Top

Leitura: adquira o hábito através da regra das 5 horas

Se você gosta de ler ou já tentou inserir algum hábito na sua rotina, provavelmente já ouviu sobre a ‘’regra das 5 horas’’. Ela é uma espécie de incentivo para quem está iniciando nesse mundo e quer inserir a leitura de uma forma fácil na sua rotina. Mas será que ela é tão boa quanto dizem? Aqui vou te mostrar quais os pontos positivos e os negativos dessa regra.

Entendendo o conceito por trás da regra das 5 horas

Para você se familiarizar, ela consiste em reservar ao menos uma hora do seu dia para praticar a leitura, de segunda a sexta-feira, totalizando 5 horas por semana. Para quem não tem o hábito da leitura ela realmente serve como um incentivo e nos dá aquele gás a mais todos os dias para ler, já que será mais uma atividade cumprida no seu dia. Mas, como tudo nessa vida, ela tem seus lados positivos e negativos. 

Gato iniciando uma leitura

O lado positivo

Se você tem o costume de realizar as suas atividades por blocos de tempo provavelmente se dará bem seguindo essa regra. Muitas pessoas que a defendem usam como o incentivo o ‘’parar de dar desculpas para si’’ afinal, ler um livro de 300 páginas parece muita coisa, mas se você ler 10 minutinhos por dia vai terminar ele muito antes do esperado. Então, imagine 1 hora.

De fato, enquanto você não parar de dar desculpas para si, você nunca terá o conhecimento que tanto deseja. Se até mesmo Barack Obama tinha condições de ler enquanto comandava a Casa Branca, eu não consigo pensar em nenhuma desculpa para você. E tempo para a Netflix você provavelmente encontrou, né? Mas a questão acaba se tornando muito mais do que isso, nós temos que ter nossos momentos de lazer, isso é fato. Mas se você quer construir um hábito precisa estar disposta a fazer algumas coisas para que ele se concretize.

O lado não tão positivo

Eu não sei quanto a você, mas se paro para ler uma hora por dia vai chegar em um momento em que vou perder totalmente o foco. Não basta ler ‘’só por ler’’, sem absorver aquilo que o livro realmente quer passar. Apenas passando os olhos sobre as palavras, mas nem se quer prestar atenção. Todas sabemos a importância de fazermos pausas em nossas atividades e retornarmos depois de um tempo. Se isso não acontecer essa atividade vai acabar virando uma ‘’obrigação’’ e não se tornará algo prazeroso.

O que você deve fazer então?

O ideal, para quem está começando nesse mundo da leitura, é ir aos poucos. Comece com 15 minutos durante o dia, depois 20, 30 e vá aumentando gradativamente. Sem pressa, no seu tempo. Quando sentir que está saindo do foco, não está mais entendendo o livro ou não está absorvendo o conteúdo da forma correta, pare! Faça uma pausa e retorne em outro momento, dessa vez com mais foco e com a cabeça limpa. 

Enfim, tenha em mente que não adianta você ler um livro se não entender a mensagem que ele te passa e não aplicar isso na sua vida. Faça o melhor proveito dele e não perca o seu tempo forçando algo que não está mais te fazendo bem.

Se você se interessou pelo assunto e acredita que pode funcionar para você, te recomendo ler esse artigo. Ele fala sobre os benefícios de seguir a regra e te mostra o processo por trás disso tudo. Boa leitura!

Empreendedora catarinense que te ajuda a alcançar seus objetivos através da Organização e Produtividade e te auxilia no Planejamento para que você seja quem sempre sonhou ser.

Post a Comment