Top

Guia para tomar grandes decisões (ainda) em 2020

Miga, esse ano está sendo um desafio enorme para todas nós, não é? Porém, um detalhe muito importante é: ele ainda não acabou. Nesse guia, você vai encontrar conselhos de ouro para tomar decisões importantes na sua carreira e vida.

decisões

No início da pandemia, pareceu inteligente dar uma pausa nas principais decisões da vida; não é ideal tomar grandes decisões no meio de uma crise mundial. Contudo, chegou o momento em que muitas de nós precisamos encarar decisões difíceis – envolvendo relacionamentos, carreiras, filhos, saúde, etc. Não dá para ignorar algumas situações por mais tempo, sabe?

“O conselho de não tomar decisões quando você está sob pressão é muito bom

para as pessoas com experiências tramáticas de curto prazo.”

Kimberly Diggles, terapeuta

Porém, sem sinal de um final para a pandemia, especialmente em países que ainda estão com números altos de caso, a terapeuta Kimberly também afirma que não é saudável simplesmente deixar todas as decisões para “escanteio”. Nesse sentido, em entrevista para o The Lily, Kimberly e outros profissionais de diferentes áreas recomendam dicas pró-ativas, com atenção e calma para situações como as que estamos vivendo.

1. Avalie o momento

decisões

O stress pode afetar negativamente seu desempenho cognitivo, ou seja, tente não se apressar em decisões que parecem mais fáceis e rápidas em um momento tenso ou em que você esteja se sentindo insegura.

“Quando percebemos uma ameaça no ambiente, nossa amídala (geralmente referida como o centro de medo do cérebro) fica super ativada. Em contrapartida, o centro emocional do cérebro fica desativado junto da parte que usamos para ter pensamentos claros. Isso faz com que seja muito difícil pensar.”

Sunita Sah – Psicóloga, Especialista em tomadas de decisões e professora na Universidade de Cambridge

Você precisa sentir menos medo ao decidir algo – e isso é um fato. Para as migas que trabalham em um ambiente de muita pressão no dia a dia, o passo mais importante é saber quando você precisa reorganizar seus pensamentos. Uma dica pode ser usar a caminhada até a cafeteira (ou lanchonete) para tirar um instante e parar para redefinir sua mente. Essa pausa também vai ajudar e prevenir que sua mente entre em outro efeito do stress que é o pensamento binário (quando você se limita a apenas 2 opções).

2. Abasteça seu corpo

decisões

Você não iria fazer uma viagem de carro sem combustível, certo? Igualmente, evite embarcar em uma grande decisão quando você está de barriga vazia. Esse conselho pode parecer óbvio, porém é comum para muitas mulheres pular essas etapas intencionalmente.

“Dê uma chance para o seu corpo e alimente o seu cérebro com a

energia de que ele precisa.”

Kimberly Diggles

Nesse ínterim, tome uma atitude pró-ativa para sua saúde mental também. Atualmente, você pode encontrar muitas opções online ou pela sua cidade: yoga ou qualquer outra atividade que vai relaxar a sua mente. Pratique ter pensamentos atentos ao momento e com boas intenções. Dessa forma, quando você estiver se sentindo ansiosa ou enfrentando tomada de decisões, você vai ter a habilidade de conversar consigo mesma e passar por isso numa boa.

3. Planeje uma reunião com você mesma

As decisões de grande impacto merecem a sua atenção total. Porém, quando estamos no processo, automaticamente nos tornamos multitarefas e não passamos por cada estágio com a devida atenção.

Antes de mais nada, prepare-se para a reunião com você. Não apareça de mãos vazias! Prepare uma lista para ajudar você a pensar nas opções necessárias e para que consiga visualizar todos os pontos. Por exemplo:

  • Essa é uma decisão de urgência?
  • Qual tipo de energia essa decisão requer de mim?
  • Eu tenho a capacidade para essa energia nesse momento?
  • É algo que eu estava pensando antes da pandemia?
  • Como essa escolha vai afetar a minha vida?
  • Quais são meus maiores medos em relação a essa decisão?

4. Não passe por tudo sozinha

Logo depois que você teve a chance de pensar em tudo consigo mesma, procure por suporte. Uma amiga, terapeuta ou outra profissional de saúde mental pode introduzir possibilidades que você nem sequer imaginou. Se possível, chame pessoas que pensam diferente de você para trazer uma visão diversificada para o assunto.

Todavia, se você estiver hesitante em procurar por conselhos de outras pessoas, pergunte-se por que – e tente passar essa ideia adiante. Devido a expectativas ou mesmo condições sociais, as mulheres passam por muito sofrimento em silêncio, afirma Elizabeth Clayborne (médica emergencial no hospital de Maryland).

5. Faça o melhor com o que você tem

Logo depois de analisar todas suas opções, você pode acreditar que nenhuma seja ideal. Porém, se uma decisão precisa ser tomada, tire o momento para ter consciência de todas as circunstâncias que te trouxeram a essa decisão.

Em contrapartida, quando você decidir por algo, você tem grandes chances de sentir um alívio. Como resultado, use isso para entrar de cabeça nesse novo momento – já que as decisões vão ter bons resultados de acordo as suas atitudes no processo delas.

6. Tenha esperança

Definitivamente, as tomadas de decisões podem se tornar extremamente difíceis agora, mas é nos momentos de dificuldade que aprendemos a ter clareza e enxergar o que é preciso ser feito, o que é importante para nós. E essa mudança pode ser possível ao nível individual também (não apenas para sua empresa ou equipe).

Você é mais forte do que imagina, miga, não esqueça disso!

Está precisando de momentos para cuidar melhor de você? Então se joga nesse guia prático de saúde mental para empreendedoras!

Já morei em Dublin, já visitei Noruega, Finlândia, voltei para o Brasil e descobri que não importa o local que você mora e sim o propósito pelo qual se vive. Professora de inglês e fundadora do projeto @girlsinajourney.

Post a Comment