Top

Letícia do Valle: Moving Girl que você precisa conhecer

Miga, já te contei que esse formato de post é, na verdade, uma série, né? Eu entrevistei algumas empreendedoras digitais que você precisa conhecer, cujos negócios fazem MUITO sucesso na Internet, com o objetivo de filtrar as melhores lições que elas trazem, para te inspirar e ensinar muito. A nossa Moving Girl de hoje é a Letícia do Valle, fundadora de uma empresa contábil totalmente digital, a Digi Conts. A Digi começou pequenininha, mas é impressionante o quanto já cresceu! Hoje, atende empresas de todo o Brasil, de diversos tamanhos e níveis de faturamento. Algumas estratégias ajudaram nesse processo e, nesse post, a Lê divide com a gente. Acompanha e anota daí, viu? Não perde nadaaaaaa e já aproveita o que fizer sentido para o seu empreendimento digital. Vamos dominar o mundo, miga!


Letícia e a Digi Conts

Letícia é mineira e formada em contabilidade. A empreendedora conta que desde o início do curso, sabia exatamente como queria que fosse a sua empresa contábil: 100% on-line, 100% digital. A clareza é mesmo a nossa maior aliada na criação e estruturação de um negócio. O segundo melhor, é o contador. E a Letícia uniu as essas duas características!

Trajetória como empreendedora digital

A ideia da Digi Conts surgiu de maneira não muito convencional. Antes do empreendimento dos sonhos, mesmo sendo muito nova, Letícia apostou em outro negócio na Internet. Não tem como dizer que deu errado, afinal, foi a partir daí que surgiu a paixão pela área contábil aliada ao desejo de empreender online.

“Quando eu era mais nova, estava numa fase de ter muitas festas de 15 anos para ir. A questão é que em cada festa eu queria um vestido novo, diferente de algum que já tivesse usado. Na época meus pais não tinham grana para isso. A sorte foi que minha vó era costureira, assim, com a ajuda dela, eu comecei a fazer os meus próprios vestidos. A gente descobriu ali uma habilidade. Nesse sentido, ela me incentivou muito e eu até fiz um curso de modelagem industrial para profissionalizar o que estávamos fazendo. Então, depois do curso, passei a vender incialmente para as amigas, até que decidi abrir uma loja online”

Letícia conta ainda como foi o processo entre a loja e o amor pela contabilidade online.

“Esse momento com a loja foi muito importante para o meu processo. Nesse meio tempo eu entendi algumas coisas: primeiro, que eu não gostava de moda; depois, percebi que realizar todo o processo administrativo e contábil desse negócio era o que realmente me dava satisfação; por último, aquilo ali tornou ainda mais evidente, para mim, que o meio digital era mesmo o meu caminho. Nesse sentido, eu sabia que abriria uma empresa contábil, juntando com a minha experiência no meio digital”.

Desafios

A contabilidade é um ramo que estamos acostumados a ver só em escritórios, com trabalho 100% presencial, reuniões presenciais entre empresa e contador, além de ser, também, dominado por homens de terno e gravata. Assim, a nossa Moving Girl conta que esse, inclusive, foi um dos maiores desafios que enfrentou no ramo: “Ser mulher e muito nova, certamente, foram os meus maiores desafios. Afinal de contas, a contabilidade é mesmo muito tradicional, então alguns desses conceitos ainda são muito enraizados na mente das pessoas. A maioria delas dá credibilidade e autoridade ao contador do seu pai, por exemplo. Criar a minha autoridade, provar minha competência e evidenciar que isso está totalmente presente na minha empresa, mesmo sendo totalmente digital, foi um desafio enorme. Mas, hoje, desafios estão superados e eu cuido de planejamento tributário e estratégia tributária de grandes empresas. Algumas que faturam milhões – e agora economizam milhões também”, relatou.

Motivadores

Dessa maneira, a empresária conta que a clareza, mais uma vez, foi um dos seus principais pilares para passar por cima desses desafio: “ Trabalhar com a contabilidade no ramo digital era o meu maior sonho. Eu sempre quis trabalhar de forma remota, sempre quis clientes que enxergassem todos os meus diferenciais de forma positiva, o meu formato de trabalho (online), a minha idade, enfim. Assim, eu já sabia exatamente o que eu queria, já estava construindo o meu caminho, não sobrava espaço para não superar qualquer coisa que aparecesse. É óbvio que tivemos dificuldade, tivemos problemas. Mas, eu sempre mantive na mente que aquilo era o que eu escolhi para a minha vida, não tinha possibilidade de desistir, tudo o que eu podia fazer era lidar e resolver qualquer coisa que surgisse. Foi o que eu fiz – e faço!” Que atitude Moving Girl, né, miga!

moving girl leticia do valle

Dica para negócios digitais

Como boa contadora, Letícia explica porque a contabilidade é essencial para qualquer negócio, inclusive os que crescem na internet: “Os negócios digitais, normalmente, crescem de maneira muito rápida. Estamos acostumados a ver empresas desse meio que investem muito em marketing e se esquecem da contabilidade. Nesse sentido, sem uma estratégia contábil, grande parte do faturamento acaba sendo apenas para impostos e taxas. Muitas vezes, as pessoas investem muito em marketing, mas se elas não tiverem uma estratégia tributária, todo o dinheiro ou grande parte do lucro vai todo para pagar impostos, tributos e taxas”, concluiu a nossa Moving Girl.

Conquistas

De forma muito consciente, madura e pé no chão, Letícia conta que considera todas as suas conquistas como grandes conquistas dentro da sua empresa contábil. Tudo o que construiu e continua construindo é motivo de orgulho – por menor que seja: “Para mim, não tem nada em específico que me faz sentir aquele “nosssssaaaaa, venci na vida”, porque na verdade tudo me faz sentir assim. Eu acredito que todas as coisas são uma construção, eu construí e estou construindo algumas coisas. A construção de uma empresa, de uma carreira, tudo do que eu fiz e tudo o que aconteceu na Digi eu vejo como um caminho de evolução. Às vezes, acontece alguma coisa que você pensa que não vai superar e supera. Quando chega em casa, você pensa no quanto está orgulhosa por isso”.

leticia do valle moving girl

Ainda mais inspiração

Miga, essa série tá demais, não tá? Espero que você já tenha separado o caderninho da dominação mundial para anotar todos os insights dessa Moving Girl e sobre como é importante ter uma empresa contábil na qual você confie. E se você quer ainda mais inspiração e lições para aplicar no seu projeto na internet, aqui tem mais textos sobre outras mulheres que vão te dar um gás em qualquer que seja o seu projeto. Aproveita! E vamos juntas, com muita ralação de c* na ostra, rumo à dominação mundial!

Criadora de conteúdo, popularmente conhecida como “blogueirinha”, mas A BLOGUEIRINHA mais legal que você conhece, defensora de bandeiras e pautas femininas, empreendedora por instinto e agora MOVING GIRL

Publique um comentário