Top

COVID-19: Como será o volta às aulas em 2020?

Podemos dizer que a pandemia aqui no Brasil começou quase que juntamente ao ano letivo de milhões de estudantes de todas as faixas etárias. Sendo assim, conforme os meses de quarentena foram passando, a dúvida desses estudantes era justamente como iriam ficar seus estudos. A volta às aulas do novo normal (se é que assim podemos chamar) é uma preocupação de todos ao redor do mundo, uma vez que a indefinição quanto aos próximos dias ainda permanece. Enquanto isso, por aqui ainda continuamos com as aulas a distância e sem previsão de mudanças. Quer saber como o mundo está lidando com isso? Segue aqui!

Aulas a distância são uma alternativa

Inicialmente, aqui no Brasil e em outros países, a principal solução foi o ensino a distância para o cancelamento das aulas presenciais. Assim, no primeiro mês, a esperança nesse novo método era grande. Porém, muitos ficaram esgotados com a dificuldade de aprendizagem, de acesso à internet e outros diversos fatores que impossibilitavam os estudos a essa maneira, sobretudo pela tensão da pandemia. Sendo assim, muitos alunos acabaram trancando ou saindo das universidades.

No Brasil, há possibilidade das aulas voltarem em setembro, mas em esquema de revezamento. No entanto, essa modalidade ainda não está completamente acertada, visto que, muitos pais e alunos se posicionaram contra essa decisão.

Enquanto isso os professores se desdobram na criação de vídeo aulas em múltiplas plataformas, mas principalmente no YouTube e em vídeo chamadas para que consigam passar o conteúdo aos estudantes. Além de também buscarmos melhorar a desigualdade ao acesso à internet que impede que muitos jovens da favela possam estudar online. Campanhas são feitas para arrecadar o valor que possa atender ao máximo de estudantes possíveis. Um passo de cada vez e juntos podemos fazer a diferença.

Apesar das dificuldades enfrentadas pelos estudantes de todas as faixas etárias, continuamos na esperança de que logo isso passe. Nesse meio tempo, acompanhamos as voltas às aulas do ”novo normal” em outros países, que gradualmente estão reabrindo as escolas e voltando ao ensino presencial, e torcemos para que essa realidade seja a nossa também em breve.

volta às aulas

Cubos isolados contra o Covid-19

A escola Wat Khlong Toei, na Tailandia, abriu as portas em Bangkok. Porém, com algumas medidas de proteção um tanto inovadoras adotadas para a volta das aulas de seus alunos do jardim da infância. Inicialmente, além das medidas básicas, como, por exemplo, o uso da máscara, a forma que a escola encontrou para evitar a aglomeração de suas crianças foi a instalação de cubos de isolamento para cada uma delas. Essa medida foi a solução adotada para levar segurança os estudantes, bem como para os professores.

Cubos isolados de crianças em escola na Tailandia. Volta às aulas na pandemia.
Crianças brincam em cubos de isolamento em creche tailandesa (Fonte: Getty Images)

Aulas através de alto-falantes

Todavia, na Índia, a solução de uma escola de Dandwal, foi através de aulas ao ar livre, pensando assim naqueles que não podem ter acesso à internet. Com isso os estudantes podem escutar as aulas gravadas através de alto-falantes. Confere essa matéria aqui, miga!

Escolas britânicas reabrem com cuidado

Já no Reino Unido, algumas escolas britânicas reabrem ainda com baixa presença de alunos. Porém, as medidas de distanciamento são fundamentais, além da lavagem de mãos pelas crianças e educadores de 5 a 6 vezes no dia. As atividades que costumavam acontecer muitas vezes com os alunos sentados no chão e interagindo entre si, agora ocorrem em mesas e cadeiras distantes umas das outras e com higienização constante.

Volta às aulas em Londres. Escola reabre em Londres.
Carteiras viradas para frente, em vez de todos sentados juntos no chão: o novo formato na educação infantil britânica em meio à pandemia (Fonte: Getty Images)

Tentando trazer leveza para a volta às aulas do novo normal das crianças, uma das estratégias de algumas escolas britânicas, foi comprar um estoque de máscaras que elas pudessem decorar. Assim, as instituições buscam incentivar o uso por parte dos pequenos.

Em suma, sabemos que essa nova rotina de volta aos estudos afetará a todos, e a adaptação para alguns será ”mais fácil” do que para outros. Entretanto, com os avanços da medicina e as inovações, teremos ferramentas e melhores condições para, gradualmente, voltarmos às aulas presenciais. Mesmo assim, é essencial considerar que devemos atender as novas necessidades que a pós pandemia nos trará, sejam elas físicas ou mentais.

Mas, por enquanto, para melhores dicas de estudo durante essa quarentena, você pode conferir esses posts aqui do blog, miga:

E então, como está sendo pra você essa nova modalidade de aulas? Conta aqui pra gente!

Nicole Calazans, 22 anos, artista e comunicadora, sempre ligada na atualidade, crio conteúdo de valor sobre as principais tendências. Busco inspirar e impactar outras mulheres através das bandeiras que levanto e nas minhas experiências com o empreendedorismo feminino, visto assim como uma forma de liberdade da mulher ser dona da sua própria vida!

Post a Comment