Top
Foto da Miga presenteando-a-leitora-com o calendário do Advento

Europa: A magia do calendário do Advento no Natal

Ciao, miga! Come va? (Como você está?) Você conhece o calendário do Advento? Já ouviu falar sobre ele?

Antes de mais nada, faltam poucos dias para o Natal. Entre as migas por aqui, não se fala e nem se pensa em outra coisa, (além da Covid-19), a não ser qual calendário do Advento comprar para si mesma ou para dar de presente. Eu acredito que ele seja mais desejado que o próprio presente de natal no universo feminino, e eu vou te contar o porquê.

Calendário do Advento

Calendario dell’Avvento, em italiano, é um calendário com 24 “casinhas” com uma surpresa dentro: iremos abrir uma por dia, a partir do dia 1.º de dezembro até o dia 24 de dezembro. Nasceu para conter a ansiedade das crianças, mas hoje em dia dominou também o mundo dos adultos, principalmente o de nós mulheres. É uma tradição bem divertida, afinal de contas, quem é que não gosta de ganhar presente?

Ele começa a ser vendido pelas marcas no mês de outubro, mas, primeiramente, vou te contar por que eu amo tanto esse calendário do Advento.

Giphy da miga segurando e abrindo o calendário do Advento.

Calendário do Advento, um caso de amor

Acredito que essa “paixão”, nasceu ainda quando eu era criança, que ia nos aniversários e no final da festa, ganhava aquela lembrancinha surpresa do aniversariante, cheia de doces e quinquilharias.

Do mesmo modo, quando eu fiz 24 anos, chamei todos os meus amigos para festejar em um bar, e criei um “kit” surpresa personalizado para meus convidados, com a ajuda das minhas amigas que organizavam festas. Chamamos essa surpresa de “Kit Ressacol”. Além de vários doces para curar a ressaca, coloquei uma garrafa de água, Engov e Neosaldina; a miga que me conhece com certeza vai lembrar.

Acredito que a magia da surpresa que provoca esse calendário me traz lembranças profundas da minha infância e juventude, e é por isso que eu adoro essa tradição.

Voltando ao tema, todo mundo ama receber “presentes”, e no empreendedorismo não é diferente. O cliente ama ser presenteado, lembrado e a estratégia de ganhar mais pagando menos, existe e funciona, então, vamos entender melhor o que é esse tal calendário.

Giphy da miga pronta  com o próprio calendário do advento

História do Calendário do Advento

A palavra Advento provém do latim “adventum”, idioma utilizado pela Igreja Católica, e que significa “vinda, chegada”, referindo-se às quatro semanas que antecedem o Natal.

Nasceu na Alemanha, e o primeiro Calendário do Advento conhecido, feito à mão, é do ano de 1851. Era costume entre os alemães esperar o Natal fazendo 24 saquinhos para desembrulhar, um por dia, até o dia 24 de dezembro.

Mais tarde, o alemão Gerhard Lang, editor luterano originário de Maulbronn (Alemanha), em 1908, preparou um calendário para as crianças com um desenho para cada dia; no ano seguinte, ele introduziu o detalhe das janelinhas, e quando você abria, apareciam Anjos ou menino Jesus para recortar; depois vieram doces e chocolates.

“A bela tarefa do Advento é despertar em todos nós, memórias de bondade e, assim, abrir portas de esperança.”


Papa Bento XVI

Os calendários tradicionais começaram a contar no primeiro domingo do Advento, enquanto hoje é habitual começar no dia 1.º de dezembro.

Os calendários do Advento se tornaram cada vez mais populares na Europa e nos Estados Unidos, e hoje em dia, as grandes marcas de produtos de diversos setores, desde chocolates, beleza, chá, velas, cervejas, rum, whisky, meias, até mesmo a grande Ikea, tem o seu próprio calendário do Advento, e o público masculino não fica de fora.

Como Funciona?

Já no início de outubro, as marcas, principalmente de produtos de beleza, perfumaria e doces, já começam a lançar seus calendários.

Confesso que nunca vi tanta variedade de calendário como no ano de 2020. Acredito que muitas marcas, principalmente de beleza, tiveram uma grande queda nas vendas esse ano, então, para dar aquela liberada no estoque, está todo mundo fazendo calendário do Advento.

A principal regra desse calendário é você receber muitos produtos por um menor preço. Tem que ser cativante e valer a pena para o cliente. Muitas dessas marcas, às vezes, colocam, por exemplo, em um calendário de 24 produtos, a maioria do tamanho normal e o resto em miniatura.

O preço do calendário varia de acordo com a marca, por exemplo, um calendário do Giorgio Armani custa em torno de R$1972 reais, já o calendário da Nyx Professional Makeup custa em torno de R$295 reais.

Separei 5 exemplos de calendários baphônicos para você se inspirar, comprar ou aplicar dentro do seu próprio negócio.

1. Lancôme

Vídeo de apresentação do calendário do Advento 2020 da Lancôme
Foto do calendário do Advento da Lancôme 2020.
Calendário do Advento da Lancôme 2020 – Fonte: beautytester.it

2. Kusmi Tea

Calendário do Advento da Kusmi Tea Bio 2020 – Fonte: Kusmi Tea

3. Zalando

Foto do calendário do Advento da Zalando 2020.
Calendário do Advento da Zalando 2020 – Fonte Zalando

4. Sephora

Foto do Calendário do Advento da Sephora 2020.
Calendário do Advento da Sephora 2020 – Fonte: Sephora Italia

5. Asos

Foto do Calendário do Advento da Asos 2020.
Calendário do Advento da Asos 2020 – Fonte: Asos

Gostou, miga?

Definitivamente, o calendário do Advento pode ser uma ótima estratégia para o seu negócio. Afinal, todas as grandes marcas já criaram o seu, miga. É só dar um Google, usar a #adventcalendar no Instagram ou jogar no Pinterest , que você encontra um universo de calendários do Advento para se inspirar.

Eu ainda não comprei o meu, pois estou em dúvida se pego o da Asos ou da Zalando, qual você prefere, miga? Conta para mim nos comentários.

Por fim miga, já que falamos de beleza, eu te convido para ver esse post maravilhoso sobre a Fenty Beauty: A verdadeira representatividade.

Por hoje é só, miga! Baci, abbracci e alla prossima!

No cartão de visitas sou arquiteta e designer, mas poderia me definir como uma contadora de histórias. Canceriana com ascendente em gêmeos, eu adoro uma peça vintage e não perco uma aglomeração. Vim para Milão em 2012 para estudar, mas fiquei aqui mesmo foi por amor. Quando não estou na frente do computador, estou sempre experimentando um prato novo, descobrindo novos lugares e saboreando uma boa xícara de café.

Comments

  • Patricia
    13 de novembro de 2020

    Migaaa, amei! ❤ Amo calendário do Advento, me lembra minha infância e Natal na Alemanha, que inclusive foi onde conheci!! Adorava a expectativa de saber o que teria na próxima janelinha!! Sempre que encontro nas minhas viagens eu compro! Mas achei o máximo esses com produtinhos de beleza!
    Ah!! E super lembro do kit ressacol, foi sucesso!

    • Moving Girls
      18 de novembro de 2020

      Parece que esse kit tem história pra contar, hein hahahaha 😉

  • Fernanda
    13 de novembro de 2020

    Amiga que legal! Eu nao sabia o que era calendário de advento, mas não esqueço do kit ressacol!!! Kkk foi sucesso mesmo, bons tempos!! Adorei aprender sobre isso viu, é mesmo uma ótima estratégia de negócios!

    • Moving Girls
      18 de novembro de 2020

      Olhaaa, mais uma falando do kit. Já estamos curiosas pra saber mais sobre esse episódio também hahaha 😉

  • Daiana Freitas
    13 de novembro de 2020

    Amei!!! Não conhecia esse conceito e acho que vale muito a pena as marcas brasileiras também investirem né? ❤️

    • Moving Girls
      18 de novembro de 2020

      Exatamente, miga! Uma ideia super interessante que pode pegar no Brasil também. E quem começar já vai sair na frente 😉

Post a Comment