Top

Irlanda: novas medidas sanitárias para o COVID-19

What´s the craic (“Quais são as novidades” em inglês), miga? Por aqui, regredimos! Teremos novas medidas na Irlanda. Isso porque os infectados pelo COVID-19 dobraram 10 vezes nos últimos 2 meses! Portanto, o governo lançou um plano para o próximo semestre dividido em 5 níveis. Funciona como uma espécie de lockdown em fatias. Acima de tudo, o objetivo é manter o vírus longe de asilos, escolas, hospitais e fábricas. Essa medida é bem interessante, porque assim não ficaremos no tudo ou nada da quarentena! Será que essa proposta chegará no Brasil um dia? Na dúvida, continue lendo para entender tudo o que está rolando aqui na ilha!

Quais são as novas medidas na Irlanda?

O Taoiseach (que significa primeiro-ministro em irlandês) Micheál Martin está preocupado. Pelo andar da carruagem, o Covid-19 estará conosco até meados de 2021. A princípio, as novas medidas na Irlanda são para proteger a saúde, fortalecer o emprego e apoiar as comunidades. Dividido em 5 níveis, o N1 entra em ação nos períodos de baixa incidência da doença, ou seja, quando há surtos isolados e baixa transmissão na comunidade. Já os níveis seguintes aumentarão os bloqueios se houver mais incidências da doença.

Em síntese, o plano detalhado aqui é o seguinte:

Nível 1

  • Permite até 10 visitantes de até 3 famílias na sua casa;
  • Até 100 pessoas em casamentos e reuniões organizadas em ambientes fechados;
  • Até 500 pessoas em locais ao ar livre com capacidade mínima para 5.000 pessoas. Nos demais lugares abertos, o máximo é de 200 clientes.
  • Boates, discotecas e cassinos ficam fechados.

Nível 2

  • 1, 2 ou até 3 famílias podem se encontrar em outros ambientes. Até 6 pessoas dentro da sua casa ou 15 ao ar livre;
  • Até 50 pessoas podem comparecer a uma cerimônia de casamento ou funeral;
  • Bares, cafés e restaurantes atenderão seu número máximo de capacidade. Porém, os grupos individuais são limitados a 6 pessoas de até 3 domicílios;
  • Os pubs que não servem refeições podem ser reabertos;
  • Trabalhar de casa sempre que possível.

Nível 3

  • Visitantes na sua casa apenas de uma única outra família. Nenhuma reunião social ou familiar em outros ambientes;
  • Casamentos limitados a 25 pessoas e reuniões ao ar livre limitadas a 15;
  • Treinos esportivos liberados, mas nenhuma partida será permitida;
  • Museus e galerias fechados;
  • Bares, cafés e restaurantes com restrições adicionais aplicadas.

Nível 4

  • Nenhum visitante permitido na sua casa;
  • Casamentos limitados a 6 pessoas. Funerais limitados a 25 pessoas;
  • Ginásios, centros de lazer, piscinas e igrejas fechados;
  • Não serão permitidos refeições em locais fechados. Os pubs poderão atender apenas 15 clientes ao ar livre;
  • Manter as escolas e os serviços de creche continuará sendo uma prioridade.

Nível 5

A princípio, é tudo semelhante ao N4, mas acrescenta:

  • Restrições de viagens domésticas;
  • Recomendações para pessoas ficarem em casa e praticarem exercícios somente a 5 km de onde moram.
novas medidas irlanda

Como estamos com as novas medidas na Irlanda?

Estamos em meados de setembro. Atualmente, a Irlanda toda está no nível 2, exceto Dublin, onde eu moro. Aqui temos medidas adicionais ao N2, porém não chegamos a entrar no N3. Se você ficou confusa, relaxa! Todo mundo por aqui ficou também. Isso está, inclusive, causando um leve bafafá com os irishes. Sendo assim, concluímos que estamos no N2,5 (tipo a plataforma de embarque do Harry Potter!)

Do mesmo modo, temos outro bafafá com os pubs que não servem refeições. Fechados desde o início do lockdown, estão sem previsão de reabertura! Porém, uma das tradições mais fortes dos Irlandeses é beber cerveja. Por ser um dos países que mais consomem a bebida, os bares típicos, pubs, são populares por aqui. Em outras palavras, uma cultura viciada em pubs… está sem pubs! Tá puxado pros irlandeses, viu, miga!

Apesar de tudo, tem uma curiosidade bacana. Definitivamente as pessoas com mais de 70 anos têm muito juízo por aqui. O primeiro ministro disse que elas estavam aderindo “melhor do que a maioria” aos conselhos dados desde o início da pandemia! Sendo assim, vamos deixar o nosso clap, clap, clap para os veteranos irish!! Belezinhas!

Para onde vamos com as novas medidas na Irlanda?

O inverno está próximo. A princípio, esse é o maior desafio para os serviços de saúde e agricultura por aqui, miga. Portanto, nas novas medidas na Irlanda, o governo seguirá todas as propostas da Comissão Europeia sobre viagens. Assim, o país vai se manter conectado e abastecido. Já os eventos maiores como shows e esportes, passarão por uma nova análise no final do ano. Dessa forma, será definido o que poderá ou não ser organizado.

Nesse meio tempo, Léo Varadkar, o vice primeiro-ministro (Tánaiste em irish), disse que as empresas têm demonstrado coragem, determinação e adaptabilidade nesse período de desafios. Em primeiro lugar, ele afirma que o governo continuará apoiando as empresas e protegerá o máximo possível os trabalhadores.

Além disso, os apoios financeiros existentes para as empresas também serão revistos no orçamento. Desde já, as empresas que tiveram de permanecer fechadas receberão uma atenção especial. Por fim, o nosso Tánaiste diz compreender que as pessoas estão frustradas e ansiosas. Contudo, nada é certo sobre a Covid-19.

Em outras palavras, não é o melhor dos mundos, mas em breve sairemos dessa melhor do que entramos!

E você, miga? Já se adaptou a toda essa instabilidade? Ou surta se tiver mais restrições por aí? Aqui tem dicas da nossa maravilhosa psi da Moving para manter a saúde mental na pandemia. Inclusive, tô indo ler de novo!

Cheers!

cheers. novas medidas irlanda

Administradora, apaixonada e especialista em comunicação empresarial. Convicta da força do empreendedorismo na qualidade de vida e autoestima das mulheres. Clareio a jornada de empreendedoras para levarem seu trabalho e alma para o digital, com estratégia e autoconfiança. Aliás, já pode comunicar o mundo que ele é seu, miga!

Post a Comment