Top
negócios fechados durante a pandemia

Espanha: é possível empreender durante a pandemia?

A pandemia chegou de mansinho no começo de 2020 e trouxe desafios não só na saúde, mas também em termos sociais e econômicos. Muitas tiveram os seus negócios abalados e às vezes parece quea situação não vai melhorar tão cedo. Por isso, vim aqui fazer esse questionamento: é possível empreender durante a pandemia? A resposta é SIM, miga! A receita do sucesso é criatividade, adaptabilidade, determinação e muito foco no mundo digital. 

Aqui na Espanha não poderia ser diferente: hoje vim contar sobre dois negócios que não só nasceram durante a pandemia, mas também estão prosperando. 

Se reinventando na pandemia

A jornalista espanhola, Belén Sánchez Ureta, perdeu muitos clientes devido à crise e a sua conta bancária começou a diminuir a cada dia, ela então não teve outra alternativa a não ser se reinventar profissionalmente. 

O primeiro passo foi questionar o seu propósito, quais são as suas habilidade e paixões. Rapidamente, Belén percebeu que estava na hora de começar a empreender. Foi assim que em pleno confinamento ela aprimorou as suas habilidades artísticas e passou a vender pratos de porcelana personalizados, através do seu negócio digital Be Sure

A empreendedora contou sobre a origem dessa paixão durante uma entrevista com a Marie Claire Espanha:

“Eu sempre fui apaixonada por casamentos, mesas bem postas e louças diferentonas. Nesse gosto pelos detalhes, eu senti falta de um elemento que pudesse diferenciar esses eventos de uma forma especial. Foi assim que tive a ideia de criar pratos personalizados.” 

Expandir em vez de desistir 

Em 2019, as jovens espanholas Kinda Maarouf e María Fornieles, já tinham o sonho de criar uma empresa consciente de moda praia. Porém, em março desse ano, quando estavam prestes a realizar esse sonho, a pandemia atacou. Então, elas tinham duas opções, desistir ou persistir – e é claro que elas mergulharam de cabeça nessa última opção. A empresa Love, Martina se lançou primeiro nos Estados Unidos, onde as empreendedoras moram atualmente, e agora expandiu a sua primeira coleção para a Espanha.  

As empreendedoras contam que o seu objetivo é unir a paixão por moda e design, assim como criar produtos de qualidade e comprometidos com o meio ambiente. Além de todos os tecidos usados na produção terem um certificado de sustentabilidade, os produtos são cuidadosamente feitos a mão por mulheres artesãs. Kinda e Maria querem apoiar e incentivar outras mulheres, mães e empreendedoras, dando um emprego justo, que as permita conciliar a vida pessoal e profissional. Arrasaram!

Agora conta pra gente, miga, como anda o seu negócio esse ano? Ou então, se você pensa em empreender, mas está insegura, vem com a gente! Separei aqui uma leitura complementar para te inspirar. 

Un beso,

E até a próxima!

Sou correspondente da Moving Girls na Espanha, gerente de produtos digitais e empreendedora nas horas vagas na @getmoving.br. Meu objetivo é ajudar outras mulheres a conquistar o mundo, desmistificar a vida no exterior e ter a liberdade de ser exatamente quem são. Sou movida a sushi, café, viagens e um bom bate-papo!

Post a Comment