Top

Descubra a melhor solução para as embalagens descartáveis

Uma das soluções para as embalagens descartáveis é a embalagem reutilizável. Você já refletiu sobre a quantidade de resíduos que geramos quando compramos? Os resíduos são um dos maiores problemas ambientais. Existe muita oportunidade de inovação nessa área, miga.

É a partir de uma necessidade do mundo, que as empresas inovadoras surgem. Com ideias simples e sensacionais. A Loop é uma delas. Pensando em resolver o problema de embalagens descartáveis de produtos consumidos diariamente, o americano Tom Szaky criou a Loop. 

A Loop é uma plataforma de compras circular que substituiu a embalagem descartável dos itens essenciais do dia a dia ​por embalagens reutilizáveis. Possui design durável, bonito e com algumas ferramentas. Como por exemplo: manter a comida fresca, quente, fria ou congelada por mais tempo. Trabalha em parceria com algumas das marcas líderes mundiais. Tais como Unilever, Procter & Gamble, Coca-Cola, etc.

Desde que fundou a TerraCycle em 2003, Tom desenvolveu tecnologias para reciclar todos os materiais. Inclusive os mais difíceis. Porém, percebeu que não estava, de fato, resolvendo o problema do lixo.

A reciclagem resolve apenas o sintoma do lixo e não a causa. E a partir disso, se questionou:

“Qual é a raiz do problema do lixo?

Descartamos as embalagens após utilizá-las apenas uma vez.

O plástico não é ruim, utilizá-lo apenas uma vez é! “

Tom Szacky, Ceo da Terra Cycle e da Loop

Assim, Tom propõe uma solução para as embalagens descartáveis. Pois apenas 2% das embalagens são de fato recicladas. Os outros 98% vão para pilhas de lixo nos aterros sanitários, são queimadas ou vão parar nos oceanos

Qual é a solução para as embalagens descartáveis?

O cliente compra online os produtos que já existem no mercado. Agora, no entanto, em embalagens reutilizáveis.

Através de uma assinatura, faz um depósito referente ao valor das embalagens. Em seguida, recebe a compra na porta da sua casa. Ao finalizar o produto, agenda para a Loop retirá-los. Dessa forma, você não se preocupa com a limpeza e o descarte da embalagem. A Loop faz esse serviço.

A Loop não vende um novo produto. Em outras palavras, ela vende uma nova maneira de consumir. Isso impacta diretamente no resíduo que não é gerado. E já opera em todo o território americano.

Mentes brilhantes, aqui está um super modelo de negócios que ainda não existe no Brasil!

Quem aí lembra dos engradados de garrafas de vidro de refrigerante que eram trocados nos supermercados? A Loop faz isso. Porém, entrega e retira na porta da sua casa. Além dos refrigerantes, comidas, produtos de higiene e de limpeza. 

Detalhe importante: o custo referente à limpeza, transporte, gerenciamento e logística desse ciclo é baseado na economia circular. Impactam menos que a exploração, fabricação e utilização do plástico descartável. Isso porque a embalagem será reutilizada muitas vezes. Não esqueçamos que o plástico é um derivado do petróleo! E leva mais de 400 anos para se decompor no meio ambiente.

O projeto-piloto para embalagens descartáveis do Burguer King

O projeto-piloto funciona da seguinte maneira: o cliente faz um depósito na hora da compra e ao devolver a embalagem ele é reembolsado.

São embalagens feitas a partir de um material resistente. Após utilizadas, as embalagens serão higienizadas com segurança e depois reinseridas nas lojas para um novo consumidor.

A princípio, o projeto-piloto irá funcionar em algumas lojas selecionadas de Nova York, Atlanta e Tóquio.

O objetivo dessa mudança é diminuir o impacto ambiental causado pelas embalagens descartáveis. São mais de 11 milhões de consumidores diariamente nas lojas do Burguer King, espalhados por mais de 100 países. Miga, imagina a pilha de resíduos gerados ao comer um inofensivo hamburguinho? 

McDonald’s não fica de fora

Em 2021, alguns restaurantes selecionados do McDonald’s no Reino Unido poderão optar por um copo de bebida quente que eles podem devolver para ser limpo e reutilizado com segurança.

“Estamos em uma jornada para repensar como embalamos produtos para oferecer aos clientes opções que reduzam o desperdício, mantenham os mais altos padrões de segurança e aprimorem a experiência do McDonald’s que eles esperam e apreciam. Esse é um desafio de inovação, e achamos que é o modelo Loop tem potencial para nos ajudar a resolver.”

Jenny McColloch , vice-presidente de sustentabilidade global da McDonald’s Corporation

Quais são as vantagens?

Com o resultado, menos embalagens descartáveis serão descartadas no lixo.

A natureza agradece, as empresas lucram, os clientes não se preocupam com os resíduos. A vantagem para o meio ambiente é a redução de milhões de embalagens descartadas no nosso planeta azul.

Além disso, o consumidor não tem que se preocupar em higienizar e descartar as embalagens.

Dessa forma, para os grandes players, as embalagens se tornam um ativo da empresa, são incentivados financeiramente a fazer essa mudança. Ainda contribuem com a diminuição do impacto do meio ambiente e lucram com essa ação. 

Em conclusão, miga, como consumidoras podemos nos sentir impotentes. E além disso, acreditar que uma mudança profunda, não está em nossas mãos. No entanto, votamos diariamente no futuro que queremos criar, ao comprar um produto.

Portanto, miga, te convido a pensar além das soluções para as embalagens descartáveis.

Os fabricantes vendem o que os consumidores querem e se esforçam para atender as necessidades de seus consumidores. A partir do momento em que nós começarmos a questionar e a pedir por mudanças, as empresas entenderão que algo precisa ser feito.

Por fim, converse com as empresas e peça por mudanças nas embalagens, nos produtos, no impacto que elas estão gerando no planeta. Mostre-se preocupada e insatisfeita com as ações da empresa e que você não está de acordo com aquelas que agridem o meio ambiente.

Se muitas pessoas fizerem isso, a mudança virá.

Seguimos juntas!

Bjos e abraços eco-friendly!

Juliana é ativista ambiental, especialista em sustentabilidade, consultora lixo zero e produtora de conteúdo da @familiasemlixo. Acredita que pequenas ações, tem um grande impacto no coletivo. Ensina e inspira pessoas a seguirem um estilo de vida mais minimalista e sustentável.

Post a Comment