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Diferencial competitivo: uma inspiração da Irlanda para você finalmente encontrar o seu

Muita empreendedora ainda se embanana toda para definir o seu diferencial competitivo. Frequentemente isso acontece com quem pensa que se diferenciar é ter um produto ou serviço incrível, ou que o diferencial precisa ser algo estrambólico.

Nesse post, te conto a história de uma empresa na Irlanda que te fará entender de uma vez por todas o que é e o que não é diferencial competitivo. E onde pode estar o seu.

Se eu te disser que essa empresa é de adubos, qual a primeira coisa que você pensa para ela ter se destacado no mercado? “Nossa, será que vende cocô de vaca cheiroso?” Não miga! Nada disso.

Antes de mais nada, se você pensou isso (como eu) você não entende nada de plantas (como eu). Porque nem todo adubo é feito de cocô. Tem adubo vegetal também!

A Mulch (nome da empresa e também a tradução para adubo) se posiciona como a empresa que “atende às necessidades mais básicas de todo jardineiro”. E apesar de ter até um “drive-thru” (acredita?!) ela se diferencia atendendo necessidades básicas, como eu vou te contar agora!

O adubo dela é diferente

Antes de tudo, o dono da empresa, John McGuinness, era um jardineiro de paisagismo que sentia falta de lugares onde jardineiros profissionais ou domésticos, pudessem se livrar de seus resíduos verdes e comprar composto para adubo sem turfa. (Eu disse turfa! Não trufa, viu sua chocólatra!)

Turfa, é um recurso natural existente em pântanos, mas que está ficando muito escasso. E mesmo assim a maioria dos adubos provenientes de centros de jardinagem na Irlanda contém grandes quantidades de turfa. (O ser humano é um bicho de cabeça dura né, miga?)

E o McGuinness também é um cara preocupado com o ambiente e super engajado em preservar os pântanos aqui da ilha! Então o que ele fez?

Juntou tudo isso na cabeça e criou um lugar para jardineiros e paisagistas descartarem seus resíduos verdes e depois ele recicla e transforma isso em composto 100% livre de turfa. E vende! (Olha issooo!)

 “Reciclamos tudo o que coletamos, o que nos permite produzir uma variedade de produtos sem turfa para voltar ao jardim”.

John McGuinness

Ele conta a história da sua empresa, dizendo que esse era um conceito próprio dele e surgiu porque era necessário! Ele realmente precisava e não via nada parecido no mercado, então em 2011, decidiu fazer!

Hoje a empresa tem opção de coleta de resíduos, delivery e uma diversidade de produtos relacionados, como ferramentas de jardinagem, carvão e lenha, por exemplo. Agora a instalação já tem até um drive-thru que o McGuinness descreve felizão como “um drive-thru do McDonald’s para jardineiros de todas as formas e tamanhos”.

John McGuinness e sua equipe. Fonte: Biz Pluz
John McGuinness e sua equipe. Fonte: Biz Pluz

A Mulch oferece um serviço único, que começou com dinheiro próprio e um pequeno empréstimo! E desde que foi lançado tem sido aperfeiçoado e sempre com planos de expandir! Ao mesmo tempo, a empresa foca na comunicação para conscientizar mais e mais pessoas sobre o seu diferencial e porquê ele é importante.

E é assim que você precisa pensar e agir no seu negócio também! Mas para isso começar a acontecer, vou te explicar tudo agora!

O que é diferencial competitivo?

Agora que você viu que até empresa de adubo tem diferencial competitivo, não pode mais dizer que a sua empresa não pode ter diferencial, certo miga? Certo!

Então vou te explicar alguns conceitos que sustentam o que aconteceu na Mulch e que vão “adubar” ainda mais as suas ideias. (Pegou essa? Não resisti, desculpe miga!)

Em primeiro lugar, ter um diferencial não é sobre ser diferentona, vender plantando bananeira ou falar a língua do P (essa é da minha época, você conhece?!). Isso é identidade. Diferencial competitivo são VANTAGENS e BENEFÍCIOS que a sua empresa proporciona aos clientes e os seus concorrentes não.

Contudo, para isso funcionar na vida real fique atenta a duas coisas super importantes. A primeira é que, o diferencial só é válido quando os consumidores se interessam por essa diferença, a ponto de escolherem a sua empresa POR CAUSA DISSO! Ou seja: esquece o adubo cheiroso. Pensa no que o “seu jardineiro”e o seu mercado realmente precisa. E a segunda é que, a maneira de oferecer o diferencial precisa ser sustentável para a sua empresa. Ou seja, não pode ficar inviável de continuar fazendo ao longo do tempo.

Encontrando o seu diferencial competitivo

O diferencial normalmente mora em um ou mais desses 3 lugares da sua empresa:

  1. No design: Eu já comprei um planner digital que custava o triplo dos outros porque a estética era no meu estilo! E já fui em restaurantes bem mais caros só porque eram mais bonitos. E você? Nesses casos o diferencial estava no design.
  2. Na forma como você realiza os processos: Assim como a Mulch fez. O diferencial está nos seus processos.
  3. No relacionamento com o cliente: Eu já escolhi cabeleireiros e mentores por causa do atendimento que tinha mais sintonia comigo. E normalmente nem pesquiso, vou direto nas lojas que mais gosto de comprar online porque é mais rápido e confiável. E você? Nesses casos o diferencial está no relacionamento com o cliente.

Enfim, para encontrar o seu maior diferencial competitivo, NÃO procure algo para te tornar a maior empresa ou a que mais vende no seu mercado. Porque esse é o caminho para ter um “diferencial igual ao de todo mundo”, como bem explica essa matéria da revista Exame.

Procure na sua essência. Assim, você vai encontrar o seu nicho e o seu espaço no coração dos seus clientes! Do mesmo modo que o Mulch boy se diferenciou porque já era um defensor dos pântanos, lembra? Assim, ele não se preocupou em ser o líder em adubos. Mas em ser o líder em adubos sem turfa.

E como disse a Raquel Duarte, quando dividiu com a gente aqui no blog da Moving, nessa postagem pra lá de inspiradora que destrincha a série Coisa Mais Linda em 6 lições de empreendedorismo: “Tenho certeza que as pessoas gostarão mais da versão você mesma do que a versão que tenta parecer com alguém.” É exatamente isso!

Recado do dono da Mulch

E o dono desse adubo todo, McGuiness, tem um conselho para quem está começando o negócio, olha só, miga:

“Não é tão difícil, não tenha medo. Se você tiver uma boa ideia e um bom plano e executar sua própria corrida, terá sucesso. Mantenha o foco no que você faz, não no que os outros estão fazendo.

John McGuinness

Viu só? Tenho certeza que você tem ouvido muito esse conselho por aí! Mas mesmo depois de tanto ouvirem que o foco deve estar no cliente e na experiência do consumo, muitas pessoas continuam focadas nos próprios produtos e serviços! Não seja essa pessoa, miga, sério!

Por fim, agora que eu te expliquei tudo e você conheceu o caso da empresa de adubos aqui na Irlanda, me diz, qual diferencial competitivo sua empresa pode desenvolver para arrasar no mercado?

Ah! Se quiser matar a curiosidade, nesse vídeo de apresentação você pode conhecer o John McGuiness e a Mulch. Aliás, recomendo! A empresa é uma graça!

Administradora, apaixonada e especialista em comunicação empresarial. Convicta da força do empreendedorismo na qualidade de vida e autoestima das mulheres. Clareio a jornada de empreendedoras para levarem seu trabalho e alma para o digital, com estratégia e autoconfiança. Aliás, já pode comunicar o mundo que ele é seu, miga!

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