Top

Estados Unidos: mulheres são a maioria no poder

Hello, miga, tudo bem? Hoje vamos falar sobre um avanço inédito na história dos Estados Unidos. O presidente Joe Biden, empossado no dia 20 de janeiro de 2021, anunciou que a equipe de comunicações da Casa Branca será formada exclusivamente por mulheres! Incrível, né, miga?

Pois bem, vou te contar todos os detalhes dessa notícia agora!

Biden names 7 member all women White House comms team
Fonte: https://cdn.telanganatoday.com

Poucos se lembram, mas Joe Biden foi o vice-presidente eleito juntamente com Barack Obama em 2008 e reeleito em 2012. O que isso tem a ver com Biden contratar apenas mulheres para o time de comunicações do seu mandato?

Antes de mais nada, Biden simplesmente escolheu como secretária de imprensa da Casa Branca, um cargo de alta visibilidade, nada mais nada menos do que Jen Psaki. Ela tem 41 anos e ocupou vários cargos de alto nível, inclusive o de diretora de comunicações da Casa Branca durante o governo do presidente Barack Obama.

Ou seja, Biden provavelmente conhece todos os funcionários que fizeram um bom trabalho no mandato de Obama e está recrutando novamente essas pessoas, em sua maioria mulheres.

Mulheres na liderança

Recrutar principalmente mulheres, inclusive mulheres negras, faz parte do cumprimento das promessas feitas na campanha Biden-Harris, de criar um governo diverso para os Estados Unidos, no combate à pandemia e à crise econômica.

Nesse sentido, a equipe de Biden será comandada por Kate Bedingfield, uma assessora de Biden de longa data, que foi diretora de comunicações da campanha e terá o mesmo título na Casa Branca.

Portanto, tudo isso tem mostrado a determinação do presidente eleito em formar uma equipe de liderança mais diversa do que nunca. Isso reflete também o fato de que as mulheres é que impulsionaram a vitória de Biden, através de, entre outras coisas, contribuições recorde de ativismo e doações políticas.

A operação de Biden decidiu anunciar as mulheres da equipe de comunicação como um grupo para sinalizar que os escritórios da administração superior se coordenarão de perto, disse Anita Dunn, uma importante assessora de campanha de Biden.

“As chances são muito altas de que, se for uma história sobre o governo Biden, qualquer aspecto dela, pelo menos uma citação da história será de uma mulher”.

Diversidade no Governo Biden-Harris

A equipe feminina irá interromper instantaneamente a forma como os jornalistas cobrem a administração – em um momento em que as opiniões dos homens ainda dominam a cobertura política e governamental.

Neste sentido, o presidente Biden afirma que o papel dessas mulheres será de extrema importância em seu mandato, e elas terão o poder de conectar o povo americano ao governo.

“Comunicar-se direta e verdadeiramente com o povo americano é um dos deveres mais importantes de um presidente, e essa equipe terá a tremenda responsabilidade de conectar o povo americano à Casa Branca”, disse Biden em um comunicado.

“Essas comunicadoras qualificadas e experientes trazem perspectivas diversas para seu trabalho e um compromisso compartilhado para reconstruir este país melhor”, acrescentou.

Pelo que se tem visto, o Presidente Biden respeita e valoriza o trabalho das mulheres, tanto que fez questão de cumprir sua promessa de formar um governo diverso.

“O presidente eleito Biden tem um histórico de advogar em nome das mulheres nos EUA e em todo o mundo, e o anúncio de hoje é uma continuação desse trabalho”, disse Ron Klain, que será o chefe de gabinete de Biden. “Elas personificam o compromisso de Joe Biden com uma administração diversificada, onde as vozes de todos os americanos estão representadas.”

Biden contrata brasileira para ajudar na pandemia

Inclusive, Joe Biden anunciou os integrantes da equipe de força-tarefa contra a Covid-19 e dentre eles está Luciana Borio, médica brasileira especialista em saúde pública.

Ela já foi cientista-chefe da Food and Drug Administration (FDA) nos Estados Unidos, semelhante à Anvisa no Brasil, e diretora de preparação médica e biodefesa do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos.

Atualmente, Luciana é pesquisadora sênior de saúde global do Conselho de Relações Exteriores dos Estados Unidos.

Imagem
Fonte: https://pbs.twimg.com

Mulheres no poder sim!

Por fim, parece que o novo governo dos Estados Unidos está dando o espaço e o poder que as mulheres merecem.

Todas nós podemos ocupar o cargo ou a posição que quisermos. Nós temos capacidade pra fazer o que quisermos, só precisamos continuar fazendo um ótimo trabalho e chegaremos lá!

Também acho muito legal ver homens abrindo esse espaço para as mulheres.

Querendo nós ou não, vivemos em um mundo dominado por homens e por muito machismo. Mas, ver homens abrindo espaço e dando voz para as mulheres também é um sinal de que estamos evoluindo como humanidade e que nosso trabalho árduo na luta a favor das mulheres não tem sido em vão.

Espero que tudo isso te inspire a não parar de lutar, a não parar de levantar a sua voz pra que todas as mulheres cheguem cada vez mais longe.

Não é uma guerra entre homens e mulheres, mas nós lutamos pelo respeito. Queremos ser respeitadas como seres humanos, como cabeças pensantes, como voz pra essa geração.

Nossa luta é por igualdade, pelo fim da discriminação de gênero nas empresas, para que sejamos valorizadas pelo nosso ótimo trabalho e não sermos desvalorizadas apenas por sermos mulheres.

Se você gostou desse post e quiser saber mais sobre os Estados Unidos, te indico esse post aqui, miga.

Um beijo e eu te vejo em breve!

Bye.

Graduada em Direito no Brasil, se mudou para os Estados Unidos há quase 3 anos onde vive com o marido e o filho, faz Mestrado em Tecnologia da Informação e empreende no ramo de e-commerce. Ama compartilhar o dia a dia como mãe e a vida na gringa.

Post a Comment