Top
Duas mulheres fantasiadas no Halloween

Irlanda: O Halloween nasceu aqui

What´s the craic, miga? (Como vão as coisas? Em um inglês bem irlandês). Sabia que a Irlanda é o berço do Halloween? Pasme! A festa de 31 de Outubro não foi criada nos Estados Unidos. Vou te contar sobre origem, as festas incríveis e também minha experiência com o Halloween aqui na Irlanda. Vem comigo. Ah! Mas já te adianto: “Eu não acredito em fantasmas. Mas que eles existem, existem!”

Origem do Halloween

Tudo começou com os celtas

A princípio, muita gente pensa que o Dia das Bruxas é americano. Na verdade, o Halloween nasceu na Irlanda, tradição passada de geração em geração, mas não tem nada oficialmente escrito. Tudo começou há mais de 3 mil anos com os Celtas, os primeiros povos civilizados da Europa. Formados por diversas tribos que partilhavam cultura, idioma e a religião, eles tinham uma forte e apaixonante ligação com a natureza.

O Halloween tem raízes no festival celta Samhain (pronuncia-se souen), que significa ‘fim do verão’ e celebrava a abundância após a colheita. Porém, eles acreditavam que durante esse festival, o véu entre este mundo e o outro, ficava fino. Sendo assim, os espíritos passavam entre os dois mundos nesta noite para se apossarem dos vivos. Cruzes!

Por isso, as pessoas se disfarçavam com peles de animais e esculpiam rostos assustadores em turnips (um tipo de nabo) para deixar na porta. Assim, acreditavam afastar os espíritos malignos. Além disso, acendiam fogueiras para guiar os bons espíritos. Logo, os nabos também começaram a ser iluminados por dentro. Uma referência à lenda de Jack da lanterna. Um homem que teve a entrada negada no céu e no inferno. Como resultado, ele ficou no limbo, perambulando na Terra com um carvão em brasa dentro de um nabo. Eu hein!

Chegando nos EUA

Primeiramente, a festa chegou nos EUA com os imigrantes irlandeses fugindo da fome em 1845, espalhando sua cultura celta. Logo depois, as tradições se misturaram. Assim, as maçãs usadas em previsões do futuro pelos celtas viraram cidra, servidas com os doughnuts, as rosquinhas doces americanas.

Os espantalhos, típicos das colheitas de milho americana, foram muito usados nas decorações no século XX. E apesar de também ser associado com a estação da colheita na Irlanda, foi na América do Norte que o nabo foi trocado pela abóbora. Os americanos acharam que elas eram perfeitas para fazer os Jack o´Lanterns.

Ao mesmo tempo, os Estados Unidos também modernizaram a tradição dos “doces ou travessuras”.  Existem indícios dessa brincadeira nos tempos medievais usando repolhos. Apesar disso, pregar peças é um hábito firmado pelos americanos, também por volta dos anos 1920.

As fantasias de Halloween

As fantasias também foram intensificadas em terras norte-americanas, quando um programa de rádio simulou uma invasão extraterrestre. A transmissão, em 30 de outubro de 1938, dramatizou o livro Guerra do Mundos misturando noticiários da época e causando pânico por lá. Porém, na verdade, foi só uma maneira de chamar atenção para uma peça de radioteatro, que ajudou a rede de rádio (CBS) a bater a concorrente (NBC). E você achando que buzz de lançamento era coisa moderna, hein, miga?

Assim, o ator e diretor americano contou aos ouvintes que tudo não passava de uma pegadinha de Halloween. Por fim, comparou seu papel ao ato de se vestir com um lençol para imitar um fantasma e dar um susto nas pessoas! Apesar de achar genial, eu enfartaria, com certeza!

Conde Drácula também é Irish

Miga, o conde Drácula também é uma invenção Irish (irlandesa), sabia? Aliás, tão irlandês que em Outubro tem uma programação especial para celebrar a obra e seu autor, Bram Stoker. Segundo o Livro dos Recordes (Guinness Book), Drácula se tornou o vampiro mais famoso da ficção com o maior número de aparições, em filmes, livros, músicas e nas artes.

Como é o Halloween hoje na Irlanda

O irlandês tem uma relação intensa com o mal-assombrado! Muito mais do que o resto do mundo. Portanto, o Halloween hoje, é uma das datas mais importantes na Irlanda. Em outras palavras, as proporções são parecidas com o Natal. Simultaneamente, acontecem muitos eventos e farras tradicionais e sombrias pelo país.

Por exemplo, você pode participar do antigo ritual celta no exato lar do Halloween, no condado de Meath. Assim como acontecia há milhões de anos no dia 31, exatamente as 7pm, o rito se repete no topo da colina de Tlachtga (hoje chamada de Hill of Ward). Tochas de fogo começam a ser acesas e simultaneamente se espalham em mais tochas por várias montanhas da região.

O convite do festival é: “A diversão arrepiante espera por jovens e adultos no festival Spirits of Meath. Entre se tiver coragem!” Ou seja, não fui! Mas quem sabe um dia?

Além disso, tem muitos festivais de filme de terror, festas a fantasia em pubs e até parada de Halloween (Macnas Halloween Parade).

Diz a lenda, que todo castelo é assombrado por pelo menos um fantasma. Que seja lenda mesmo, amém! Porque aqui o que mais tem são castelos! Centenas de castelos. E tem até tour pelos mais assombrosos. A vibe na Irlanda é: “Eu não acredito em fantasmas. Mas que eles existem, existem”. Sendo assim, você pode imaginar o furor das visitas no Halloween!!

Halloween na Irlanda para crianças

Apesar de tudo, Halloween por aqui não é só terror e sustos. Ou seja, crianças também têm programação. Atualmente, uma das mais famosas é a do jardim botânico, Dublin Botanic Gardens. O evento busca atrair pais e filhos para um concurso de decorar abóboras. Posteriormente, elas ficam expostas para os visitantes. Além disso, tem um jardim repleto de plantas verdadeiras, arrepiantes e mágicas. E eles também incentivam os visitantes a se fantasiarem. Fui com as crianças ano passado e amei!

Minha experiência com o Halloween

Já fui em algumas festas e usei fantasias bem assustadoras no Brasil. Porém, como você viu, isso mudou um pouco com o tempo. Apesar disso, amo a vibe do Halloween na Irlanda! Logo que chegamos aqui, em outubro do ano passado, já garanti a fantasia pros meus filhos para saírem pedindo doces.

Minha menina estava com 3 anos e, apesar de adorar uma festa, fica bem receosa com os monstros. Qualquer semelhança não é mera coincidência! Por isso, comprei uma fantasia estilo “princesa vampira” tradicional por aqui. Um vestido preto comprido, com uma gola vermelha caída para trás. Fiz um delineado, colei brilho (sou dessas) e ela amou!

Meu menino ainda era bebê, com 8 meses. Portanto, uma toca de lã imitando topo de abóbora e um babador com a cara da abóbora foram a fantasia dele. Por isso, onde ele passava as pessoas diziam: Hello, Mr. Pumpkin (Olá, senhor abóbora!). Logo depois de dar doces para várias crianças na porta, saímos para pedir também.

Antes de mais nada, saiba que algumas casas ficam bem assustadoras! Contudo, uma quase me enfartou.

Com uma decoração sinistra, meia luz e uma música aterrorizante e bem alta, a porta estava semi aberta. Foi abrindo devagar… Nhéééc. Um cara de capuz sentado com uma lanterna debaixo pra cima no rosto, levantou com tudo em nossa direção e gritou. Porém, quando ele viu a minha miúdinha esperando o doce disparou em se desculpar (“oh, sorry honey, sorry honey, sorry!!“). Mas ela estava tão focada em ganhar os doces que continuou plena, esperando um chocolate. Já eu, morri, mas passo bem! Amo os irlandeses!

Halloween na Irlanda na pandemia

Esse ano, o coronavírus é mais assustador do que qualquer história de fantasma, né? Mês passado, entramos em N3 de restrições na Irlanda, como te contei aqui. Porém, os casos continuam subindo. Sendo assim, estamos indo para o N5 de restrições!

Por isso, todos os eventos de Halloween serão cancelados. Ou seja, esse ano teremos só as decorações das casas. Mas em breve isso há de acabar! E ano que vem a gente tira esse atraso!

E você, miga? Gosta de Halloween? Tem medo? Alguma história marcante? Me conta! (Mas se for de terror não conta não!)

Um beijão e como dizem aqui na Irlanda: Cheers!

Happy Halloween!

Administradora, apaixonada e especialista em comunicação empresarial. Convicta da força do empreendedorismo na qualidade de vida e autoestima das mulheres. Clareio a jornada de empreendedoras para levarem seu trabalho e alma para o digital, com estratégia e autoconfiança. Aliás, já pode comunicar o mundo que ele é seu, miga!

Comments

  • Sônia
    31 de outubro de 2020

    🎃🎃🎃😂😂😂👏👏👏👏👏👏

    • Moving Girls
      31 de outubro de 2020

      Esse post ficou demais, né, miga? Happy Halloween 🎃😉

Post a Comment