Top

Espanha: o trabalho remoto antes, durante e depois da pandemia

O trabalho remoto já faz parte da rotina de muitas pessoas antes mesmo da pandemia começar, inclusive, miga, eu sou uma delas! Eu trabalho remoto desde 2018, atualmente na Espanha, e tenho times distribuídos pelo Brasil e Estados Unidos. Contudo, apesar de alguns desafios com o fuso horário, eu sou totalmente a favor desse formato de trabalho. 

Um estudo feito pela agência AxiCom mostrou que aqui na Espanha 80% dos trabalhadores gostam do trabalho remoto e 93% querem mantê-lo mesmo depois da pandemia. Agora vamos ver o que as empresas pensam disso.

Empresas adeptas ao trabalho remoto 

Nos últimos meses, o trabalho remoto não parou de crescer na Espanha. De acordo com a Pesquisa de Emprego (EPA) realizada em 2019, apenas 4,8% dos espanhóis trabalhavam remoto, mas esse número se multiplicou por sete desde março desse ano.

Além disso, uma pesquisa realizada há algumas semanas mostrou que o trabalho remoto veio pra ficar, já que 58,31% das empresas espanholas declararam que pretendem continuar com essa modalidade de trabalho, mesmo depois da pandemia.

Psicosoft

A Psicosoft é uma consultoria espanhola de recursos humanos que utiliza jogos de realidade virtual como ferramenta de recrutamento e desenvolvimento pessoal. A empresa tem clientes como Banco Santander, BBVA, Novartis, Vodafone e é uma das pioneiras na Espanha a implementar o trabalho remoto. Em 2017, ela conquistou o prêmio ‘Madrid Flexible Company Award’ por sua cultura flexível. Não é pra menos, né, miga?

Benefícios do trabalho remoto

Agora vamos avaliar as vantagens e desafios do trabalho remoto. Bem como tudo na vida, o trabalho remoto tem o lado bom e o lado ruim, mas se feito da forma correta pode ser transformador para o seu negócio. Coloquei aqui alguns pontos de ambos os lados, apesar de eu ser #timetrabalhoremoto 🙂

1. Flexibilidade 

Precisa deixar os filhos no colégio de manhã? Tem uma consulta médica na hora do almoço? Se sente mais produtiva no fim do dia? O trabalho remoto permite essa flexibilidade de organizar os seus horários de acordo com a sua rotina, focando no que realmente importa, sem necessariamente ter que estar no escritório das 8h às 17h. 

Outfit do trabalho remoto

2. Aumenta a moral e reduz o estresse

Não há nada pior do que ter que acordar cedo, apressada, ficar presa no trânsito, só para poder “chegar no horário”: isso gera um estresse desnecessário logo no começo do dia. Permitir que os seus funcionários trabalhem remoto mostra um voto de confiança e aumenta a associação positiva com a sua empresa. Além disso, de acordo com a Global Workplace Analytics, 72% dos empregadores dizem que o trabalho remoto tem um alto impacto na retenção de funcionários e 90% dos funcionários também sentem que formatos de trabalho flexíveis aumentam a moral do time. Não é de se admirar que 45% dos trabalhadores remotos estejam na mesma posição por 5 anos ou mais.

3. Maior produtividade 

Quando bem feito, o trabalho remoto permite que os funcionários e as empresas se concentrem no que realmente importa – o desempenho. A pesquisa anual da FlexJobs em 2019 descobriu que 65% dos profissionais acham que seriam mais produtivos trabalhando remoto do que em um escritório tradicional. Isso porque em casa geralmente eles têm menos interrupções, além de menos reuniões ou, quando têm, são mais eficientes. Os trabalhadores remotos normalmente têm mais tempo para eles, o que aumenta a produtividade.

Já para as mamães, fica aqui a dica desse post sobre como gerenciar o home office e filhos.

4. Inclusão

Outra vantagem importantíssima é poder contratar pessoas de diferentes origens socioeconômicas, geográficas, culturais e com diferentes perspectivas – quebrando qualquer barreira geográfica. Ao adotar uma política de trabalho remoto você aumenta o seu alcance na hora da contratação. Assim, funcionários podem trabalhar de onde se sintam mais confortáveis ​​e apoiados. O trabalho remoto também dá a flexibilidade necessária a pessoas com deficiência ou cuidadores que precisam de um horário flexível. Dessa forma, eles conseguem seguir com os seus objetivos profissionais sem ter que se preocupar em ir e vir para o escritório, podendo ir ao médico e outras consultas de saúde quando necessário.

5. Redução de custo para a empresa 

Manter um escritório pode ser um custo muito alto para a sua empresa, principalmente pra quem está começando a empreender e expandir o seu time. Além de todos os benefícios listados acima, o trabalho remoto ainda vai te ajudar a poupar um dinheirinho: tem algo melhor do que isso, miga? Agora vamos aos desafios. 

Desafios do trabalho remoto

1. Manter uma boa comunicação 

Em um estudo feito pela Zogby Analytics, trabalhadores remotos relataram a falta de informações da gerência como os maiores obstáculos para trabalhar em casa. Pode ser um desafio coordenar equipes compostas por funcionários localizados em diferentes fusos horários, sem mencionar a dificuldade adicional de se comunicar sem o tom e a linguagem corporal, que são tão cruciais para a compreensão. Os problemas de comunicação podem afetar negativamente não apenas o progresso do trabalho, mas também a moral dos funcionários – portanto, a comunicação precisa ser ainda mais importante ao gerenciar um time remoto.

Solução

Use a tecnologia a seu favor! Por exemplo, ferramentas como Slack, Skype, MS Teams e Google Hangouts ajudam na comunicação constante e na transparência. Tente se concentrar nesses canais mais colaborativos em vez de e-mails.
Softwares de gerenciamento de projetos como Trello ou Asana, também podem ajudar o seu time a se alinhar e trabalhar de maneira eficaz.

Por fim, estabeleça comunicação regular: pode ser diário, semanal ou quinzenal, os gerentes devem definir uma frequência consistente para o contato com os funcionários. Todas essas ferramentas estão descritas e comentadas nesse post bem didático da Amanda. Olha lá!


2. Falta de conexão com o time

De acordo com um estudo da Harvard Business Review, funcionários remotos relataram se sentirem desconectados de seus colegas de trabalho por causa da falta de interação física com eles. Isso enfraquece os laços e diminui a confiança no time, dificultando a colaboração.

Solução

Ofereça oportunidades para o seu time se conectar e construir esse relacionamento. Pode ser uma conferência, um evento de team building, uma reunião presencial trimestral ou até mesmo um happy hour. Por exemplo, o time do Trello organiza eventos como noites de perguntas e respostas online e até mesmo um café virtual como uma forma de promover interações informais entre colegas.

Happy hour no trabalho remoto

3. Acompanhar o desempenho dos funcionários

Pode parecer difícil monitorar o desempenho dos seus funcionários quando não estão fisicamente juntos no escritório. É preciso encontrar o equilíbrio entre fazer check-in regulares e uma supervisão exagerada. O outro extremo que também é preciso monitorar, é quando os funcionários remotos compensam por não estar no escritório com o excesso de trabalho, o que pode levar ao esgotamento. 

Solução

Assim como nos pontos acima, a comunicação é fundamental! Defina expectativas claras desde o início ao gerenciar times remotos. Os funcionários precisam saber exatamente o que se espera deles e devem ter metas estabelecidas. Dessa forma, as equipes ficam mais felizes e capazes de corresponder às expectativas de uma forma que funcione para os dois lados. 

Enfim, o mais importante é a confiança! No final do dia, o trabalho remoto só será possível se você confiar nos seus funcionários.

E você, miga, já está adaptada a esse formato de trabalho? Por fim, deixo você com esse post com algumas dicas para ajudar a gerir o seu tempo e trabalhar de casa de forma mais prazerosa.

Un beso!
E até o próximo post!

Sou correspondente da Moving Girls na Espanha, gerente de produtos digitais e empreendedora nas horas vagas na @getmoving.br. Meu objetivo é ajudar outras mulheres a conquistar o mundo, desmistificar a vida no exterior e ter a liberdade de ser exatamente quem são. Sou movida a sushi, café, viagens e um bom bate-papo!

Comments

  • Laura
    17 de setembro de 2020

    amando os seus textos, posta maissss 😍

    • Moving Girls
      25 de setembro de 2020

      Fica de olho que logo teremos mais ❤️

Post a Comment