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Guia para criar Landing Pages Incríveis

Miga, você sabe o que é Landing Page? Tenho certeza que assim como eu, você já se pegou deixando seu nome e e-mail em uma página de captura, em troca de algum material gratuito e, um tempo depois, passou a receber diversos e-mails daquela pessoa ou empresa, não é? Ou seja, é a famosa Landing Page e abaixo vou falar em mais detalhes sobre ela e sobre o uso estratégico no seu negócio.

Guia para criar Landing Pages Incríveis

O que é Landing Page?

Em outras palavras, o nome dessa página de captura é Landing Page, que nada mais é do que um formulário com o intuito de captar o contato do visitante interessado no conteúdo do seu negócio, e, assim, formar uma base de leads que receberão mais conteúdos relacionados via e-mail por exemplo, com o intuito de gerar uma conversão futura (venda). Leads são clientes em potencial, pessoas que, de alguma forma, tiveram contato com seu negócio e que podem, em algum momento, se interessar em comprar, tornando-se um cliente. É importantíssimo ter o contato de quem se interessa pelo seu negócio, né, miga?  

Landing Pages e Funil de Vendas

A Landing Page faz parte do Funil de Vendas do seu negócio, levando o seu lead em direção à compra. Em geral, são páginas com poucos elementos, para que o visitante não se distraia e deixe de realizar a ação desejada. Contudo, em uma Landing Page o visitante tem apenas duas opções de ações: ou preencher o formulário e acessar o conteúdo ou sair da página. Assim, tendo apenas duas opções de ação, aumenta muito a probabilidade de o visitante converter.

Nas estratégias de Marketing Digital, as Landing Pages são mais utilizadas para captar leads. São criadas páginas ofertando um material de valor, que pode ser um e-book, um infográfico, uma ferramenta, um template, um teste gratuito de um software, um webnário, uma semana de curso gratuito, etc., bons o suficiente para que o visitante queira deixar seus dados como nome e e-mail em troca do acesso a esse material. Assim, você cria sua base de leads interessados no seu negócio, e que estão dentro do seu Funil de Vendas, para serem nutridos com mais conteúdos de valor, até que estejam prontos para comprar seu produto ou serviço. Dessa forma, além de captar leads, as Landing Pages também podem ser usadas com o objetivo de fazer o usuário se inscrever em uma Newsletter e até mesmo para realizar uma compra.

Use Landing Pages estrategicamente

Leads são oportunidades de negócio para sua empresa. Por isso, é tão importante o uso de Landing Pages na sua estratégia: não basta receber muitas visitas em seu blog ou nas redes sociais e esse visitante nunca mais voltar; você precisa ter um contato mais próximo dessas pessoas, dar início a um vínculo. Se você não capta o contato do seu visitante, você está perdendo uma oportunidade de negócio e consequentemente uma venda.

Dessa forma, você pode e deve ter mais de uma Landing Page, afinal o Funil de Vendas divide seus leads em quente (prontos para comprar), morno (alimentados pelo seu negócio) e frio (iniciando o contato com seu negócio). Sendo assim, cada Landing Page deve oferecer um conteúdo valioso em diferentes etapas do seu Funil de Vendas, pensando no quão conscientes os seus leads estão do seu negócio e o quanto eles já percebem que precisam do seu produto e serviço.

Elementos essenciais de uma Landing Page

Alguns elementos são essenciais e caracterizam uma Landing Page. Nesse sentido, vou usar como exemplo a Landing Page da Bits to Brands.

Oferta da Landing Page

Em suma, a oferta é o conteúdo que fará o visitante entrar na sua página e preencher o formulário. Por isso, a oferta deve gerar muito valor para o visitante da sua página. Não pode ser “mais do mesmo” que já encontramos na internet. Pense fora da caixinha, miga! Tenho certeza de que você é uma Moving Girl capaz de criar um conteúdo extraordinário, exclusivo e indispensável para o seu visitante.

Exemplo de Oferta
Exemplo de Oferta de Landing Page, usando como referência a Bits to Brands. Fonte: Arquivo Pessoal, Bianca Sofilio

Título da Landing Page

O título deve ser claro, compreensível, chamativo e que esclareça a oferta. Deixe claro o tipo de conteúdo que o visitante irá encontrar ao preencher o formulário, seja um e-book, um webnário, uma amostra grátis, etc. É muito importante transmitir esse conteúdo de forma clara, para que o visitante não se sinta enganado no recebimento do conteúdo e continue convertendo com seu negócio.

Exemplo de Título
Exemplo de Título de Landing Page, usando como referência a Bits to Brands. Fonte: Arquivo Pessoal, Bianca Sofilio

Descrição da Landing Page

Pode ser opcional, dependendo do seu objetivo e público-alvo. Porém, na minha opinião, é importante que você fale com seu visitante, de forma objetiva, sobre o valor e a transformação que seu conteúdo pode gerar para ele.

Exemplo Landing Page - Descrição
Exemplo de Descrição de Landing Page, usando como referência a Bits to Brands. Fonte: Arquivo Pessoal, Bianca Sofilio

Conteúdos Audiovisuais

Podem ser vídeos ou imagens, que deixem claro para o visitante do que se trata o conteúdo da oferta, porém de forma mais atrativa do que os conteúdos escritos. Uma dica é olhar para o seu vídeo ou imagem sem olhar para o título e descrição; se eles, por si só, deixarem clara a sua oferta e fizerem sentido dentro do contexto, é uma boa escolha.

Exemplo de Landing Page - Audiovisual
Exemplo de Conteúdo Audiovisual de Landing Page, usando como referência a Bits to Brands. Fonte: Arquivo Pessoal, Bianca Sofilio

Formulário da Landing Page

É o coração da Landing Page, a parte mais importante e que dá sentido a ela. É o “pagamento” que o seu visitante te deixa para receber seu conteúdo, e para você é muito valioso ter os dados dele. Logo, no intuito de saber tudo do seu potencial cliente para aumentar a taxa de conversão, utilize formulários com campos que realmente sejam indispensáveis para o seu negócio. Por isso, quanto mais campos, menor a chance do seu visitante preencher e converter.

Exemplo de Formulário landing pages
Exemplo de Formulário de Landing Page, usando como referência a Bits to Brands. Fonte: Arquivo Pessoal, Bianca Sofilio

CTA – Chamada para Ação da Landing Page

Anda em conjunto com o formulário, é o botão que gera a ação do seu visitante, com frases como: “Acesse o conteúdo”, “Receba o material”, “Baixe seu e-book”, “Assine a Newsletter”. Dessa forma, pense estrategicamente na CTA, deixando claro qual ação o visitante está realizando e, ao mesmo tempo, que se torne um convite para que ele a realize.

CTA landing pages
Exemplo de CTA de Landing Page, usando como referência a Bits to Brands. Fonte: Arquivo Pessoal, Bianca Sofilio

Adicionais de uma Landing Page

Desde que não deixe sua Landing Page poluída e nem tire a atenção do seu visitante do botão de CTA, você pode optar por usar alguns itens opcionais. Dentre eles, estão os botões para compartilhar nas redes sociais, botão de contato com você e depoimentos de clientes.

Conteúdos Adicionais de uma Landing Page
Exemplo de Adicionais de Landing Page, usando como referência a Bits to Brands. Fonte: Arquivo Pessoal, Bianca Sofilio

Como criar Landing Pages?

Miga, você já tem um blog? Assim, para criar suas Landing Pages, você pode utilizar seu próprio blog e ferramenta de e-mail marketing, criando novas páginas. Ou então, você pode usar ferramentas de automação de e-mails como a RD Station ou a Klickpages, que contam com a função de Landing Pages customizáveis. Se você optar por uma ferramenta de automação, vale ressaltar alguns pontos importantes que ela deve oferecer, além de um bom preço:

  • Praticidade e facilidade para criação e customização das páginas;
  • Boa variedade de layouts de Landing Pages;
  • Opções de compartilhamento nas redes sociais;
  • Flexibilidade;
  • Estatísticas de acesso e de conversões;
  • Formulários Inteligentes;
  • Integração com outros sistemas, caso deseje;
  • Responsividade;
  • Site seguro com certificado SSL.

Dicas para criar Landing Pages Incríveis

Algumas coisas diferenciam uma Landing Page boa de uma Landing Page incrível. Algumas delas são:

Objetividade na sua Landing Page

Em suma, vá direto ao ponto, miga! Sem rodeios, fale tudo o que puder usando a menor quantidade de elementos e palavras possíveis. Foque nos pontos principais da sua oferta, sem transformar a página em um artigo.

Sem distrações

Remova da sua Landing Page todos os elementos que não são essenciais para a conversão. Essas distrações podem ser o menu de topo e lateral do seu blog, rodapé, botões e imagens desnecessários.

Paleta de Cores da Landing Page

Antes de tudo, pense nas cores que irá utilizar e opte por cores mais chamativas apenas nos elementos em que você realmente quer chamar atenção. Os botões de CTA também devem ser em cores chamativas e contrastantes.

Utilize formulários simples

No formulário, solicite apenas as informações que realmente são relevantes para o seu negócio. Assim, não gera a impressão de “invasão de privacidade” no visitante. Poucos campos no formulário também aumentam as chances de conversão. Para saber quais campos usar, pense no seu modelo de negócio e as características do seu potencial cliente. Assim, você vai perceber o que realmente é essencial que você saiba, para no futuro torná-lo um cliente.

Faça testes A/B e análise as métricas

Você quer saber qual é a cor converte mais? Quais os elementos devem conter no formulário? Se usa vídeo ou imagem? Para obter respostas para suas dúvidas, você pode usar testes A/B. O teste consiste em criar duas versões da mesma oferta, mudando os itens que quer entender. Com os resultados de conversão, você descobre o que funciona mais para o seu negócio. Além desses testes, é importante analisar métricas como taxa de conversão, de rejeição, de saída, de cliques e o custo por lead. Com esses dados, você consegue verificar se suas Landing Pages são de interesse do seu público e o que pode ser melhorado.

Utilize design responsivo

Atualmente, tudo o que é acessado pelo computador, também é acessado pelo celular. Por isso, é muito importante que sua página seja responsiva e se adapte para computadores e dispositivos mobile.

Não esqueça do SEO da sua Landing Page

Assim como todo o seu blog, as Landing Pages precisam ser otimizadas com SEO para ranquear no Google. Quanto mais visitas o seu blog e suas Landing Pages recebem, mais leads podem ser captados, então, invista pesado em SEO.

Experiência do Visitante: Thank You Pages

O que vem depois que o visitante envia o formulário? Um pop-up sem graça e bobinho ou uma página de “obrigado maravilhosa”, entregando o conteúdo que ele desejou ao se inscrever e outros conteúdos relevantes. Essas páginas são as Thank You Pages, em outras palavras Páginas de Obrigado. Nesse contexto, elas servem para o visitante entender que a ação foi concluída com sucesso, mas se puder conter outras informações e melhorar a experiência dele, por que não fazer?

Além de conter um botão para clicar e baixar o conteúdo, ou simplesmente um aviso que ele receberá por e-mail, você pode deixar uma mensagem atenciosa, agradecendo ao lead por ter se interessado pelo material. Em tempo, na sua Página de Obrigado você pode criar ações que façam com que o lead continue em contato com sua marca, seja com outros materiais relacionados ao conteúdo, ofertando o seu produto ou serviço, ou então, levando-o de volta para seu blog.

Landing Pages = Contato do crush

Enfim, assim como na vida é super importante pegar o telefone daquele crush, nos negócios também é importantíssimo ter o contato de potenciais clientes que se interessam pelo seu trabalho. É criando um vínculo, estreitando os laços com conteúdos de valor e contato próximo que ele deixa de ser potencial cliente para se tornar um cliente fiel. Portanto, se você ainda não está captando o contato das pessoas que visitam seu blog ou site, está perdendo um ativo valioso – lista de leads – e deixando de ganhar muito dinheiro. Para de perder tempo, miga, e começa a planejar suas Landing Pages incríveis!

Engenheira de Produção e agora Empreendedora Digital, entendi que podemos sempre nos reinventar! Entre outras coisas, sou estrategista digital e criadora de conteúdo, acredito que o Empreendedorismo Online empodera e transforma o mundo! Conte comigo, quero te ajudar a ser livre e independente construindo seu conteúdo online.

Comments

  • Vitória Laís
    15 de agosto de 2020

    Amei! Incrível como a Moving sempre sabe o que eu preciso! 🤩

    • Moving Girls
      17 de agosto de 2020

      Esse post ficou f*da, né, miga? Que bom que estamos ajudando na construção da sua própria história rumo à dominação mundial 💋

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