Top

França: Torre Eiffel muda de cor para a campanha do Outubro Rosa

Por ocasião do lançamento do Outubro Rosa em Paris, a Torre Eiffel ficou todinha da nossa cor preferida, migas! Uma linda mensagem de apoio a todas as mulheres e homens que lutam contra o câncer.

Em 1º de outubro, a associação “Le Cancer du Sein, Parlons-en!” agora renomeada Ruban Rose está lançando a campanha de número 27 do Outubro Rosa na França, para conscientização e apoio à pesquisa contra a doença que dura todo o mês de outubro.

Este encontro é fundamental para a associação, que apoia a investigação médica e científica durante todo o ano e sensibiliza as mulheres para o diagnóstico do câncer da mama. Neste ano, o slogan TODOS UNIDOS DA MESMA COR ganha todo o sentido para a redução da doença. Se por várias décadas houve avanços significativos na pesquisa médica ou na qualidade de vida dos pacientes, é fundamental continuar a luta contra a doença. Hoje, detectado a tempo, 9 em cada 10 cânceres de mama estão curados. É enorme! Mas mais de 58.000 novos casos são detectados a cada ano na França e o câncer de mama continua sendo o mais importante e o mais fatal nas mulheres. Então, sim, a luta continua enquanto a doença estiver aí, e mais do que nunca, devemos também permanecer “Todos unidos pela mesma cor”!

A associação Ruban Rose

« Le Cancer du Sein, Parlons-En ! » “Câncer de mama, vamos conversar sobre isso!” “, associação criada em 1994 com a dupla missão de informar o público em geral e angariar fundos para a Investigação, passa a ser” Ruban Rose “. Esta mudança de nome, que homenageia a famosa fita rosa, símbolo presente desde o início da associação e que ao longo dos anos se tornou um sinal de vitória para muito mais além, é para a associação uma forma de voltar às fontes do seu compromisso e abordar um novo capítulo: o do encontro de todas as forças para lutar pela erradicação desta doença.

Le Ruban Rose surgiu nos Estados Unidos na década de 90. Foi Evelyn Lauder, então vice-presidente da marca de cosméticos Estée Lauder, que, com sua amiga Alexandra Penney da revista Self, teve a ideia de fazer o emblema unificador da luta contra o câncer de mama. Na época, essa doença era tabu e a fita rosa ajudava a torná-la visível. Na França, em 1994, o grupo Estée Lauder e a revista Marie Claire juntos lançaram a primeira campanha de conscientização e imediatamente criaram a associação “Le Cancer du Sein, Parlons-en!”. Desde então, esta iniciativa deu origem a todo um ecossistema: Outubro Rosa, a campanha anual de conscientização, um importante concurso de fotografia, eventos em todo o território, a iluminação rosa de monumentos emblemáticos, incluindo a Torre Eiffel, e o reunião de um número crescente de parceiros. O objetivo primordial dessas ações foi mobilizar as mulheres e as pessoas ao seu redor, conscientizando-as por meio da informação e do diálogo em um contexto onde pouco se falava sobre a doença. Desde então, a conscientização evoluiu e hoje o desafio é enfatizar a importância da detecção precoce e contribuir, por meio de financiamento direcionado para o avanço das pesquisas e a erradicação da doença. Ao se tornar “Ruban Rose”, a associação queria apoiar este desenvolvimento e expressar seu desejo de federar uma comunidade maior e a cada ano mais parceiros. Um novo logotipo e uma nova carta gráfica trazem esta mudança de nome.

Outubro Rosa ao redor do mundo

Miga, a campanha do Outubro Rosa corre o mundo na tentativa de sensibilizar mais e mais pessoas a, não só falarem sobre sobre o cancêr de mama, mas, também, a lembrá-las de que a realização do autoexame é fundamental para um tratamento efetivo, caso a doença seja confirmada. Por isso, não só a Torre Eiffel, mas diversos outros monumentos ao redor do mundo também de vestem de rosa para essa ocasião. Olha só!

Casa Rosada, na Argentina

casa rosada outubro rosa
Foto: The Culture Trip

Cristo Redentor, no Brasil

cristo redentor outubro rosa
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Corte Montgomery County, nos Estados Unidos

corte montgomery county outubro rosa
Foto: The Culture Trip

Mais projetos engajados no Outubro Rosa na França

Angelina

Todos os anos, o mês de outubro é adornado com a cor rosa para apoiar a luta contra o câncer de mama por ocasião da Operação Rosa. E este ano, Angelina participa na luta pela criação de uma pastelaria inédita, em apoio aos médicos e investigadores do Gustave Roussy (o principal centro de câncer da Europa) que se mobilizam diariamente para a realização de programas e tratamentos que permitem que cada paciente se cure melhor do câncer de mama. Chamada Rosalie, este doce única está disponível de 1 a 31 de outubro nas salas de chá Angelina em Paris. Rosalie é uma massa simbólica que combina uma amêndoa crocante, um toque de caramelo, um creme de avelã e um tenro coração praliné, para se encher de doçura. Para cada Rosalie vendida, € 1 será doado a Gustave Roussy. Um compromisso que marca o desejo de Angelina em defender as causas e valores importantes.

Já deu água na boca, não, miga?

Park Hyatt Paris Vendôme

De 1º a 30 de outubro de 2020, o Park Hyatt Paris Vendôme está comprometido com a instituição de caridade Ruban Rose, anteriormente conhecida como “Le Cancer du Sein, Parlons-En!” Para aliar prazer e boa ação, o palácio convocou o barman de seu Bar, Jean Munos. Ele começou a criar um mocktail em conexão com a associação e a causa defendida. Para cada mocktail provado, o Park Hyatt Paris Vendôme se compromete a doar € 1 para Ruban Rose, como parte da operação nacional da Outubro Rosa 2020. Para quem não conhece mocktails, estamos falando de coquetéis feitos sem álcool, só para aproveitar ao máximo as frutas, flores, chás e águas com sabores que Jean Munos terá misturado! O Park Hyatt Paris Vendôme revela, assim, um mocktail tingido de rosa feito de hibisco, limão e frutas vermelhas. Tin tin!

Já tô louca por esse “sextou”!

Kusmi Tea Paris

Como todos os anos, o Outubro Rosa é uma oportunidade de apoiar a prevenção, pesquisa e combate ao câncer de mama. Mais uma vez, este ano, a Kusmi Tea Paris se uniu a Chantal Thomass para criar um chá exclusivo. Este é o terceiro ano consecutivo que Chantal Thomass colabora com a Kusmi Tea. Em 2018, os dois imaginaram, de facto, uma bolsa única e em 2019, um novo chá. Para o Pink October 2020, a Kusmi Tea mais uma vez imaginou uma edição limitada de chá verde de menta com pétalas de rosa. O design da caixa ficou a cargo de uma designer de lingerie. Combinando seus códigos com os do Kusmi Tea, Chantal Thomass o vestiu de rosa e preto, adornado com uma etiqueta exclusiva e o logotipo com renda preta. Uma caixa feminina e chique! Este chá pode ser descoberto de outubro a dezembro de 2020 nas lojas Kusmi Tea. Todos os lucros serão doados para a associação Ruban Rose, tão comprometida quanto Kusmi e Chantal Thomass com as mulheres, sua saúde e seu bem-estar.

Essa vai pras migas empreendedoras que amam um chá pra salvar aquele dia estressante!

Se toca, miga!

Miga, viu como esse mês é dedicado à importância do cuidado que todas nós devemos ter com nosso corpo? Nesse sentido, o autoexame das mamas é essencial para a descoberta de um possível câncer e, em caso positivo, para o correto tratamento o quanto antes.

Esse tema é tão relevante que a Moving fez um post inteirinho com informações valiosas sobre a doença, sobre como podemos nos envolver na causa e, ainda, sobre como esse mês é discutido mundialmente. Vem ver!

Por isso, nunca é demais lembrar: já se tocou hoje?

Bisous Bisous et à la prochaine!

Carioca da gema, me formei em Publicidade pela PUC-Rio em 2009 e, aos 30 anos, resolvi mudar de área e seguir minha paixão: Letras! Comecei a nova faculdade em 2016 e hoje moro na França para realizar meu mestrado na Paris Sorbonne. Amante incondicional de bichinhos, de Sol e de viagens para qualquer lugar do planeta, estou sempre em transição (inclusive a capilar! rs)

Publique um comentário