamente importante seguir uma rotina. Nada muito rígido com os horários, mas ter uma noção das coisas que precisam ser feitas já está me ajudando muito. 

Minha filha sabe que depois do almoço ela toma banho, mamá e depois é hora da soneca. Assim, como ela sabe que pela manhã não pode assistir desenho. Ter uma rotina ajuda seu filho a sentir-se seguro, segundo os pediatras.

Com essa rotina organizada consigo coordenar melhor meus horários e ajustar todas as necessidades da casa, trabalho e filho.

Miga empreendedora, o mais importante de tudo é: entenda você, sua família e o seu trabalho. Não tente se adaptar a rotina de outra empreendedora. E não tenha medo de tentar.  A maternidade não vai impedir seus sonhos! Tenha certeza disso.

Beijos, até o próximo post.

Catarinense, cria conteúdo pra quem cria conteúdo. Mãe e empreendedora que busca a liberdade e o empoderamento de outras mães.

Post a Comment