Top

Ecosia: o buscador ecológico que planta árvores

O Ecosia é um buscador ecológico, concorrente do Google. No entanto, Ecosia é um buscador que planta árvores.

O fundador e CEO, Cristian Krool, decidiu fundar a empresa após uma viagem ao redor do mundo. Ele percebeu o perigo que é o desmatamento.

O Ecosia usa o seu lucro, gerado por anúncios, para reflorestar diversos países do mundo. Logo, essa é uma das principais vantagens em optar pelo Ecosia. Assim, ao invés de você enriquecer mais um multimilionário, você ajuda a tornar o mundo melhor com a ponta dos seus dedos.

Como funciona o buscador ecológico?

A experiência de busca é muito parecida com o Google. Primeiramente você precisa baixar o aplicativo no seu celular e/ou alterar o buscador no seu laptop.

Você pesquisa na ‘web’ com o Ecosia. Os anúncios de pesquisa geram receita para o Ecosia. Por fim, o Ecosia usa essa receita para plantar árvores. Simples, né, miga?

Nada de pop-ups pulando na sua tela. O que aparecem são aqueles links iniciais patrocinados (ad — assim como no Google) que estão gerando receita para o Ecosia.

Quanto mais buscas fizer, mais anúncios irão aparecer. Quando clicar no anúncio, você irá gerar receita para o Ecosia, pago pelo anunciante. Mesmo que não clique no anúncio, ainda assim estará contribuindo com o movimento. Dessa forma, quanto mais pessoas estiverem buscando através do Ecosia, mais o Ecosia se torna relevante para os anunciantes. Resultado: mais árvores serão plantadas.

“Ecosia é como qualquer outro mecanismo de busca, com uma grande diferença: 

usamos nossos lucros para plantar árvores”

Fonte: ecosia.org

No momento em que escrevo este texto já foram plantadas mais de 114,092,792 árvores.

Como é o contador pessoal do buscador ecológico?

É possível contabilizar quantas buscas você realizou através do contador pessoal e quantas árvores você estará ajudando a plantar. O contador está localizado no canto superior direito da tela. Ele é representado por uma árvore e o número representa quantas buscas que você realizou. No entanto, para plantar uma árvore são necessárias em media 45 pesquisas no Ecosia.

3 vantagens ao se optar pelo Ecosia

1. Relatório mensal de lucros X plantio de árvores

O Ecosia é uma empresa transparente e publica mensalmente os relatórios financeiros de faturamento versus o que foi investido em reflorestamento e árvores plantadas.

2. Privacidade do buscador ecológico

O Ecosia não está interessado em seus dados pessoais, muito menos fornece para terceiros. O Ecosia não armazena suas pesquisas permanentemente e não cria perfis pessoais seus com base em seu histórico de pesquisa. Após uma semana, todas as suas pesquisas se tornam anônimas.

Também não vendem seus dados para anunciantes e não utilizam ferramentas externas de rastreamento. 

Além disso, o Ecosia protege as suas pesquisas de possíveis intrusos através de uma conexão criptografada com segurança.

Um mecanismo de pesquisa com foco na privacidade, como o Ecosia, não apenas o protegerá da vigilância, mas também fornecerá resultados de pesquisa neutros, sem interferência do algoritmo ou do Google Analytics.

“As florestas precisam ser protegidas, assim como sua privacidade. 

Temos certeza de fazer ambos.”

Fonte: ecosia.org

3. Ecosia é mais do que uma empresa de reflorestamento

Ecosia gera um impacto social nos locais onde planta árvores e ajuda a proteger mananciais. Há projetos que visam restaurar bacias hidrográficas, outros, reconectar os fragmentos florestais remanescentes, enquanto outros ainda exploram sistemas agroflorestais junto às comunidades locais.

Assim, ajudam os empregados a trabalharem melhor o solo e a rentabilizarem mais sobre os frutos gerados em sua terra.

Em apenas 10 anos, a Ecosia se tornou uma das principais organizações de reflorestamento de árvores do mundo. Plantou mais de 500 espécies de árvores nativas e biologicamente diversas em todo o mundo.

Por exemplo, em Madagascar, Uganda e Brasil estão plantando árvores para reconectar áreas isoladas a florestas. Em outras palavras, o Ecosia é uma empresa de reflorestamento ambiental, de grande impacto social e ativismo ambiental.

Por que plantar árvores é importante?

Sabia que 80% da vida no planeta Terra estão nas florestas? Desde as camadas mais profundas do solo à mais alta copa de uma árvore.

Em outras palavras, as florestas são responsáveis por manter o planeta saudável e os humanos vivos. Além disso, as árvores respiram absorvendo o excesso de CO₂ que os humanos produzem.

O que as árvores fazem com o carbono sequestrado da atmosfera?

As árvores realizam a fotossíntese. Bem como, liberam o oxigênio e sequestram o carbono através da fotossíntese.

O oxigênio é liberado, mas as árvores utilizam o carbono para nutrir seus troncos e galhos. Todo o carbono fica estocado nas árvores e desta forma cumprem o papel fundamental no equilíbrio climático do planeta, por isso é a nossa arma mais poderosa no combate ao aquecimento global.

A relação entre queimadas das florestas e aquecimento global

Quando uma floresta é queimada, ela gera uma grande quantidade de gases de efeito estufa. Como resultado, os gases do aquecimento global são liberados na atmosfera. Quanto mais aquecimento global, mais secas as florestas tendem a ficar e maior é a chance de elas queimarem no futuro.

Dessa forma, isso gera um círculo vicioso. E devido ao aquecimento global, a Amazônia pode chegar a receber entre 10 e 40% menos chuva no futuro. Por isso, a situação é tão urgente. Cerca de 40% dos gases de efeito estufa no Brasil vêm do desmatamento.

O que você pode fazer para ajudar a diminuir o aquecimento global, miga?

Por fim, se você, assim como eu, já pensou que era impossível ajudar as florestas (principalmente a nossa Amazônia), sem tirar a bunda safada do sofá, esta enganada, miga!

O Ecosia está sendo a nova opção de buscador de pessoas do mundo inteiro. Pessoas que desejam ajudar a combater o aquecimento global.

Portanto, miga, eu te convido a baixar o aplicativo do Ecosia no seu celular e a trocar seu buscador no seu laptop pelo Ecosia.

Ajude a plantar árvores enquanto você domina o mundo. Por último, compartilhe essa ideia com mais migas!

Seguimos juntas por um planeta mais verde! Beijos

Juliana é ativista ambiental, especialista em sustentabilidade, consultora lixo zero e produtora de conteúdo da @familiasemlixo. Acredita que pequenas ações, tem um grande impacto no coletivo. Ensina e inspira pessoas a seguirem um estilo de vida mais minimalista e sustentável.

Post a Comment