Top
Foto de Veronica Benini Spora-em seu escritório em Milão

Itália: a estrategista digital mais corajosa da web

Ciao miga, te apresento Veronica Benini, a estrategista digital e empreendedora que revolucionou a história de muitas mulheres italianas nos últimos anos.

Primeiramente, se você quer empreender na Itália, miga, você precisa saber que não está sozinha. Existe uma comunidade dedicada exclusivamente às mulheres que querem recomeçar e serem protagonistas de suas próprias vidas.

Quem é Veronica Benini?

Antes de mais nada, eu moro em Milão há 8 anos, e conheci a conta do Instagram da Veronica, mais conhecida como Sporaem setembro de 2019, através de uma amiga italiana, que também é empreendedora. Na época, tinha acabado de assumir para mim mesma que não queria mais seguir a carreira de arquiteta tradicional. Ao contrário, queria me reinventar, para poder contar a minha própria história.

À primeira vista, Spora é uma influencer sem papas na língua. Direta, irônica e divertida, está colhendo os frutos de seu trabalho e praticando muito, como dizem os italianos, il dolce far niente (“aproveitar o dia sem fazer nada”).

Porém, as aparências enganam né, miga, em primeiro lugar, ela é uma mulher forte, independente, sem filtros, que soube recomeçar e se reinventar muitas vezes, e, além disso, ela ainda ajuda outras migas empreendedoras a planificarem seus negócios e vencerem seus medos, saindo de suas zonas de conforto e a não desistirem de seus sonhos.

Em outras palavras, a estrategista digital, é quem vai te ajudar a definir as suas metas, a identificar o público-alvo e estabelecer um plano de ação, para você atingir um determinado objetivo.

Escolhi falar sobre a Veronica, porque ela foi e continua sendo, a estrategista digital de muitas das empreendedoras que citarei ao longo dessa nossa jornada.

Veronica Benini a estrategista digital mais corajosa da web está  usando um vestido vermelho aderente com um decote em V, que gira dinheiro ao infinito.

Como tudo começou

Veronica nasceu em Buenos Aires em 1976. Filha de pai italiano e mãe argentina, emigrou para a Itália com 14 anos, logo após a separação de seus pais. Com ela, vieram a sua irmã Violeta, também empreendedora e lançada por Veronica, e o seu pai, que ela não cita o nome.

Se formou em arquitetura na universidade de Florença, e durante os estudos ela fez um ERASMUS em Paris. ERASMUS, miga, é o programa de intercâmbio entre estudantes da União Europeia. Posteriormente a essa experiência, apaixonada por aprender novas línguas, Veronica decidiu se estabilizar na capital francesa.

Porém, em 2006, foi diagnosticada com câncer de colo do útero. Assustada, ela decidiu compartilhar a sua experiência, então criou o Sporablog (que atualmente encontra-se em standby) para dividir as suas dores e alertar outras mulheres sobre o HPV.

Devastada pela doença, e por suas tentativas de gerar um filho, sem sucesso, ela sentia a necessidade de se sentir mulher. Por isso, Veronica conta que, em 2009, começou a usar sapato de salto alto todos os dias. Por quatro anos, Veronica tentou desesperadamente engravidar, e antes mesmo que concluísse o tratamento, foi surpreendida com o pedido de divórcio em 2010. Da mesma forma que se encontrava estéril, frágil e sem marido, ela decidiu se dedicar exclusivamente ao trabalho, e em seis meses se tornou a primeira mulher manager de uma multinacional de engenharia francesa que constrói arranha-céus.

Contudo, a vida dela só fez sentido, quando ela começou a ensinar outras mulheres que trabalhavam na empresa a não se esconderem atrás de um corpo com curvas e a usarem o salto alto. Veronica relata que salvou mais de 70 mulheres nesse meio tempo.

Veronica Benini a estrategista digital mais corajosa da web está usando um vestido vermelho aderente com um decote em V, que beija uma bota de inverno,  transformando-a em um sapato de salto alto vermelho.

Nasce uma empreendedora

Spora, como prefere ser chamada, sempre amou sapatos de salto alto, taco de 12 cm para ser exata. Nesses anos de blogueira, ela criou uma comunidade, e diz ter sido a sua salvação. Ela dividia tudo com as migas de sua comunidade, inclusive a sua paixão declarada pelos saltos, despertando o interesse nas mulheres que a seguiam.

Foi como forma de agradecimento que nasceu o seu primeiro workshop gratuito em 2010. Assim, ela reuniu todas as perguntas de suas leitoras, juntou tudo o que sabia sobre saltos e decidiu rodar a Itália para ensinar as mulheres italianas a recuperarem a autoestima e a feminilidade através do salto.

Assim, nasceu a Spora empreendedora. Dois anos mais tarde, ela largou o trabalho estável e fundou, em 2012, o Stiletto Academy, que é o curso para ensinar as mulheres a caminharem de salto alto. No curso, Spora explica seu método de caminhada e um conjunto de noções práticas para a escolha do calçado mais adequado para cada pé e cada ocasião.

Veronica Benini a estrategista digital mais corajosa da web está usando um vestido vermelho aderente com um decote em V, em uma de suas palestras para o Stiletto Academy.
Veronica Benini em uma de suas palestra sobre sapatos de salto alto. | Fonte: Spora Slr

Spora rodava a Itália em busca de patrocínio para seus cursos, e, ao mesmo tempo, dividia a sua vida entre o blog e os cursos presenciais. Nesse meio tempo, ela abriu a sua conta no Instagram e desenvolveu a habilidade para a comunicação e marketing digital.

Dessa aventura, surgiram várias parcerias com marcas importante e 4 livros. Tudo parecia ir muito bem, mas, como ela sempre diz: “A vida é prepotente”, mas isso é assunto para outro post.

De empreendedora a estrategista digital

Continuando, em 2016, Spora se deu conta de que tinha iniciado discretamente um novo trabalho, o de estrategista digital, que tinha se tornado o seu principal ganha-pão. Ela dava consultoria de marketing digital, estratégia de negócio e comunicação para pequenas empreendedoras. Como eu disse no início do texto, miga, não podemos falar de empreendedorismo feminino na Itália sem citar o nome de Veronica Benini.

Logo depois, ela percebeu que perdia muito tempo explicando o básico do Instagram a elas, então ela decidiu fazer um vídeo-curso que se tornou o seu best-seller: Istafaiga. Depois de Istafaiga, ela criou outros cursos voltados para o marketing digital, e em 2018 criou a plataforma Corsetty, com cursos em vídeo que falam sobre negócios e estilo de vida sobre diferentes tópicos, todos ministrados por especialistas conhecidas online. Ao mesmo tempo, ela foi chamada para dar várias palestras pela Itália, usando o formato TEDx.

14 anos depois

Atualmente, Spora se define somente como estrategista digital e nutre uma comunidade de mulheres que buscam transformar inspiração em motivação e em ação, com consultorias, cursos e palestras motivacionais. Sua conta do Instagram, conta com 125 mil seguidores, ensina sobre marketing digital e empoderamento feminino.

“Trabalho com mulheres e para mulheres e cansei do ideal de perfeição veiculado pela mídia, publicidade e redes sociais. Eu brinco com discursos como o TEDx para explicar que a normalidade é muito mais inclusiva do que pensamos.”

Spora criou um evento inspirador chamado, 9museMilano que acontece no mês de novembro em Milão. Ela coloca no palco mulheres reais que passaram um período muito difícil e souberam recomeçar. O evento tem vaga limitada, mas pode ser visto também em streaming. Esse ano, por conta do COVID-19 o evento será no dia 21 de novembro, totalmente online.

Definitivamente, miga, Spora dá uma lição de intuição, coragem e autoestima. O seu caráter forte, irônico e debochado joga a seu favor, afinal, ela sabe muito bem que o dinheiro e o trabalho estável não trazem felicidade.

Veronica Benini, a estrategista digital mais corajosa da web está usando um vestido vermelho aderente com um decote em V, que da tchau.

Muitas vezes, temos habilidades que, a princípio, não vemos como uma força. Sendo assim, o medo e o julgamento nos paralisam.

É preciso ter coragem para largar tudo e recomeçar, quantas vezes for preciso. Eu mesma estou passando por esse processo.

O importante é acreditar em você sempre e acima de tudo não desistir. Habilidades e competências são adquiridas com o passar dos anos, e lembre-se, o mais importante é nunca se envergonhar da sua própria história.

Conheça também a história de Chiara Ferragni, a maior empreendedora digital do mundo.

Por hoje é só, miga! Baci, abbracci e alla prossima!

No cartão de visitas sou arquiteta e designer, mas poderia me definir como uma contadora de histórias. Canceriana com ascendente em gêmeos, eu adoro uma peça vintage e não perco uma aglomeração. Vim para Milão em 2012 para estudar, mas fiquei aqui mesmo foi por amor. Quando não estou na frente do computador, estou sempre experimentando um prato novo, descobrindo novos lugares e saboreando uma boa xícara de café.

Comments

  • Fernanda Gimenez
    24 de setembro de 2020

    É preciso ter coragem pra largar tudo e recomeçar, quantas vezes for preciso. Essa frase já fez meu dia amiga! Excelente texto, amei conhecer a história da Verônica!!

    • Moving Girls
      25 de setembro de 2020

      Inspiradora, né, miga ❤️

  • Marina
    24 de setembro de 2020

    Que motivador! Amei, Deu pra imaginar eu sentada com você tomando um café e Você contando essa história toda empolgada ahhaah! Demais! Aliás, quero o curso do salto rs!

    • Moving Girls
      25 de setembro de 2020

      Aaahh, que bom que gostou, miga! Em breve mais posts sobre a Itália, fica de olho 🙂

  • Isabella
    25 de setembro de 2020

    Adorei conhecer a história da Veronica!
    Conta mais!!!!!

    • Moving Girls
      28 de setembro de 2020

      Obaaa, em breve mais histórias da Itália 🙂

  • Veronica @spora Benini
    29 de setembro de 2020

    Obrigada! Grazie!

Post a Comment