Top

Dicas para acabar com o Bloqueio Criativo

Se tem uma coisa que atormenta a vida de qualquer criador de conteúdo é a falta de ideias, o famoso bloqueio criativo, não é, miga? Seja qual for o tipo de conteúdo que você cria, imagem ou escrita, a falta de ideias pode acabar com o seu dia. Para evitar esse tipo de problema, vou te dar algumas dicas para te ajudar a acabar com o bloqueio criativo.

Dicas para acabar com o bloqueio criativo

Por que o bloqueio criativo acontece?

Em um momento com tantos conteúdos à disposição de forma fácil e acessível, podemos até pensar que estamos sofrendo de obesidade mental. Dessa forma, podemos entender que o bloqueio criativo não acontece por falta de conhecimento, mas talvez por excesso dele. Excesso esse que pode atrapalhar a formação do raciocínio para criar conteúdo. Nós somos dotados de poder de imaginação ilimitado, basta saber usá-lo de forma correta e otimizada.

Dicas para acabar com o bloqueio criativo

Eu também já sofri muito com o bloqueio criativo, mas criei alguns hábitos no meu dia a dia que melhoraram e muito a falta de ideias. Vou dividir aqui para você acabar com seu bloqueio criativo:

1. Foque no seu background

Tudo o que você vê, ouve, lê vira o seu background de conteúdo. Até mesmo algo que não tenha relação alguma com seu negócio, ou uma conversa com alguém… você sempre pode aprender algo, absorver informação e ter ideias que podem agregar muito ao seu conteúdo. Tudo com o que você tem contato, fica armazenado no seu subconsciente. Por isso, procure sempre ver tudo com um olhar aprendiz. Logo, tenha boas fontes de conteúdo. Melhor do que se inspirar nos conteúdos que consome é somá-los à sua experiência.        

2. Anote tudo, não confie na sua memória!

Vale lembrar de não confiar na sua memória, né, miga? Eu mesma já perdi vários insights porque não anotei no momento e depois não lembrei mais. Por isso, tenha sempre onde anotar suas ideias, insights, frases, enfim tudo o que vier a sua mente. Pode ser um bloquinho, um caderno ou até o bloco de notas do celular. Mesmo que não utilize para o seu conteúdo no momento exato, essas anotações podem agregar em algum momento. Crie o seu banco de ideias!

As melhores ideias vêm quando estamos fazendo atividades que não requerem muita atenção, como tomar banho, caminhar, limpar a casa. A explicação é que, em geral, as informações que estão armazenadas em nosso subconsciente são acessadas quando é exigido pouco de nossas habilidades cognitivas. Por isso, é tão importante anotar todas as ideias que tiver.

3. Organize as ideias

Após anotar as suas ideias, o ideal é organizá-las. Assim, quando vier o bloqueio criativo, você tem as suas ideias reunidas em um só lugar e organizadas. Isso vai te economizar tempo e muitas horas de stress com bloqueio criativo. Bom demais, né, miga? Uma sugestão para organizar as suas ideias é o Trello. Nele você pode criar quadros categorizados, e até colocar etiquetas para organizar ainda mais!

4. Hora de criar conteúdo

Agora que já anotou todas as suas ideias e as organizou, é hora de criar seu conteúdo. Sempre o seu conteúdo tem um tema central e é buscando referências e ideias que você agrega mais ao seu conteúdo. No caso, as suas ideias já estão reunidas e organizadas, basta você aproveitar tudo o que faz sentido sobre o que está sendo criado. Quando somadas às suas experiências, validações, testes, acertos e erros essas ideias se tornam a essência daquilo que você é e sabe, passando para frente tudo aquilo que você já viveu e já aprendeu, o que possibilita que você seja vista como autoridade dentro do seu nicho.

Não se limite, miga!

Por fim, tornando o seu momento de criação mais prazeroso, sem cobranças, você consegue permitir que sua criatividade flua, de forma a trazer o seu melhor a cada conteúdo. Assim, você não se força a ter ideias em momentos específicos e isso flui na sua rotina, com toda a sua bagagem de conhecimento, de forma leve e sem pressão, tendo assim as melhores ideias, com embasamento e criatividade. Ter o seu próprio banco de ideias te torna muito mais autêntica, e isso reflete diretamente no seu conteúdo. E é esse o diferencial que é totalmente perceptível a quem te segue. Sua autenticidade é vista e consequentemente admirada, você deixa de ser mais uma na internet para ser diferente do todo mundo e sua autoridade te faz referência na sua área. Tudo isso faz com que seu trabalho seja reconhecido e a monetização dele muito mais sutil e fácil.

Bloqueio Criativo e marketing de Conteudo

Miga, você percebe que é a soma de pequenas ações do seu dia a dia que formam o seu diferencial e consequentemente te trazem benefícios que quando juntos, se rentabilizam sem precisar forçar qualquer tipo de venda ao seu cliente? Esse é o embasamento do Marketing de Conteúdo, que gera um conteúdo encantador para o seu cliente, que se envolve e percebe a necessidade do seu produto e serviço de forma natural. Conteúdo esse criado através de pequenas ações de qualidade na sua rotina diária. Pronta pra praticar?

Engenheira de Produção e agora Empreendedora Digital, entendi que podemos sempre nos reinventar! Entre outras coisas, sou estrategista digital e criadora de conteúdo, acredito que o Empreendedorismo Online empodera e transforma o mundo! Conte comigo, quero te ajudar a ser livre e independente construindo seu conteúdo online.

Post a Comment